decoração

Valorizar a decoração com automação residencial é possível?

Quando falamos de construção e decoração de casas um assunto vem chamando a atenção é como conseguir integrar as tecnologias existentes em um ambiente mais seguro, mais confortável e que possibilitam que o dia a dia seja facilitado.

A resposta a essa pergunta é fácil, usar a internet e circuitos eletrônicos, ligados a um determinado tipo de controle, para automatizar os inúmeros componentes dentro de uma casa. Esse processo inteiro chamamos de automação residencial.

Automatizar a casa significa integrar os diversos sistemas eletrônicos da casa para que funcionem de forma automática, melhorando o dia a dia e facilitando as tarefas cotidianas.

Isso permite também o desenvolvimento de uma decoração mais bonita, elegante e confortável.

A resposta para o título desse artigo é sim. É possível valorizar a decoração com a automação residencial, por isso, que neste artigo abordaremos sobre o que vem a ser essa automação, e o que pode ser integrado no ambiente é os benefícios de ter esses sistemas, como o controle da automação residencial pelo celular.

Entendendo a automação residencial

A automação residencial também é chamada de domótica. Essa palavra é uma junção da palavra domus do latim que significa “casa” e robótica, portanto, é uma casa robótica ou casa automatizada.

Deste modo, podemos entender a automação residencial como todo o sistema que usa a tecnologia para fazer com que a casa funcione de forma automatizada e que possa ser controlada por meio de aparelhos ou controles remotos.

Os sistemas de automação permitem desligar e ligas todos os equipamentos que possuem algum circuito eletrônico como:

E muitos outros aparelhos. Esse controle pode ser programada ou então controlada por controle remoto, por meio da internet, e principalmente, por meio de aplicativos nos smartphones. Não é a toa que as casas automatizadas são chamadas também de smart houses.

Segundo a Aureside – Associação Brasileira de Automação Residencial, o ramo de automação residencial nos próximos anos tem previsão de crescer muito, e no mundo inteiro.

A projeção de que projetos de automação que liguem aromatizador de ambiente, ar-condicionado e irrigação de jardins tenham aumento de 11% até o final do ano de 2020.

Somente no Brasil, a Aureside estima que 300 mil residências tenham automação, mas tendo um potencial de atingir 1,8 milhão de residências.

Grande parte do aumento está nos benefícios que esses sistemas trazem e também na integração harmoniosa com a decoração, tópicos que trataremos abaixo.

Os benefícios da automação residencial

O grande objetivo da automação dos elementos e componentes residenciais é a praticidade que oferece. Um exemplo é que você por meio do seu celular pode controlar a abertura das janelas e cortinas, e irrigar o jardim com o toque de um botão.

Além do mais, a segurança que esse sistema oferece as casas é muito importante. Isso acontece porque mesmo a distância é possível acionar o alarme, abrir e fechar as janelas, e ter controle das câmeras instaladas na sanca aberta, nas entradas e saídas.

E todo esse controle e feito por celular, tablet ou computador. Assim, praticidade e segurança são o carro-chefe dos sistemas de automação residencial.

Abaixo falaremos sobre os pontos que podem ser aplicados para a valorização da decoração.

Decoração e automação

A automação ajuda a valorizar a decoração do espaço, principalmente, por conta dos detalhes que podem oferecer ao ambiente. O primeiro ponto é a iluminação do ambiente.

Por meio de luzes inteligentes, é possível construir um sistema personalizado de luzes na casa (a luminotécnica) que é controlável por meio do celular.

Assim, é possível criar um ambiente todo autêntico, com luzes diferenciadas vindas da mangueira de LED atacado e lâmpadas que podem trocar de cor, deste modo, valorizando o ambiente e seus detalhes.

O controle dos equipamentos eletrônicos também é fundamental para garantir uma decoração mais arrojada, com as cortinas motorizadas e as portas automáticas.

Ao integrar sistema de som, temperatura e imagem, o ambiente fica mais aconchegante e confortável. Portanto, a decoração fica mais próxima daquilo que é necessário para o momento.

Entendemos então que a automação residencial e a decoração andam juntas e que é preciso planejamento e adequação da casa em um sistema de automação residencial. Somente assim é possível ter uma casa moderna, atraente e elegante.