Tipos de telhado utilizados na construção civil

Numa construção é essencial saber o modelo mais adequado de uma telha, esse é um item de bastante importância, porque é necessário levar em conta o tipo e a inclinação do telhado que será feito para o projeto.

Outros aspectos que devem ser apontados é a resistência às variações climáticas e à umidade, e a necessidade de manutenção.

Telhado ondulado é empregado em muitos projetos, pois essas telhas são mais leves se comparadas às de cerâmica e, ainda, conta com as seguintes características:

  • Econômica;
  • Versátil;
  • Diferentes cores e tamanhos;
  • Demandam estruturas menos robustas na sustentação.

A telha ondulada tem dois tipos: a telha ondulada de fibrocimento ou a telha ondulada de fibra vegetal.

A de fibrocimento são mais populares por conta do baixo custo. Aplicadas em projetos simples como cobertura e revestimento, porque tem resistência e versatilidade.

Entretanto, o lado negativo desse material, é o baixo conforto térmico. Se não tiver um isolamento correto, as telhas de fibrocimento elevam a temperatura do ambiente.

Ainda existe outro ponto ruim, pois algumas telhas têm amianto na composição, um componente tóxico que já foi proibido no Brasil. Também faz muito barulho em chuvas fortes.

A telha ondulada de fibra vegetal é produzida com papel reciclado, são conhecidas como telhas ecológicas, é um produto que traz segurança e é considerado uma boa alternativa de cobertura.

É um item sustentável, não tóxica, não tem emissões químicas ao longo da sua fabricação e, devido à aplicação de betume, agrega proteção à telha contra a umidade e variações climáticas, sem interferir na leveza.

E ainda tem um bom isolamento térmico.

Consulte uma loja especializada para saber sobre outros tipos de cobertura como a telha romana, portuguesa, americana e tantos outros modelos existentes no mercado da construção civil.

Fique por dentro das telhas galvanizadas

Com o avanço da tecnologia, muito produtos foram criados para inovar e facilitar o segmento da construção civil.

No mercado há telhas leves, resistentes, sustentáveis, entre outras, contudo, ainda existem materiais que, mesmo com o passar dos anos, continuam sendo usados, como é o caso da Telha galvanizada.

Este material galvanizado é perfeito para ser cobertura para locais que precisem de uma estrutura mais pesada como, por exemplo, galpões, fábricas e indústrias.

O aço galvanizado utilizado na produção da telha é reciclável e pode ter uma vida útil longa (300 anos), pois o zinco é responsável pela resistência e durabilidade da peça.

A telha de aço é banhada em zinco fundido, protegendo-a contra a oxidação. Assim, deixando as estruturas metalicas sem muita exigência de cuidados especiais e, ainda, não tem o risco de acontecer fissura ou quebra.

Mas é preciso ficar de olho na sua vida útil, mesmo tendo grande resistência, sua vida pode variar em outros locais como áreas rurais, urbanas ou marítimas.

A telha ainda possui bom custo-benefício e pode ser feita sob encomenda, mas, geralmente, as telhas galvanizadas são fabricadas até 12 metros, com largura conforme cada modelo e comprimento, além disso, reduz o desperdício de materiais.

Uma característica forte dessa telha se deve ao fato de ser inquebrável, por isso, consegue oferecer uma segurança maior no momento de uma manutenção ou montagem da estrutura.

Lembrando que o processo de galvanização é fundamental para elevar a resistência da cobertura.

Saiba mais sobre os toldos para janela

Outro tipo de cobertura que pode ser aderido em uma construção de imóvel é Toldo para janela, pois ele é considerado um item prático e econômico de controlar o excesso de luminosidade externa causado pelo sol dentro da residência.

Ele pode ser produzido com diferentes materiais gerando muitos modelos que podem combinar com muitos estilos de decoração.

Outro ponto positivo é a proteção que ocasiona nas janelas durante chuvas e vento forte, consegue controlar a incidência do sol e bloquear a luminosidade.

Além disso, conta com a vantagem de agregar um conforto térmico que acontece ao bloquear a ação do sol, resultando em um local fresco e agradável.

Com isso, é denominado um ótimo isolante térmico e ajuda na proteção dos móveis, estofados e aparelhos eletrônicos do calor.

Já nos dias de chuva, consegue dar proteção às janelas das rajadas de vento e da água, reduzindo o desconforto sonoro das gotas ao bater no vidro da janela.