Troque o ventilador pelo ar condicionado

O verão é a estação favorita da maioria dos brasileiros, pois ela traz consigo aquela vontade de ir à praia ou à piscina, se bronzear, viajar bastante e usar roupas mais livres.

Ele também lembra a celebração dos feriados de final de ano, se reunir com a família e com os amigos.

O problema dessa época de calor é que nem sempre as pessoas estão nesse clima de férias e festa, não é mesmo?

Quem trabalha sofre com o escritório quente e as roupas que não podem ser tão frescas assim.

Quem fica em casa também passa mal com o abafado que se forma dentro de sua residência.

A primeira alternativa pensada para aliviar os efeitos do verão é o ventilador, porém ele já não é mais tão prático como costumava ser.

Agora as pessoas estão investindo cada vez mais em sua troca para o ar condicionado.

Ele vem sendo bastante utilizado porque não oferece apenas vento, mas consegue, de fato, abaixar a temperatura do ambiente.

Suas principais vantagens são

  • Aumentar a vida útil dos equipamentos eletrônicos;
  • Evita que o corpo seja desidratado;
  • Oferece maior conforto no ambiente;
  • Tem função antialérgica;
  • Purifica o ar.

Tipos de ar condicionado

São vários os tipos de aparelhos de ar condicionado, de modo que você deve escolher qual parece o mais adequado para o ambiente que você quer refrigerar.

O ar janela é o mais conhecido e mais tradicional por ter sido o primeiro a ser inventado.

Ele é compactado em apenas um aparelho, sendo o mais utilizado em cômodos pequenos, apartamentos e casas, devido à sua potência reduzida.

Ele demanda menos energia, porém é um pouco ruidoso.

Já o ar split é uma pequena adaptação do de janela, mas com uma potência maior e com ruídos mais reduzidos.

Ele é bastante versátil, sendo ainda dividido em algumas subcategorias: split hi-wall, multisplit, split piso-teto, split canto-teto split cassete, split quatro lados e split de janela.

O ar condicionado portatil é ideal para ambientes bastante pequenos, como quartos e salas de apartamentos.

Ele recebe esse nome pois não é fixado em nenhuma parede ou teto, de forma que ele pode ser levado para outros lugares.

Na hora de instalar

É necessário contar com uma empresa autorizada para realizar este tipo de serviço. Isso porque para realizar todo o processo de instalação é necessário mexer em toda a tubulação do local, para garantir que o funcionamento do equipamento se dê de maneira correta e eficaz.

O ideal é que a empresa que venda o ar condicionado ofereça a instalação, pois há uma garantia de que o profissional que irá fazê-la tenha um conhecimento real sobre o tipo de máquina que ele está manuseando.

Você consegue encontrar na internet alguns serviços para poder colocar de forma correta o seu ar.

Uma das pesquisas mais utilizadas no Google é “preço instalação ar condicionado split”, mas você pode adaptá-la às suas necessidades.

Na hora de manter

O ar condicionado é de fácil manutenção, mas precisa ser limpo regularmente para garantir que a qualidade do ar ainda é bom.

É necessário abrir o equipamento e fazer uma limpeza nos rolos do filtro, pois o local costuma armazenar muito pó e resquícios de sujeira.

O ideal é que seja contratada uma empresa especializada para este tipo de tarefa, pois, dependendo do grau de sujeira, é necessário fazer uma limpeza mais profunda e cautelosa.

É bem provável que a empresa que fez a sua instalação também ofereça este tipo de serviço.

Você também pode pesquisar no Google algumas outras opções ao buscar “limpeza de ar condicionado preço”.

Não fazer a manutenção e a limpeza regular e corretamente no seu aparelho de ar condicionado pode gerar a falta de funcionamento dele.

Isso provavelmente seria causado pelo entupimento das vias, mas também é possível que ele quebre por causas elétricas e de má instalação.

Também é fácil encontrar este tipo de serviço na Internet.

Você pode direcionar a sua pesquisa para uma autorizada da marca do seu equipamento buscando, por exemplo, “conserto de ar condicionado consul”.

É importante que seja sempre acionado um profissional em casos de falhas, pois tentar resolver os problemas sozinho pode acabar agravando a situação do aparelho ar condicionado.