A importância do uso de bons materiais na construção

As atividades no segmento da construção civil são essenciais para a expansão das cidades. As empreiteiras possuem profissionais experientes que trabalham para a elaboração de projetos para diversos fins, visando a satisfação dos clientes. Com a demanda por construção e reforma, o trabalho das empresas desta área contribuem para o crescimento econômico.

O segredo para um desempenho de sucesso é um bom planejamento, definindo todos os detalhes importantes: orçamento, estudo de viabilidade, análise do terreno, materiais, máquinas, ferramentas e equipamentos que serão utilizados e as questões de regularização do imóvel. A organização destes pontos são fundamentais para evitar atrasos e alterações no prazo de entrega.

Materiais utilizados durante a construção

Após a criação da planta com a quantidade de cômodos, tamanhos e particularidades que o cliente deseja ter na edificação, os profissionais responsáveis definem o número de ajudantes que participarão da execução do projeto.

Fazer uma divisão em equipe de delegar tarefas para cada uma é a alternativa para conseguir adiantar as atividades e ganhar tempo.

Uma mistura que tem sido muito utilizada na construção é o concreto leve com isopor. É um concreto do tipo cimento e areia, mas, no lugar da pedra britada, são colocados o EPS (Poliestireno Expandido) em flocos reciclados ou pérolas pré-expandidas. Após a solidificação da mistura o resultado é um concreto de baixa densidade e com muita densidade.

Este tipo de concreto deve ser usado em estruturas que não exigem grande esforço. Os pontos positivos deste produto são:

  • Leveza;
  • Ótimo desempenho térmico;
  • Durabilidade;
  • Fácil manuseio;
  • Reduz o tempo de montagem;
  • Grande resistência ao fogo;
  • Excelente desempenho acústico;
  • Baixa densidade;
  • Agrega economia.

Utilizar o concreto leve é uma maneira de conseguir um bom resultado e qualidade na obra. Pesquisar em lojas de materiais de construção o custo dos materiais para criar a mistura é a solução para utilizá-lo no projeto.

Outro produto importante na obra é a argamassa autonivelante, usada no momento de colocar o revestimento. É um material autoadensável que consegue preencher todos os espaços do contrapiso.

Os benefícios deste tipo de argamassa consistem em: fácil aplicação, economia de material, durabilidade e a criação de um acabamento perfeito no piso.

Esta argamassa é muito utilizada para pisos vinílicos, cerâmicas, laminados e pedras. Cria um efeito liso e agrega alta produtividade na obra.

Após a finalização da parte de estruturação e instalação dos revestimentos, os responsáveis pela obra começam a elaboração do projeto de instalações hidráulicas, ou seja, decidir a localização e posicionamento de:

  • Duchas;
  • Chuveiros;
  • Registros;
  • Pias;
  • Torneiras;
  • Ralos;
  • Máquina de lavar;
  • Tanque.

Estes e outros elementos hidráulicos precisam ter um local bem definido, pois é neste projeto que o profissional define onde ficará o fornecimento de água quente para o chuveiro.

O objetivo de um projeto hidráulico é determinar onde ficará as tubulações, suporte de caixa d’água, as características e modelos dos tubos e conexões, além de outras partes importantes do sistema.

Investir tempo e capital neste projeto é uma maneira e agrega qualidade ao imóvel e evitar problemas em casos de manutenção na parte hidráulica. Um trabalho completo contempla todos os detalhes da rede de água quente, fria, esgoto e águas pluviais.

Parte elétrica

O funcionamento da eletricidade na residência depende muito dos componentes utilizados na instalação elétrica. A criação de um projeto elétrico é um ótimo investimento, pois o engenheiro elétrico ajuda a definir os pontos de distribuição em cada cômodo e cria uma lista com todos os materiais importantes para o trabalho.

Um quadro eletrico montado é uma estrutura fundamental nas residências, indústrias e comércios. O quadro é um dispositivo que tem o objetivo de fazer o agrupamento das fontes energéticas e realizar a distribuição para os circuitos. Basicamente é como uma central, onde todos os circuitos da residência, por exemplo, ficam ligados ao quadro.

Na parte interna ficam os seguintes itens: disjuntores (uni, bi, tripolares ou diferenciais), interruptores e barramentos. Estes componentes ficam dentro da caixa metalica para montagem eletrica, estrutura que possui a resistência para suportar a carga elétrica e assim gerar a energia para que os aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos.

Construções diferenciadas

Os projetos de construção nos últimos anos tem se diferenciado, sendo feitos com materiais que as pessoas nem imaginam. Um container escritório, por exemplo, pode ser uma alternativa para diminuir os impactos ambientais e agilizar o serviço. Um fator importante para utilizar containers para construção é saber se a prefeitura da cidade autoriza o uso desta estrutura.

Portanto, contratar uma mão de obra especializada para a obra é o segredo para ter um imóvel bem estruturado e com qualidade. Um desempenho eficiente proporciona lucros e sucesso para a construtura e a fidelidade do cliente.