A relevância de serviços para a construção civil

Um projeto de construção é um trabalho que vai muito além de construir a estrutura e as paredes do imóvel. Cuidar de todos os processos que envolvem um terreno é fundamental para o sucesso da obra.

Na prática, essa tarefa é destinada às empresas de construção civil, que possui profissionais especializados em engenharia civil, arquiteturas e outras áreas que se relacionam com a construção.

Com tantas construtoras no mercado, analisar as condições de serviço e valores que cada uma possui pode ajudar no momento de escolher uma equipe para fazer as obras da sua edificação.

Os profissionais que possuem a missão de chefiar as tarefas tem a responsabilidade de fazer o planejamento de obra.

Nesse momento, todos os detalhes para a elaboração do projeto devem ser listados, como o número de ajudantes, equipamentos, materiais, estudos e análises do solo, veículos, cálculos com os gastos, entre outros aspectos.

Serviços importantes para a construção

Uma visita ao terreno antes de iniciar a obra é essencial para entender as condições do solo. Dependendo do estado e a finalidade que o terreno tinha anteriormente ao projeto, investir em um serviço de sondagem de terreno para construção é uma excelente maneira de obter mais informações sobre o relevo e conseguir desempenhar um bom trabalho.

A sondagem consiste em uma investigação de todas as camadas do solo para identificar as suas propriedades e resistências.

Esse processo é muito comum na engenharia civil, pois oferece subsídios que ajudam os engenheiros a definirem qual o tamanho e dimensionamento das funções que a base estrutural da edificação terá.

Uma sondagem bem feita viabiliza a redução de custos e evita problemas futuros ao proprietário do imóvel, além de agregar mais qualidade ao trabalho dos engenheiros.

Pesquisar as empresas que realizam esse procedimento e o valor para o procedimento é a solução para conseguir cuidar do solo.

No mesmo contexto, o plano de controle ambiental é outro detalhe muito importante para realizar a construção do imóvel.

Esse plano é um estudo que identifica e propõe medidas e ações que tem como objetivo reduzir os impactos negativos que ocorrem em diferentes fases do empreendimento.

A necessidade de um plano de controle ambiental ocorre no momento de obter uma licença de instalação, uma das etapas da licença ambiental.

A licença ambiental é um tipo de exigência por lei, que todos os empreendimentos que exercem atividades que usam os recursos naturais e que possam causar algum dano, poluição, impacto ou degradação ambiental, devem ter.

Diversos processos administrativos são realizados para que a autorização, ampliação, instalação e operação das atividades e empreendimentos se torne possível.

Processos de tratamento

Os métodos de tratamento de agua residual são realizados nas estações de tratamento, que cuidam das águas de origem doméstica.

O trabalho consiste em pré-tratamento e depois mais três etapas de tratamento conhecidos como primário, secundário e terciário. Elas devem ser feitas para deixar o recurso hídrico com a melhor qualidade para o consumo.

Os profissionais que atuam nas estações de tratamento realizam as técnicas de:

  • Biodiscos;
  • Lagunagem;
  • Filtros biológicos;
  • Reator anaeróbico de manta ou lodo;
  • Lamas e lodos ativados;
  • Sistemas combinados;
  • Leitos percolados.

Os resíduos de estações de tratamento de água, como o lodo, são submetidos a processos de tratamento para que o seu descarte no meio ambiente não cause tantos problemas de degradação.

Equipamentos

O trabalho no canteiro de obras necessita de equipamentos e ferramentas para que os funcionários realizem as suas funções. Uma maneira de conseguir ter acesso a todos os insumos é investindo na locação de equipamentos.

No mercado, existem vários estabelecimentos que possuem esse sistema de serviço, além de oferecer diversos itens como:

  • Central dosadora de agregados;
  • Serra;
  • Parafusadeira;
  • Esmerilhadeira;
  • Plataforma elevatória;
  • Gerador de energia;
  • Betoneira;
  • Fresadora de piso;
  • Andaime;
  • Rolo compactador.

Existem muitas opções de máquinas e ferramentas que podem ser adquiridas com simplicidade. O custo de locação é cobrado apenas pelo tempo de utilização.

Um benefício interessante desse serviço é a assistência técnica a qualquer momento, evitando atrasos e interrupções na obra, além da economia de capital.

Para fazer a delimitação do espaço entre o canteiro de obras e as calçadas, utilizar a guia de concreto preço é uma excelente alternativa.

Esse material ajuda a criar uma proteção para os pedestres, devido os desníveis das ruas, além de criar um bom encaminhamento das águas pluviais aos pontos de coleta.