Dicas para arrasar na decoração de qualquer ambiente residencial

A decoração de casas e apartamentos é um conjunto de ações para personalizar os ambientes, deixando-os com a cara dos proprietários e com o máximo de funcionalidade possível.

Fazem parte dos processos a escolha de forros de gesso, instalação ou manutenção de pisos e revestimentos e a contratação de empresas especializadas em móveis planejados.

Ao final do processo, investimento de tempo e dinheiro terão valido à pena, seguindo dicas para arrasar na decoração de basicamente qualquer tipo de ambiente residencial.

Forro de gesso

O forro de gesso é uma instalação muito usada para esconder vigas, tubulações e instalações elétricas nos ambientes.

Entretanto, muito além disso, ajudam na composição dos ambientes, acrescentando conforto térmico e acústico, com um visual sofisticado.

Com relação ao tipo de gesso, pode-se escolher entre o gesso comum e o drywall, sendo que a última opção é mais resistente. A criação de divisórias drywall preço acessível e instalação prática também conquistam muitas famílias.

O forro de gesso pode ser montado de diversas formas e as opções mais comuns são:

  • Forro comum com moldura;
  • Sanca de gesso aberta;
  • Sanca de gesso fechada;
  • Sanca de gesso invertida;
  • Sanca de gesso em ilha.

Para valorizar ainda mais os ambientes residenciais, normalmente os projetos com placa de gesso são acompanhados pelos projetos de iluminação. É bastante comum a instalação de mangueiras de LED no interior das sancas, proporcionando efeitos de luz entre o teto e as paredes.

Outra ideia é a instalação de pontos de luz, sempre voltados para aspectos da arquitetura ou decoração que se deseja realçar.

A iluminação indireta é mais confortável para os olhos, por ser bem mais suave do que a direta. Por fim, o resultado dos projetos de gesso com iluminação é um ambiente aconchegante e bonito.

Pisos e revestimentos

A escolha de pisos e revestimentos costuma ser um dilema nas construções e, ainda mais, nas reformas. Felizmente, hoje há inúmeras opções no mercado, com diversas texturas, cores e tamanhos, para agradar a todos os gostos.

Dentre as opções mais populares é possível citar cerâmicas, porcelanatos, pedras e até opções mais modernas, como os pisos vinílicos ou o piso laminado.

A sensação que o piso de madeira oferece é desejada por muitas famílias e, por isso, os pisos vinílicos ou laminados são uma boa opção. Além de permitirem a instalação rápida, mesmo quando feita por cima de outros revestimentos, as opções reproduzem as sensações dos pisos de madeira.

O piso vinílico é uma opção de revestimento emborrachado colado sobre o piso já existente ou contra piso. Ele está disponível com grande variedade de cores e texturas e é bastante resistente contra a umidade.

Já o piso laminado é composto por lâminas de madeira processada, com peças encaixadas e por isso é pouco resistente à lavagens com água.

Ambas as opções apresentam um ótimo custo-benefício e podem ser utilizadas em todos os ambientes da casa: sendo o piso vinílico nos ambientes molhados e laminado nos secos.

Já as residências com tacos ou assoalhos de madeira, para garantir um novo visual ao revestimento, podem passar pelo processo de raspagem de assoalho. O tratamento remove arranhões e renova o brilho da madeira, com diversas opções de verniz, resina ou cera.

Móveis planejados

Os móveis planejados são uma solução para melhorar o aproveitamento dos espaços. Além disso, eles possibilitam instalações úteis para os moradores, pensadas sob medida para cada necessidade especial que eles possam apontar durante os projetos.

Diante de tantas opções, é comum que os proprietários dos imóveis tenham a sensação de não saber por onde começar para a compra de moveis planejados.

Por isso, algumas dicas úteis são:

  • Defina o cômodo, estilos e expectativas para os ambientes;
  • Faça orçamentos com medidas e informações em mãos;
  • Opte por cores claras, branco pode ser mais barato;
  • O MDF também torna os projetos mais baratos;
  • Opte por puxadores mais simples;
  • Escolha entre portas convencionais ou basculantes;
  • Negocie os valores de materiais e mão de obra;
  • Feche negócio apenas com um contrato.

Após a instalação dos móveis planejados, basta investir em itens de decoração, como urna em acrílico, porta retratos, quadros e outros objetos.

Para qualquer mudança na composição de construções ou de decorações, a contratação de arquitetos ou designers agrega qualidade e a resolução de problemas com soluções antes impensáveis.

A consultoria pode ajudar bastante os proprietários de imóveis em obras, valendo a pena o investimento.