Como manter a limpeza e organização da sua casa tendo animais domésticos

O Brasil é o segundo país no mundo com mais animais de estimação, só perdendo para os Estados Unidos. 

Durante a pandemia do novo Coronavírus, houve uma explosão de adoção e compra de novos bichinhos para fazer companhia às pessoas que, do dia para a noite, se viram obrigadas a ficar trancadas dentro de casa, e buscaram na adorável companhia de diversos tipos de animais de estimação um consolo para o tédio e a solidão.

Mas como manter a limpeza e organização da sua casa tendo animais domésticos?

Crie uma rotina de passeios

Se você mora em apartamentos, é necessário levar o seu cãozinho para passear, isso é importante para que ele se exercite, socialize com outros cães e pessoas e para que ele possa fazer suas necessidades.

Lembre-se sempre de levar um saquinho e uma pazinha para recolher os dejetos do seu cãozinho. É uma questão de limpeza, respeito e cidadania.

Tente criar uma rotina de levá-lo pelo menos duas vezes ao dia, preferencialmente nos mesmos horários.

Caso você passe longas horas longe de casa e não tenha quem cuide do seu cãozinho, o ideal é acostumá-lo desde cedo a fazer suas necessidades em um só lugar. 

Para isso existem tapetes higiênicos vendidos em pet shops que vêm com cheiro que atrai o animal a fazer ali suas necessidades.

Depois que ele se acostumar, é só tirar o tapete e deixar que ele faça sempre no mesmo lugar. O ideal é escolher a área de lavanderia do apartamento, ou, se for o caso, a varanda.

Limpeza e organização da casa com gatos

Gatos são animais mais independentes e limpos que os cães. Se você morar em casa com quintal que tenha terra, areia ou gramado, o gato fará suas necessidades por ali mesmo e você não terá maiores preocupações com limpeza.

Mas se você morar em apartamentos ou casas com quintal todo de piso, é necessário comprar uma caixinha de areia vendida em lojas de produtos animais e trocá-la com regularidade.

Mantendo seu pet entretido para manter sua casa organizada

Tanto gatos quanto cachorros precisam de atividade, atenção e algum tipo de entretenimento. Algum brinquedo, uma distração para alegrar sua vida, evitar o tédio e poupar seus móveis e outros objetos da sua casa.

Bolinhas e ossinhos são ideais para cães. Alguns gatos também gostam de bolas, mas não todos.

Para os felinos, algum objeto de sisal, onde ele possa raspar as patas e aparar as unhas é indicado. Eles gostam também de objetos que se mexem, como pêndulos, por exemplo.

Cães filhotes precisam de muita atenção, companhia e muito olho vivo, pois senão eles vão destruir a sua casa. Sim, cães filhotes são pequenos monstrinhos destruidores de coisas. Pense bem antes de adotar ou comprar um.

Evitando que o seu cachorro macho “batize” a casa inteira

Todo mundo sabe que cachorros machos são territorialistas e levantam a patinha pra fazer um xixi em qualquer lugar.

Se você não quer que isso aconteça por toda a sua casa ou na roda do seu carro, você tem duas alternativas: ter uma fêmea ou castrar o macho antes dele aprender a levantar a patinha em tudo quanto é lugar.

Adestre seu cão para manter sua casa limpa e organizada

Se você mora em casa com quintal e o cachorro é criado do lado de fora, metade dos seus problemas estão resolvidos.

No entanto, se você mora em apartamento ou seu cãozinho é criado dentro de casa, você terá que ter paciência e sabedoria para educá-lo. 

Caso o seu cãozinho seja teimoso e você não consiga dar conta do recado, uma possibilidade é fazer um curso de adestramento de cães, ou, em último caso, contratar um profissional.

Produtos de limpeza 

A maioria dos pets não tem maiores problemas com produtos de limpeza que usamos no dia a dia em nossas casas, mas alguns podem apresentar alguma alergia.

Caso você note que seu pet está perdendo pelo em alguma parte do corpo, se coçando além do normal, tendo tosses e espirros, você pode procurar um veterinário 24 horas em Francisco Morato para descobrir o que está causando o problema.

Caso seja diagnosticada alergia aos produtos de limpeza, o veterinário receitará alguns remédios e recomendará algumas atitudes, que geralmente são.

  • Substituir os produtos de limpeza por outros com menos odor
  • Comprar produtos de limpeza doméstica específicos para cães e gatos com alergia
  • Tentar soluções caseiras como diluir em água, vinagre de álcool e bicarbonato e usar como produto de limpeza.
  • Remover tapetes ou qualquer tecido, papelão que seu animal faça as necessidades em cima.
  • Reservar uma área limpa, preferencialmente um piso liso, que deve ser limpo imediatamente após o animal fazer suas necessidades.
  • A alergia pode ser do local onde ele faz as necessidades e não do produto de limpeza em si.

Mas como animal não fala, e identificar a causa da alergia é sempre mais difícil, o mais aconselhável, é seguir as orientações do veterinário e ir eliminando aos poucos as possíveis causas da alergia.

Com essas dicas você vai manter a limpeza e organização da sua casa, mesmo tendo animais de estimação.