Construção

Construção: laudo de segurança, equipamentos e lajes

A construção de um imóvel dependerá de diversos fatores que vão além da elaboração de seu projeto.

O tipo e tamanho do imóvel vão influenciar, o tipo de estrutura prevista, a localização do imóvel, dentre outros elementos. Esses são aspectos que precisam estar bem definidos para não atrapalhar no momento da realização da obra.

Além desses detalhes, é preciso estar atento também à topografia do local, tipo de solo (que vai influenciar na parte estrutural), assim como os tipos de equipamentos que estarão presentes durante a obra para auxiliar a equipe no momento da construção.

Outro detalhe bastante interessante é que a depender do tipo do imóvel e do seu tamanho, existem alguns laudos que precisam ser emitidos com o objetivo de assegurar a segurança no momento da construção.

Por conta da importância dessa temática, esse artigo vai trazer detalhes que vão desde a topografia, sugestões para locação de equipamentos, tipos de laje nervurada e laudos de segurança. Confira!

Procedimentos de topografia e georreferenciamento

Um dos procedimentos anteriores à construção refere-se à análise do solo. Ele é feito por meio da empresa de topografia e georreferenciamento.

No caso do georreferenciamento, esse procedimento é mais voltado aos imóveis no ambiente rural e precisam delimitar quais são as coordenadas geográficas para notificar os órgãos ambientais.

No caso da topografia, isso pode ser realizado em qualquer terreno para verificar o nivelamento do solo, o tipo de solo, seu nível e outros aspectos.

Após ter esses detalhes definidos, a empresa pode realizar o procedimento de terraplanagem, que consiste na limpeza do terreno e em seu nivelamento.

Locação de equipamentos para construção: detalhes sobre o tema

A locação de equipamentos para construção é um assunto muito recorrente quando a pauta é construção.

Isso porque, nesse mercado existem disponíveis diversos equipamentos interessantes que podem ser locados para otimizar o tempo de obra, trazendo mais conforto, agilidade e rapidez para a construção.

Além disso, as máquinas permitem que as ações realizadas em obra sejam mais precisas.

O mais interessante dentro dessa temática é que diversos equipamentos podem ser locados, como o caminhão guindauto, guindastes, andaimes, betoneiras e até mesmo, a locação de uma furadeira.

Ter esses equipamentos facilita o trabalho e traz uma oportunidade aos pedreiros de realizarem o trabalho de forma mais qualificada, precisa e principalmente, rápida.

Existem diversas empresas que trabalham com a locação de equipamentos assim como seu deslocamento de forma facilitada. Para decidir qual é o melhor equipamento para sua obra, busque orientação com seu engenheiro civil.

Precaução e segurança: laudo AVCB

Alguns laudos precisam ser emitidos durante a construção para atestar a segurança da construção e no caso de alguns imóveis de porte, como edifícios e prédios, depois também é necessário a emissão de outros laudos.

Um desses laudos é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que também é conhecido como AVCB.

Esse documento como o próprio nome já diz, é emitido pelo Corpo de Bombeiros e mostra se o local se encaixa dentro das conformidades e regras técnicas para segurança do imóvel na prevenção de incêndios.

Tanto prédios que funcionam como empresas como estruturas maiores devem ter esse documento, assim como estabelecimentos de modo geral, para que ocorra uma regularização desse alvará.

Esse auto de vistoria realiza ainda:

  • Atua na verificação de técnicas de prevenção diante de incêndios;
  • Instalação de equipamentos como extintores;
  • Validade desses equipamentos ;
  • Instalações elétricas no local;
  • Procedimentos no caso de emergência ou situações de pânico.

Vale ressaltar que esse laudo tem prazo de validade e por isso existe a AVCB renovação SP com o objetivo de verificar se após determinado período de tempo, o imóvel ainda se encontra dentro das normas técnicas de segurança.

A escolha do tipo de laje para sua residência

Indo para outra temática, vale a pena ressaltar um tipo de instalação bastante interessante para as residências: a laje.

Esse tipo de estrutura é instalado na parte superior do teto, conferindo maior estrutura ao local para instalação do telhado, assim como para a construção de um segundo andar.

Existem vários tipos de lajes, dentre elas, a laje nervurada. Essa laje é composta por algumas vigas em formato de T. Com isso, essa laje não é lisa, mas possui volumes que podem ser considerados desde cúbicos ate com nervuras.

Dentro desse modelo de laje, existe a laje nervurada vão, que é utilizada quando existe a presença de vãos em estruturas da sua residência.

Sua utilização é recomendada não somente para construções de grande porte, mas também em edificações consideradas como residenciais e até mesmo em escritórios.