Veja o acabamento interno ideal para a sua empresa

Existem muitas variáveis a se considerar na montagem da parte interna de uma empresa. Nesse sentido, é preciso pensar não só no conforto e no visual, mas fazer uma avaliação minuciosa de toda a estrutura, entender o tráfego de pessoas e maquinários, quais funções serão exercidas e entender, de forma correta, qual a possível demanda futura para aquele local.

Todos esses aspectos precisam ser avaliados criteriosamente para que, assim, possa criar um ambiente que se adeque a todos os quesitos necessários. Veja neste artigo o acabamento interno ideal para a sua empresa.

Corrimão

O corrimão é considerado, além de um item de decoração, um equipamento de segurança. Ele funciona como um apoio que, geralmente, está embutido em escadas.

De modo geral, ele pode ser inserido como peça única, pré-montada, mas é possível fabricá-lo para um lugar específico, depende muito da necessidade do comércio. Vamos ver alguns tipos de materiais que podem constituir esse tipo de equipamento.

1. Corrimão de ferro

Em empresas com o tráfego alto de pessoas em escadas, é recomendado o uso do corrimão de ferro para escada interna. Isso porque o ferro tem muitos benefícios, principalmente quando comparado a outros materiais.

O que podemos destacar é a sua resistência e durabilidade, recomendado para o uso em lugares de alto tráfego por ter uma resistência mecânica muito alta.

Desse modo,o ferro não sofrerá desgaste tão rápido e nem apresentará corrosão ou perda de tintura tão fácil. Assim, ele é um investimento que entrega uma ótima relação custo-benefício, cumprindo corretamente o papel a que foi designado.

2. Corrimão de madeira

Essa já é uma opção para empresas que não tenham muitas pessoas circulando por escadas, mas necessita apresentar mais requinte.

O corrimão de madeira para escada interna entrega uma ressalva a mais no quesito elegância, deixando o ambiente com uma cara mais rústica (dependendo do tipo de madeira usada) e mais bonita.

É um modelo muito usual por ser bonito e também ter uma fácil manutenção. Por ser um local em que as pessoas passam com frequência, é normal a escada sujar e escurecer com facilidade.

No entanto, a limpeza da escada de madeira é feita de maneira simples, com lixamento e o uso de material envernizado é possível que ele se apresente como novo.

Sendo assim, a limpeza e o brilho pode ser mantido com frequência e sem a demanda de muito trabalho.

Escadaria

Para investir na parte de segurança, é preciso escolher também a escada que melhor se adeque a sua empresa, pois assim como o corrimão é possível encontrar diversos modelos de escadas.

A escada reta é o modelo mais usado, isso porque traz um ar mais clássico para o ambiente, perfeito para empresas por ser considerado um pouco mais “sério” que o uso de outros modelos

Já a escada em l é uma opção menos usual. Ela é escolhida para lugares de difícil acesso, por conta do seu formato em L e entrega uma facilidade maior de acesso a escada, deixando o ambiente mais confortável e mais seguro.

Outro tipo de escada que tem como foco a estética do lugar é a escada em U. O modelo é basicamente a união de duas escadas em direções opostas, fazendo um desenho muito similar a letra U, que dá o nome a escada.

A escada em U é muito utilizada em locais que demandam economia de espaço. Por se tratar da sobreposição de duas escadas, tem uma economia ótima de espaço.

A escada circular também tem um ótimo aproveitamento de espaço. Por ser circular, ela acaba ocupando ainda menos espaço que a escada U, porém, não é recomendada para empresas em que os colaboradores precisam carregar materiais ou equipamento

Esse modelo é muito recomendado para áreas gerenciais, por ser elegante e econômica.

Parte externa: Qual teclado escolher?

Além de investir na parte interna, é preciso pensar na parte externa e, nesse sentido, é preciso pensar em qual telhado confere a melhor qualidade para suas necessidades e simbolizem esteticamente seu negócio.

Entre os principais materiais que um telhado pode ser feito, vale a pena destacar:

  • Aço;
  • Tijolo;
  • Concreto:
  • Sapê;
  • Madeira;
  • Ondulado.

Como são muitas opções disponíveis vamos conferir alguns modelos abaixo:

1. Telhado de madeira

O uso de madeira para telhado é mais comum do que se pensa. O principal motivo por trás disso é a maleabilidade do material.

como a madeira é inserida em peças (ou tacos) é possível criar um design específico e dar um ar mais elegante para a sua empresa.

2. Telhado ondulado

O telhado ondulado entrega muitos benefícios e é o mais utilizado no mercado. Entre os seus benefícios pode-se destacar a relação custo-benefício como o principal ganho desse material.

Para as empresas um outro ponto a mencionar é a proteção térmica. Isso porque esse tipo de telha fornece uma quebra na temperatura que chega a ele, fornecendo uma redução de, em média, -2ºC.