Tipos de pisos e revestimentos: como escolher o melhor

Os pisos e revestimentos são uma das partes mais importantes de qualquer imóvel. Eles são responsáveis pelo acabamento inferior, bem como de paredes, divisórias e outras estruturas que compõem a construção, atuando na proteção, decoração e suporte do local.

Por esse motivo, é essencial escolher os melhores pisos e revestimentos, com a intenção de aliar qualidade, custo-benefício e estética.

Um dos pontos principais neste cenário é saber escolher o melhor material, conforme as especificações do ambiente.

Por exemplo, as indústrias precisam de pisos resistentes e duráveis, capazes de suportar grande tráfego de pessoas, máquinas e materiais. Já no caso de ambientes com piscinas, é necessário investir em um piso antiderrapante, para evitar acidentes (principalmente, com pessoas idosas e crianças).

Portanto, o tipo de piso e revestimento escolhido é diretamente dependente das especificações do espaço, sendo necessário avaliar o melhor material para cada caso.

Para isso, a ajuda profissional pode facilitar e muito na escolha dos produtos, recomendando não só pela qualidade, mas também, pelos preços acessíveis.

Pisos de madeira: vale a pena investir?

O piso de madeira colocado é uma tendência no mundo das construções. O revestimento é usado desde muito tempo, sendo comum em casas antigas.

No entanto, a beleza e o charme desse piso não se perdeu ao longo dos anos e, mesmo em projetos atuais, é comum optar pelo uso da madeira como revestimento.

O piso de madeira é adequado para ambientes residenciais, escritórios e consultórios. Em geral, ele é usado em locais sofisticados, que ofereçam o máximo de conforto e comodidade aos usuários.

Apesar de ser resistente, os pisos de madeira não são adequados para indústrias, devido ao fluxo de máquinas e equipamentos pesados.

Além do conforto e da beleza, vale ressaltar outras vantagens do assoalho, entre as quais:

  • É um piso de alta durabilidade;
  • Tem fácil manutenção e limpeza;
  • Pode ser combinado com inúmeras decorações;
  • Está disponível em várias cores amadeiradas;
  • Oferece conforto térmico e acústico.

No entanto, muitas pessoas têm dúvidas quanto ao investimento no piso de madeira, já que é preciso reformar o ambiente.

Uma alternativa às grandes modificações é o uso do piso laminado, capaz de imitar madeira e que oferece o mesmo efeito dos assoalhos.

Como aumentar a resistência dos pisos e revestimentos

Muitos locais precisam aumentar a resistência de seus pisos e revestimentos, seja pelo aumento do fluxo de pessoas ou por já constarem falhas, trincos e rachaduras.

Contudo, trocar todo piso do ambiente pode ser uma tarefa difícil e dispendiosa, o que não é viável para comércios, escritórios e outros estabelecimentos.

Além disso, o tempo de reforma pode ser longo, o que acaba afetando negativamente os comércios que precisam trocar pisos e revestimentos.

Por isso, uma alternativa viável é a aplicação da resina de poliuretano, um biocomponente usado diretamente no piso, com o intuito de aumentar a sua resistência e a durabilidade.

Esse tipo de resina é muito usual em indústrias, justamente por conta da resistência. Ela pode ser fabricada em quatro diferentes tipos de materiais, dependendo das necessidades de cada aplicação. Desse modo, tem-se:

  1. A resina destinada à superfície lisa, com resistência à abrasão mecânica e com alta durabilidade;
  2. A resina própria para ambientes com grande circulação de veículos e de cargas;
  3. A resina destinada à impermeabilização de lajes, piscinas e paredes;
  4. A resina usada para atuar como isolante térmico.

Ou seja, dependendo das necessidades de cada local, pode-se escolher um dos quatro tipos de resina em poliuretano, aumentando, assim, significativamente a resistência dos pisos e revestimentos.

Além das indústrias, o acabamento também é usado em armazéns, centros de estocagem, estacionamentos e outros imóveis que precisam de máxima resistência e durabilidade.

Como combinar pisos e revestimentos com decoração

Depois de escolher os pisos adequados para o ambiente, o usuário pode combinar a decoração do local. O uso de simples artigos ornamentais pode fazer toda a diferença na beleza e sofisticação do imóvel. Basta abusar da criatividade e planejar com atenção os detalhes.

A persiana rolô sob medida é um dos elementos mais procurados no mercado, uma vez que oferece proteção ao espaço, maior privacidade, controle da entrada da iluminação e, ainda, pode ser combinada com diferentes pisos e revestimentos.

No caso dos pisos de madeira, existem persianas que também imitam madeira, dando um toque diferenciado ao ambiente.