Construção civil aposta em tecnologia e desenvolvimento urbano

O crescimento exponencial dos centros urbanos tem se espalhado além das capitais e regiões metropolitanas, por todo território nacional.

Em paralelo à demanda de novas habitações, elementos funcionais e serviços obrigatórios, como escolas e hospitais, a construção civil atua de maneira acertada no emprego de mão de obra qualificada e aplicação de máquinas e ferramentas essenciais.

A tecnologia também tem papel fundamental no desenvolvimento de novos projetos imobiliários, utilizando a arquitetura e a engenharia como base, mas com aplicações modernas.

A criação de obras robustas, por exemplo, são proporcionadas por programas de computador e a possibilidade de modelagem da construção e verificação das funcionalidades em acordo com tipo de solo e terreno, movimentação de luz natural e atuação de vento e chuva sobre as estruturas.

Manutenção estética não foge às regras

Todos os cuidados sobre o desenvolvimento de projetos arquitetônicos são tomados na prancheta. Nos escritórios modernos, o trabalho é realizado sobre equipamentos tecnológicos, permitindo acesso a dados estruturais e outras informações primordiais para uma estrutura imobiliária eficiente.

A presença da tecnologia influencia de maneira direta o investimento proposto pelos profissionais. As inovações estão inseridas em diferentes tipos de materiais de construção, incluindo melhor acabamento e reforço estrutural nas obras.

Um exemplo muito comum é a instalação de pré fabricados de concreto que facilita a execução de projetos antes complexos e de difícil aplicação.

Na arquitetura moderna, a criação de elementos vazados nas fachadas de edifícios tem sido aplicado como inovação estética, além de permitir maior circulação de ar e aproveitamento da luz natural, diminuindo custos com climatização e iluminação artificial. Além disso, os elementos pré-fabricados utilizados nos painéis de fachadas estruturais podem ser diversificados em:

  • Cores;
  • Dimensões;
  • Texturas;
  • Desenhos.

O concreto presente neste tipo de estrutura possui alta resistência, atuando no desempenho acústico e térmico dos ambientes internos. Elementos modernos dentro da construção civil, os empreendimentos imobiliários recebem melhorias na qualidade dos equipamentos oferecidos ao mercado consumidor, além de proporcionar maior competitividade no segmento.

Até ,esmo o piso tem sido foco de aplicação de tecnologia, com a presença de argamassa autonivelante dentro do processo de preparação e acabamento das obras.

Tendo a composição formada por cimento com fluidez elevada, a cobertura sobre o solo preparado adota características necessárias para a mobilidade diária, somando alta resistência ao nivelamento de acordo com a capacidade de fluxo.

Esse produto tem a capacidade de preencher os espaços vazios com facilidade, com a atuação da gravidade no espalhamento em toda a área limítrofe, em quantidade adequada e com preparo exato de produtos voltados ao acabamento primário.

Segurança patrimonial na instalação elétrica

Os equipamentos imobiliários possuem projetos estruturais para cada segmentação dentro da construção civil. Portanto, é preciso a atuação de profissionais voltados à área de engenharia civil, elétrica e hidráulica, por exemplo, para que tudo seja aplicado de maneira correta.

As concessionárias elétricas que atuam no mercado de fornecimento de energia são responsáveis até a caixa metalica para montagem eletrica no espaço interno.

A partir do território particular, é preciso o desenvolvimento de um projeto específico para o funcionamento dentro das condições apropriadas de capacitação de eletricidade em um imóvel.

Para habitações domiciliares, desenvolvidos para rotinas domésticas, os cuidados devem estar voltados ao uso de equipamentos elétricos, aparelhos eletrônicos, tomadas e interruptores para a iluminação dos cômodos.

Em edificações públicas e particulares, como escolas, hospitais e centros de compras, a estrutura deve ser reforçada com geradores de energia terceirizada, movidos a combustível fóssil ou energia solar.

Dessa forma, os projetistas relacionados à engenharia elétrica desenvolvem um quadro eletrico montado para atuação primária e secundária, absorvendo o melhor de cada estrutura, com garantia de segurança patrimonial para evitar desperdício, fuga de energia e melhor aproveitamento da luz natural, ao longo do dia.

Locação de espaço e equipamentos atende demanda

Os centros urbanos ainda disponibilizam espaços para a criação de novos empreendimentos imobiliários, tanto para o setor público quanto para investimento em construções particulares.

As construtoras e incorporadoras tendem a terceirizar alguns serviços, movimentando a economia local. O aluguel de uma betoneira 400 litros preço baixo em relação ao custo-benefício de compra de um equipamento novo.

Para os investidores, esse tipo de comercialização é muito vantajosa, pois pode contar com máquinas modernas à disposição nos canteiros de obras.

A disponibilidade de mão de obra também é um fator que serve como aprimoramento profissional e circulação de capital. A necessidade de um espaço para receber os trabalhadores e guardar máquinas e ferramentas, além do material utilizado na construção civil pode ficar sob local de acesso exclusivo.

Para tanto, ter um galpão para alugar nas proximidades da obra é uma vantagem para todos os envolvidos, diminuindo a necessidade de mobilidade, economizando em transporte e combustível. Com tecnologia e planejamento, o desenvolvimento urbano tem um longo horizonte pela frente.