Conheça os tipos de pinturas comerciais e residenciais

São muitos os diferentes tipos de pinturas existentes hoje no mercado. Cada um deles corresponde a uma função específica.

E esses cuidados, quando combinados, fazem a sua casa ou estabelecimento permanecerem conservados e bonitos por muito mais tempo.

A pintura tem diversas funções, como:

  • Melhorar o aspecto estético;
  • Dar acabamento;
  • Proteger as superfícies;
  • Causar boa impressão;
  • Atrair clientes;
  • Fazer com que as pessoas se sintam mais confortáveis com o espaço.

Tipos diferenciados de pintura de acordo com sua função

Vamos conhecer alguns dos tipos de pintura comercial e residencial, suas funções e uso.

1. Pintura de fachada

A pintura de fachada é pensada para deixar o ambiente externo da sua residência ou estabelecimento mais bonito e preservado.

As tintas usadas para pintura de fachadas são para ambientes externos.

Esse tipo de tinta, é mais resistente às intempéries naturais, sendo que ficarão expostas ao vento, poeira, umidade, chuva e outros fatores naturais.

A pintura de fachada residencial ou comercial, pode ter acabamento fosco ou brilhante, utilizando tintas mais ou menos resistentes.

De acordo com o tipo de estabelecimento, a composição da tinta pode variar também.

A empresa de pintura que trabalha com esse tipo de serviço, se responsabiliza por um serviço impecável para que a fachada, primeira parte que todos verão, fique perfeita.

Geralmente, esse tipo de empresa oferece outros serviços para fachadas e possui profissionais instruídos e equipamentos necessários, para a pintura de todo tipo de superfície e acabamento.

Seja massa, textura, pedra, alvenaria ou qualquer outro tipo de acabamento, que uma pessoa comum talvez não tivesse a prática ou equipamento necessário para pintar.

Muitas vezes, as fachadas são altas e até de difícil acesso.

Para isso, os profissionais que trabalham com esse tipo de serviço de pintura, são preparados para diversas situações.

Eles podem usar andaimes ou alpinismo predial, dependendo do tipo de acesso.

2. Pintura interna

A pintura interna, diferentemente da externa, não estará exposta à intempéries naturais. Porém, é possível que ela tenha mais contato físico com as pessoas.

Uma pintura comercial interna, deve ser pensada de acordo com o tipo de público. Não é a toa que escolas costumam fazer uma pintura dupla.

Onde a parte de baixo da parede possui um acabamento impermeável e mais escuro para evitar manchas de sola e coisas do tipo.

3. Acabamento impermeabilizante

Se tratando de impermeabilização, há dois modos de se proceder. O primeiro é usando itens impermeabilizantes, durante a obra ou reforma.

Podemos destacar:

  • A manta asfáltica que é uma manta à base de petróleo que adere às superfícies, tornando-as impermeáveis;
  • A massa impermeável, que é uma massa com aditivos, para que se torne impermeável;
  • E a manta líquida, que é como a manta asfáltica, porém, não é sólida e sim líquida, para alcançar mais lugares.

E no segundo caso, temos os acabamentos impermeáveis, que são as medidas impermeabilizantes que não necessitam de acabamento.

Um exemplo disso, são os rejuntes impermeáveis e a tinta impermeável, que oferece acabamento bonito e à prova de água.

4. Pintura e impermeabilização para telhados

Semelhantemente à pintura de paredes externas, a pintura de telhados deve ser feita com tinta resistente à mudança climática.

E o acabamento impermeabilizante, é de extrema importância também, para que seu telhado dure mais e não ocorra nenhum problema com infiltração.

Os telhados de amianto, podem ser impermeabilizados com a aplicação de um impermeabilizante para telhado de amianto, facilmente encontrado em lojas de materiais de construção.

É altamente indicado que esse tipo de serviço seja feito por profissionais experientes, pois a contratação de uma empresa de pintura, nesse caso, te dá a garantia de um serviço bem feito que não vá trazer problemas.

Além disso, evita o risco de algum acidente perigoso em relação à altura e fragilidade dos telhados.

A pintura para altas temperaturas não deve reagir com o calor

A utilização do tipo de pintura apropriado para cada situação, certamente evitará riscos e gastos desnecessários, uma vez que, pintura não é um gasto e sim um investimento, para a aparência e proteção da sua residência ou estabelecimento

1. Pintura para churrasqueiras

Por possuírem superfícies quentes, a pintura feita em churrasqueiras e outros itens que trabalham em altas temperaturas (fornos etc.), precisa utilizar uma tinta refratária, que não irá queimar, derreter, nem reagir ao calor provocando a liberação de químicos tóxicos.