O crescimento da busca por serviços e reformas residenciais

Dentro do segmento de construção civil e engenharia os serviços que mais crescem é o da arquitetura e da decoração de interiores.

Trata-se de um setor em torno do qual gira uma quantidade incrível de produtos, artigos e serviços prestados.

São muitas empresas que se dedicam aos vários nichos dessa área, e uma gama enorme de fábricas e indústrias que fabricam os produtos e matérias-primas para que o setor possa progredir.

Com o acesso crescente de algumas classes sociais ao crédito, e conforme a economia do país vai melhorando, maior se torna a demanda nessa área, pois há vários estudos que demonstram que sempre que a economia vai bem, uma das coisas em que as pessoas mais investem é a reforma ou ampliação da casa, quando não na compra da casa própria.

Há dados de algumas entidades, como a do famoso Anuário de Arquitetura e Urbanismo, que demonstram que o mercado de reformas cresceu, nos últimos períodos, acima dos 15%; e isso se dá em todas as regiões do país.

Outro dado importante que essas associações costumam trazer à tona é a importância de contar sempre com trabalho profissional.

Há várias razões para isso, as quais vão desde segurança até vantagens propriamente comerciais e financeiras.

Segue abaixo alguns dos benefícios de se contar sempre com operários, projetistas e engenheiros habilitados na área:

  • O aumento efetivo e geral da segurança;
  • A diminuição dos riscos e dos custos;
  • O planejamento bem feito e profissional;
  • A valorização do serviço e do imóvel, etc.

Os trabalhos mais comuns vão desde a simples instalação ou troca de divisorias, biombos e placa de gesso, passando pela manutenção de um forro de madeira ou do telhado inteiro, até o aumento de um cômodo ou a construção de uma edícula no fundo da edificação.

Adiante serão aprofundados alguns exemplos de serviços e produtos mais requisitados nesse segmento.

O exemplo dos pisos e revestimentos

Há serviços que são prestados ao modo de emergência, como no caso de problemas elétricos ou hidráulicos, e de alguns ligados a telhados e coberturas.

Além de casos assim, os serviços mais comuns no mercado de reformas dizem respeito à parte de arquitetura e decoração de interiores, conforme já foi dito acima.

Dito isso, as empresas que lidam com pisos e revestimentos são as mais procuradas.

Um exemplo é a restauração de tacos. De fato, ao contrário do que se imagina, a aplicação de tacos de madeira continua sendo realizada atualmente, e tem se tornado mesmo uma tendência nos últimos anos.

Esse tipo de restauração passa pelas seguintes etapas:

  • A desobstrução do espaço físico;
  • A raspagem da superfície a ser trabalhada;
  • O lixamento profissional do piso;
  • A aplicação das resinas e silicones próprios;
  • Os acabamentos e a finalização do serviço.

Embora seja um trabalho relativamente simples de ser operado, vale novamente a regra supracitada, qual seja: é melhor contratar profissionais habilitados de modo a garantir a qualidade do serviço, a segurança de todos os envolvidos, e as devidas garantias de que o piso e a edificação como um todo não serão comprometidos negativamente.

Um exemplo da popularização e busca crescente por pisos de madeira se encontra no famoso piso laminado rj.

Trata-se de uma solução mais recente, bastante parecida com a do porcelanato e de outros produtos refinados, e que no entanto não faz mais que imitar várias texturas da madeira.

Em alguns casos, o laminado não remete a nada menos que “lâminas” de madeira.

A criatividade vs. os espaços reduzidos

Outra tendência atual diz respeito às inovações que giram em torno do aproveitamento de espaços reduzidos.

Com a valorização crescente das áreas metropolitanas a demanda por espaço tem se tornado um problema, e é cada vez mais comum ver não apenas conjuntos comerciais, mas também residências contarem com uma metragem cada vez menor.

A cozinha modulada espelhada reflete bem a criatividade de decoradores que encontram no jogo de espelhos uma solução para mitigar o impacto de espaços muito reduzidos.

De fato, as cozinhas costumam ser os cômodos mais impactados quando o assunto é a economia de espaço físico.

De qualquer modo, há soluções similares também para os dormitórios, que hoje costumam ter as portas do guarda-roupa quase sempre espelhadas.

Finalmente, em casos corporativos o exemplo maior se encontra em recepções, geralmente aparelhadas com o mesmo recurso, às vezes com mais de uma peça, causando o famoso efeito do espelho infinito.