O guia completo para manutenção de elevadores

Sabe-se que os meios de transporte são muito importantes para as condições de uma economia avançada para a sociedade, pois promove aos humanos um deslocamento mais rápido. Os elevadores também exercem essa função.

São transportes que foram projetados para realizar movimentos verticais, podendo ser encontrados em prédios residenciais, de serviço, shoppings, hotéis e até mesmo em casas.

Eles consistem em um carro fechado que se move por um cabo de aço, impulsionado por um motor.

Saiba mais sobre os elevadores

Considerado um dos meios de transportes mais seguros do mundo, o elevador é composto por elementos mecânicos, elétricos e eletrônicos que resultam na mobilidade e em uma circulação segura.

Estima-se que o primeiro elevador tivesse sido construído em 236 a.C. por um arquiteto romano, sendo referido em fontes literárias como táxis puxados com uma corda por animal ou escravo.

Com o passar dos anos, e mais atualmente devido a Revolução Industrial, ocorreu a Modernização elevadores, com a funcionalidade dando-se a partir da energia elétrica.

Tanto na parte externa, com a introdução do aço inoxidável; como na interna; como no painel de controle; como também na instauração de botões, gera serviços mais rápidos e eficazes.

O primeiro elevador de passageiros foi inaugurado em Nova York em um armazém, e esse elevador subiu cinco andares em um minuto.

No Brasil, a fabricação de elevadores surgiu a partir de 1918, realizando-se a manivelas e com as portas abertas e fechadas manualmente.

A maioria dos elevadores possui velocidade de 122 a 152 metros por hora, com motores que possuem engrenagens; já os sem engrenagem podem alcançar uma velocidade de até 600 metros por minuto, sendo eles em maior frequência os elevadores residenciais.

Como se monta os elevadores?

A montagem de elevadores é feita com uma cabina sendo montada sobre uma plataforma e uma armação de aço, resultando no carro.

Outra parte é o contrapeso, o local onde ficam os pesos, responsável por reduzir a força para levantar o carro. Os dois componentes são suspensos pelos cabos de aço que atuam na polia.

Uma das características imprescindíveis para a montagem dos elevadores, é o sistema de segurança, que possui uma chave que atua sobre os motores e os freios.

Quando a velocidade exercida excede o limite, os braços de frenagem são inseridos em conexão com os trilhos, fazendo com que haja uma diminuição na velocidade e por fim a estagnação total, sem ser algo brusco.

Para limitar a velocidade é instalado um freio na máquina de tração, além de outro para a segurança, com atuação mecânica, prendendo-o aos cabos e fazendo com que a parada seja instantânea.

Quais são os modelos de elevador?

Outro processo que recebeu modernização foi na estética do elevador, introduzindo diversos modelos de revestimento, corrimão, espelho e piso, tornando-se variável, principalmente, em prédios comerciais.

A seguir, você verá uma lista de variedades que podem compor os mais diversos modelos de elevador:

  • Revestimento: de aço inoxidável polido, com aço inoxidável escovado polido e laminado melamínico, com acabamento em aço escovado;
  • Espelho meio corpo superior, no painel de fundo;
  • Corrimão tubular de aço inoxidável polido, no painel de fundo;
  • Piso em granito liso;
  • Piso paviflex.

Essas inovações citadas acima, além de valorizarem o prédio, transmitem a sensação de conforto e beleza aos elevadores.

Como preservar o pleno funcionamento do elevador?

Devido à grande demanda pelo mercado, é muito comum a busca por manutenção de elevadores sp, pois devido ao fato de ser uma grande capital, são encontrados diversos prédios com a utilização desse equipamento.

A manutenção de elevadores é essencial, pois caso ocorra algum erro na máquina de tração, que proporciona a subida e a descida do elevador, ou defeito nos botões e na porta, pode haver acidentes graves.

É necessário que exista uma verificação regular nas polias do elevador, pois são nelas que estão todos os cabos.

Além disso, é primordial a escolha de uma empresa altamente qualificada, que garanta o funcionamento e segurança do serviço, e para isso algumas recomendações são necessárias:

  • Documentação que comprove a legalidade da empresa;
  • Contrato baseado na Lei Federal 6496/1977, que responsabiliza a empresa por erros técnicos;
  • Exigência e fiscalização de peças originais.

Portanto, os elevadores oferecem inúmeros benefícios às pessoas, sendo eles os responsáveis pelo deslocamento delas ou de cargas em prédios altos.

Entretanto, seu mau funcionamento pode provocar diversos danos, não só ao funcionamento do edifício, como também acidentes aos usuários.