Forros: como eles podem influenciar no design residencial?

Pensar na estética de um projeto, é um dos pontos principais para oferecer o melhor conforto ao morador, além de permitir que a residência seja verdadeiramente do jeito e da forma como aquela pessoa sonhou, desde os forros até o piso.

Assim, como outros itens que compõem a construção ou reforma de uma casa, os forros devem seguir a mesma linha do projeto.

Fabricados com diferentes materiais, o ideal é que se conheçam todas as possibilidades que o mercado tem a oferecer, para escolher o que melhor se adéqua às necessidades do ambiente. Mas o que observar?

  • Matéria-prima;
  • Funcionalidade;
  • Facilidade na instalação;
  • Custo-benefício;
  • Vida útil.

Mais do que suas funções termoacústicas, o forro também pode retardar a propagação de incêndio e facilitar o acesso às instalações.

A solução para escolher pelo melhor, deve passar pelo aspecto estético dentro das expectativas do usuário, sem deixar de lados questões funcionais como: vazamento do som, permissão de luminárias e saídas de sprinklers, entre outros.

Tipos disponíveis no mercado

Dentre os tipos mais populares, o forro de gesso é muito útil para projetos que desejam embutir a iluminação, esconder ferragens e disfarçar vigas, embelezando assim, o ambiente.

Além de ser uma solução criativa, esse tipo de forro ainda tem ótimo custo-benefício. Oferecendo versatilidade, ele também disponibiliza um acabamento interior elegante.

Já o forro pvc, também bastante conhecido, oferece outras facilidades como durabilidade, resistência à umidade e a flexibilidade.

Com um custo considerado baixo, ele permite agilidade e facilidade nos cuidados e manutenção. Além de prático e versátil, ainda facilita o trabalho de fazer cortes ou furos para a inserção de luminárias ou lâmpadas.

Quando se fala em questões estéticas, porém, é importante destacar a possibilidade da criação de sancas, tanto a sanca aberta ou invertida, como a sanca fechada, presente no forro de gesso.

Esse é o nome como é conhecido o rebaixamento de gesso, feito nas laterais de um forro. A sua utilização, dependerá do projeto e do gosto de cada cliente.

Já que não existe uma definição acertada sobre o uso das sanca, que definiria o uso de cada uma.

Além do gesso, o forro em drywall ou gesso acartonado, sendo aplicado tanto em residências como em escritórios e salas comerciais em geral.

Constituído por uma série de placas de fibra mineral, usualmente instalado em lugares que recebem grande número de pessoas ao mesmo tempo.

Graças a sua característica de tornar viável a convivência sonora nesses locais, o forro modular de fibra mineral também é serve como alternativa.

Produzidas em um procedimento que mistura vidro reutilizado, areia e lã de rocha, esse processo disponibiliza um composto de fibra mineral. Esse tipo de material, não é considerado prejudicial à saúde ou à natureza.

Acabamentos e forros

Além da escolha dos forros, os detalhes de acabamentos também são fundamentais. Quando a obra vai se aproximando do fim, detalhes pequenos surgem e podem atrapalhar a harmonia de todo o projeto até ali.

É na fase de acabamento que a cantoneira surge como alternativa, para esconder e proteger quinas e junções, tanto em ambientes externos quanto internos.

A peça, em forma de L, arremata os ângulos das paredes e também serve para servir de apoio. Existem cantoneiras de diversos materiais, mas as mais populares são as de PVC e de alumínio.

Podendo ser divididas em duas categorias: de sobrepor e de embutir. Ambas consideradas de fácil instalação. Esteticamente, a cantoneira de alumínio é disponível no mercado com diversas opções de cores.

Porém, a mais comum é a cantoneira de alumínio branco, que pode ser encontrada em diversas obras, comerciais ou residenciais.

Já a cantoneira de alumínio preta, promove outra opção de sofisticação e elegância, principalmente em ambientes modernos, nos quais o porcelanato predomina.

Já a cantoneira de PVC é facilmente encontrada sendo utilizada para proteger os cantos verticais e horizontais de uma parede, como na aplicação do revestimento.

A sua composição garante resistência às ações do tempo e produtos de limpeza, sem perder suas características originais.

Dentre suas vantagens estão a leveza, resistência à ação de fungos, bactérias e outros, além de resistência a maioria dos reagentes químicos.

Todos os componentes de um projeto, podem influenciar no design final. Cada detalhe é importante, pela sua função e para compor o espaço como ele foi inicialmente pensado.

Analisar de forma a oferecer a combinação entre funcionalidade e beleza, dará conforto e sofisticação à casa.