Vantagens da utilização do concreto armado em obras de grande porte

Água, cimento, agregados miúdos e graúdos (areia e pedras britadas, respectivamente). A mistura desses elementos produz a estrutura, literalmente, do setor da construção civil, como também do concreto armado.

O concreto é um dos materiais mais utilizado nas obras por sua viabilidade e características, como: resistência à água, facilidade para obtenção de diversas formas e tamanhos e melhor custo-benefício em relação a outros materiais, como aço por exemplo.

Os tipos de concreto são classificados, de acordo com suas funcionalidades, em: concreto convencional, concreto armado, concreto usinado, concreto protendido, concreto estrutural leve e concreto de alta resistência.

Além disso, há ainda o concreto auto adensável, concreto de alto desempenho (CAD), concreto pesado para blindagem de radiação, concreto rolado e concreto celular.

Materiais de concreto utilizados na construção civil

A seguir, será apresentado peças pré-moldadas a partir do concreto com suas finalidades fundamentais para o setor industrial, mais especificamente, no ramo da construção civil.

O paver de concreto é um bloco pré-moldado muito utilizado para projetos de pavimentação.

Sua dimensão é de 10cm de largura e 20cm de comprimento. Sua espessura varia entre 4cm (ideal para movimentação apenas de pedestres), 6cm e 8cm (suportam bem o tráfego de carros, sendo muito utilizados em estacionamentos).

Sua montagem é como um quebra-cabeça: após o nivelamento do solo e a camada de brita, as peças são interligadas como o jogo e só os blocos das extremidades recebem uma camada de argamassa a fim de garantir o travamento das peças.

A composição final dessa montagem chama-se piso intertravado de concreto preço acessível e compatível.

Piso intertravado de concreto é, portanto, a junção de vários pavers de concreto. As suas aplicações mais comuns são em calçadas, ruas, avenidas e demais vias de acesso público.

Pode ter diversos formatos, cores, tamanhos e a sua grande utilização é definida por suas características.

As principais são: aspecto visual diversificado, facilidade de instalação (portanto não prejudica o tráfego), facilidade de manutenção, reutilização e reciclagem, custo significativamente inferior ao pavimento flexível e durabilidade (por resistente à compressão, à abrasão e à ação de agentes agressivos).

Possui também a capacidade de drenagem (dependendo da boa instalação da pavimentação), conforto térmico (absorve o calor da superfície), superfície antiderrapante (adequado tanto para pedestre como para cadeirante) e sinalização incorporada ao próprio pavimento (sem necessidade de pintura).

Para completar e finalizar o piso intertravado, é necessário o uso da guia de concreto. Essas guias são os blocos de concreto popularmente conhecidos como meio-fio.

Como o paver, também são peças pré-moldadas que tem a função de fazer o acabamento e contenção do pavimento, a fim de manter sua ordem estrutural e estética. Essas peças são do modelo padrão.

Os outros tipos são classificados conforme suas funções:

  • Guia de concreto curva de raio (utilizada para o acabamento de curvas e calçadas);
  • Guia de concreto econômica (tamanho menores do modelo padrão utilizadas em ruas internas de condomínios residenciais);
  • Guia de concreto para jardim (usadas para o calçamento paisagístico do jardim);
  • Miniguia de concreto para jardim (de largura reduzida e arredondadas são utilizadas para calçadas mais baixas e limitadores físicos ao redor das árvores de jardim);
  • Guia de concreto rebaixada (utilizadas para facilitar a circulação de carros e é mais acessível para cadeirantes);
  • Guia de concreto chapéu (para a conhecida “boca de lobo”, essa peça tem a abertura que permite o escoamento das águas da chuva).

Outras aplicações e funções do concreto na vida urbana

Após a captação, a água pluvial é direcionada para a caixa subterrânea. O direcionamento e essa caixa são feitos de tubo de concreto armado, ou seja, peças circulares pré-moldadas bastante extensas. Nesse cenário, tem a função de direcionar as águas para a galeria pluvial.

Além da condução de drenagem, é bastante utilizado na área do saneamento básico.

Isso porque o tubo de concreto armado especificações necessárias para o transporte do esgoto, como: a máxima resistência ao ataque químico do esgoto sanitário e por não apresentar risco de contaminação ao subsolo.

Essa última característica se deve a junta elástica, aspecto importante do tubo, que não permite que a instalação seja rompida. Isso garante a eficácia do sistema, uma vez que não há chance de vazamento do esgoto transportado.

Há tubo de outros materiais, mas o de concreto armado é o mais utilizado por causa de suas características, como: condições de escoamento e resistência (às cargas internas e externas, à abrasão e à ação de substâncias agressivas).

Sem contar com as ótimas condições de impermeabilidade e de juntas adequadas, disponibilidade de diâmetros necessários, facilidade de transporte, assentamento e instalação de equipamentos e acessórios.