A importância da impermeabilização em residências

O ambiente residencial é bastante propício a diversos tipos de infiltrações, seja em reservatórios de água, lajes e outros locais, sendo esse um dos principais motivos para que seja realizado um serviço de impermeabilização residencial.

O serviço é feito por meio de aplicação da manta polimérica e outros materiais, e pode ser realizado nos casos de áreas finas e caixas d’água.

Enquanto em locais como lajes, piscinas ou jardineiras, aplica-se a manta asfáltica 4 mm.

O tratamento de impermeabilização em residências tem o intuito de estancar infiltrações oriundas de águas pluviais, advindas das chuvas.

Os problemas de infiltrações são frequentes em residências com inúmeras causas, como o uso de materiais de má qualidade, falha na estruturação da casa, entre outros fatores.

Por isso se faz tão necessário a contratação de uma empresa especializada no serviço de impermeabilização em residências com qualidade.

Por que a impermeabilização em residências deve ser feita?

As infiltrações podem ocasionar problemas nas estruturas residenciais, e por isso devem ser combatidas de forma eficaz por meio da impermeabilização, a qual proporciona:

  • Vedação de toda a estrutura, protegendo de problemas maiores;
  • Preços acessíveis;
  • A impermeabilização é realizada por empresas especializadas, que possuem os conhecimentos adequados de todas as técnicas que devem ser aplicadas, a fim de impermeabilizar toda a estrutura que for trabalhada;
  • Garantia de longa duração pelos serviços.

Impermeabilização nas paredes

impermeabilizante para parede consiste em um produto que protege a residência contra o aparecimento de mofos, fungos e umidade.

A camada de proteção desse procedimento evita o surgimento de manchas ocasionadas pelas chuvas.

O produto pode ser utilizado em muros, paredes externas e internas, pilares, lavanderias e banheiros e em impermeabilização predial.

Podendo impedir a umidade em áreas mais úmidas, protegendo também contra a ação dos raios ultravioletas.

Diversas casas apresentam umidades e infiltrações nas paredes, o que pode causar mofo, mau cheiro e aspecto de sujeira que prejudica a valorização do imóvel.

Para isso, pode-se aplicar o impermeabilizante para parede interna sobre alvenaria e concreto.

As infiltrações são extremamente perigosas, já que podem comprometer a estrutura da casa, e por isso é importante combater com ações rápidas e definitivas.

Mesmo que não seja obrigatória, a impermeabilização predial ou proteção vertical é capaz de aumentar a resistência das superfícies contra a penetração de agentes agressivos, fazendo com que haja o aumento da vida útil da estrutura.

Indica-se que o procedimento seja aplicado após a recuperação e tratamento do concreto ou revestimento.

O processo de impermeabilização protege o sistema das batidas de chuva, e muitos dos produtos.

Por serem elásticos, possuem um alongamento elevado à tração, evitando que haja trincas e fissura na superfície.

Entre os produtos, destacam-se os vernizes e hidrorrepelentes.

O hidrorrepelente incolor diluído em solvente ou água já vem pronto para aplicação em sistemas como:

  • Concreto;
  • Muros;
  • Pedras decorativas;
  • Argamassa raspada.

Impermeabilização em locais úmidos

A impermeabilização de reservatórios e caixas d’água traz diversos benefícios.

Além de garantir economia, o processo ainda evita que a água escape pela estrutura, causando danos e infiltrações em outras áreas da construção, pisos, paredes e lajes.

O procedimento de impermeabilização de caixa d’água garante maior durabilidade da segurança e estrutura, evitando que processos de deterioração tenham interferência na qualidade da água.

Se aplicado da forma adequada, o impermeabilizante dificulta o surgimento de fungos e bolores que podem vir a prejudicar a saúde humana.

Problemas mais comuns

Os principais problemas e efeitos causados pela falta de Impermeabilização de caixa d água são a corrosão das armaduras, eflorescências por conta da lixiviação do concreto e carbonatação.

Que consiste na reação do gás carbônico ao entrar em contato com os hidróxidos presentes no concreto, favorecendo os processos de corrosão.

Além de toda a alteração causada no aspecto visual, a resistência mecânica do concreto é também afetada.

Além de abrir caminho para gases nocivos às estruturas e umidade em geral, o que pode gerar alto risco de corrosão das armaduras.

Antes de se adquirir qualquer produto no mercado é ide suma importância contratar uma empresa que seja especializada.

No uso correto de impermeabilizante para laje exposta, que consiste em um processo técnico que necessita de garantia e experiência no serviço prestado.

As opções de impermeabilização para lajes expostas são diversas, com a utilização de diferentes materiais.

Como a manta aluminizada, manta asfáltica, impermeabilizante para laje a base de pintura líquida e outros.