automação

Você conhece a automação residencial?

Parece coisa de filme, mas se trata da vida real: o dia em que as residências seriam inteligentes, como se tivessem vários robôs trabalhando lá dentro.

Esse fato já é real por meio da Automação de Iluminação Residencial, que visa integrar o sistema elétrico por meio de um projeto inteligente que realize o controle de alguns procedimentos elétricos.

Por exemplo, podemos citar o controle tanto no acendimento como no desligamento das luzes e até dos equipamentos eletrônicos, de forma programada.

Isso pode ser programado pelo dono da residência que decide instalar um projeto de automação, que se refere ao trabalho das máquinas (em ações anteriormente realizada por humanos), para facilitar algumas atividades.

No aspecto de Iluminação, ter um projeto de automação é fundamental, porque é comum esquecer luzes acesas, equipamentos eletrônicos como televisão e ar condicionando ligados, e o resultado disso é uma conta de energia com valores muito altos.

Outro detalhe importante é que muitas vezes a pessoa deseja chegar em casa, e já ter algumas luminárias acesas, o forno esquentando, ou, até mesmo, que a casa já esteja climatizada.

Nesse caso também a automação é importante, porque por meio da programação, as máquinas ligam e começam a funcionar no momento desejado.

Esse sistema é altamente tecnológico e apresenta diversos benefícios, como, por exemplo:

  • Incentivo à sustentabilidade ambiental;
  • Redução na conta de energia;
  • Maior conforto e comodidade;
  • Maior valorização do seu imóvel;
  • Melhor performance do ambiente.

Como instalar um sistema de automação em sua casa?

Investir em procedimentos tecnológicos representa investir em uma situação que faz parte do futuro, mas que já pode auxiliar no cotidiano, nos dias atuais.

Os sistemas automatizados representam um avanço e desenvolvimento tecnológicos bastante consideráveis.

Esses sistemas estão presentes em diversos setores, como em indústrias, facilitando os procedimentos e aumentando a precisão dos movimentos, assim como pode estar presente no dia a dia, por meio das residências.

Esse é um sistema inteligente, que visa valorizar um empreendimento, otimizando processos e realizando procedimentos de forma assertiva.

Para instalar um sistema de automação residencial, é importante realizar um Projeto iluminação residencial, com empresas que trabalham com sistemas automatizados e ainda, com engenheiros especializados na parte elétrica.

Esse projeto vai analisar as condições das instalações elétricas do local, visando integrar o sistema aos eletrodomésticos e luminárias presentes no imóvel.

Um dos grandes objetivos da Automação residencial controle de iluminação é gerar menos gastos, aumentando a economia do cliente, incentivando um sistema sustentável e rentável financeiramente.

Para que esse sistema seja ainda mais eficiente, é importante investir nas luminárias corretas, visando aumentar ainda mais a eficiência energética com redução de gastos.

O investimento em uma iluminação com leds

A Luminária de led representa um dos grandes avanços na parte de iluminação de uma residência ou ambiente comercial.

Esse tipo de luminária utiliza diodos que emitem a luz e são associados a dispositivos que apresentam elevada eficiência energética.

Quando associada a sistemas de automação representa um avanço econômico ainda maior, melhorando inclusive, a eficiência da luminosidade.

Existem vários tipos de lâmpadas LED, que apresentam voltagens diferentes, e alguns que são até bivolts (mais de uma voltagem). Dentre alguns modelos podemos citar a LED Tubular, a Dicroica e a PAR.

Essas luzes começaram a chegar às residências em 1990 e representam uma inovação no aspecto da iluminação, pois elas emitem luz de uma forma considerada neutra, com maior aproveitamento dessa luz e uma redução na emissão de calor.

Como existem vários tipos de leds, elas podem se apresentar também em modelos diferenciados, com cores específicas, podendo fazer parte de iluminação externa, como em piscinas e outros locais.

Esse tipo de lâmpada é uma das mais indicadas quando o assunto é a automação residencial, porque ela não precisa de muito espaço para ser instalada e apresenta diversas vantagens em seu uso, como já citamos.

Além de existir em vários modelos, esse tipo de lâmpada também pode ser instalado em vários locais, como uma Luminaria de teto, acoplada em espaços com gesso de decoração das paredes, dentre outros pontos.

Ou seja, para quem deseja construir uma casa ou reformar a sua, é bastante interessante acoplar um sistema de luminárias automatizadas, investindo em bons equipamentos e tendo um retorno excelente, com reduções de gasto financeiro consideráveis.