Na hora de construir ou comprar um imóvel, além do custo-benefício das aquisições, os cuidados com segurança são sempre importantes para definir as escolhas.
Isso não quer dizer que a beleza e a comodidade precisam ser deixadas de lado, já que a casa é sempre reflexo do seu dono: existem variados modelos de materiais e equipamentos que se adequam ao gosto de cada um. As fechaduras são um exemplo disso.
Como escolher as fechaduras?
Fechaduras são itens essenciais para garantir a privacidade e a segurança, e o mercado já oferece uma gama de opções, garantindo resistência, comodidade e estilo.
As fechaduras não podem ser escolhidas aleatoriamente. Elas variam de acordo com o cômodo (se é sala, quarto ou banheiro, por exemplo), se o local é interno ou externo, qual o nível de segurança e o preço pretendido.
A fechadura de segurança é feita com aço inoxidável, contendo de três a nove travas, e muito mais difícil de arrombar quando comparada às fechaduras comuns.
Enquanto os modelos comuns contém apenas uma trava, as chaves utilizadas nas fechaduras de segurança são chamadas de multiponto e têm uma complexidade, que só pode ser copiada por máquinas, que a maioria dos chaveiros não possui.
Existem outros modelos de fechadura mais modernos e tecnológicos que não utilizam a chave de inserção padrão, como a fechadura eletronica, que é mais elaborada e feita com um cartão de chip que armazena todos os dados do proprietário.
A abertura da porta ocorre apenas com a decodificação destes dados pelo leitor eletrônico presente na maçaneta.
Outra fechadura moderna é a fechadura magnética, que é utilizada em grande parte dos hotéis ao redor do mundo e vem com a senha gravada em um cartão magnético, desbloqueando a porta em contato com o leitor magnético da maçaneta.
Outros tipos de fechadura são:
- Fechaduras de entrada;
- Fechaduras de travamento;
- Fechaduras de superfície;
- Fechaduras de encaixe;
- Trancas de segurança;
- Fechadura de privacidade;
- Fechadura “papagaio”.
Outro utensílio essencial para segurança e decoração do imóvel é o guarda corpo.
O que é um guarda-corpo?
O guarda-corpo é uma proteção colocada no entorno de escadas, balcões, varandas, sacadas, coberturas e lajes em geral, que mistura funcionalidade e estilo.
Ao mesmo tempo em que impede acidentes (principalmente com crianças), ao delimitar limites à borda das estruturas, o guarda-corpo também serve como decoração, por poder ser moldado de variadas formas, cores e materiais.
O guarda-corpo é formado por oito elementos: gradil, montante, travessa, peitoril, ancoragem, insert, conexão e gaxeta.
Ele pode ser feito de chapas de vidro, madeira ou diversos tipos de chapas metálicas, como o guarda corpo de alumínio preço, de acordo com o tamanho e acabamento, porém é um investimento que vale a pena, desde que a parte superior de seu peitoril não seja plana, orientação que é seguida para evitar que objetos sejam depositados sobre ele.
E quando o assunto é organização?
Um closet é o santuário de qualquer mulher dentro de casa. Ter um espaço para organizar e proteger suas coisas é muito importante, e no lugar de armários e cômodas, você pode ter um closet.
O closet é um compartimento interno embutido nos cômodos que pode ser utilizado para guardar roupas de cama, produtos de limpeza e louças, mas é usado principalmente para armazenar peças de vestuário e sapatos.
Às vezes, um closet barato pode ser mais acessível e bonito que um guarda-roupa.
Ele não precisa ser espaçoso, como nos filmes, mas se adequar ao tamanho da sua casa, com o número necessário de prateleiras para armazenamento.
Um closet pode ter tamanhos variados, desde um espaço contíguo ao quarto até um cômodo separado. Os closets grandes são os mais conhecidos, projetados em um cômodo só para eles.
São utilizados para armazenar variadas coisas, desde roupas de cama ao vestuário dos membros de toda a família, e também podem conter cadeiras, pufes, penteadeiras e espelhos, funcionando como um espaço para que a pessoa não apenas guarde as roupas, mas se vista, maquie e produza à vontade, sem ocupar espaço no quarto ou no banheiro.
Mas também existem os closets menores, com ligação a um quarto. Apesar de terem menos espaço, são bastante úteis para organizar as roupas de uma ou até duas pessoas, com o auxílio de prateleiras embutidas ou araras.
Com uma boa iluminação, o closet pode ser mais bem aproveitado e, dependendo de como for projetado, até mesmo ter um pequeno espaço para transitar.