construção civil

Sustentabilidade empregada no setor da construção civil

O setor da construção civil tem um alcance primordial para o desenvolvimento do país. São diversos os segmentos produtivos que estão relacionados à área imobiliária, atendendo uma demanda sempre crescente em cidades de pequeno, médio e grande porte.

O atendimento das necessidades da população é acompanhado por empresas da área, principalmente aquelas que estão no centro dos processos. Pra isso, basta observar a atuação de construtoras e empreiteiras imobiliárias nas mais diferentes regiões do país.

A adequação do zoneamento urbano em determinados municípios, além da construção de conjuntos habitacionais e condomínios residenciais, têm proporcionado um crescimento significativo para as estruturas imobiliárias.

Ocupação de espaços e a demolição seletiva

Os centros urbanos das grandes e médias cidades estão ocupados há muito tempo, levando em consideração o crescimento desordenado ocorrido com o passar do tempo. Com os ajustes empregados e as atualizações necessárias no setor imobiliário, muitos prédios precisam ser demolidos e passar por uma transformação completa.

Para que o trabalho seja feito de maneira adequada, com toda a segurança implementada, as empresas de demolição em sp estão empregando métodos de retirada de material da construção civil para a reciclagem e o reaproveitamento, inclusive com o descarte de resíduos sólidos para indústrias de reciclagem.

Muitos objetos são reaproveitados em outras obras, dando uma sobrevida para os materiais que são retirados de maneira apropriada, sem interferir na estrutura física. Entre os diversos elementos que podem ser reutilizados estão:

  • Blocos e tijolos;
  • Madeira estrutural;
  • Portas e janelas;
  • Telha de cerâmica.

Os pisos e azulejos, dependendo das condições e da aparência, podem receber um tratamento a partir do jateamento industrial, em que é possível remover impurezas como camadas de tinta, poeira residual e produtos aplicados anteriormente.

Materiais prontos para instalação na obra

Diminuir o tempo de construção de uma obra é vantajoso para diferentes segmentos. Para o proprietário, significa que o imóvel estará à disposição o quanto antes. Para os trabalhadores, existe a possibilidade de atender outros clientes.

Diante disso, o planejamento orçamentário envolve diversos materiais da construção civil que se ajustam para que o imóvel seja preparado seguindo todas as normas técnicas. Sendo assim, o objetivo é entregar um produto que reflete segurança e conforto para a estrutura imobiliária final.

Para atender todos os pontos obrigatórios, inclusive sendo observados por órgãos fiscalizadores, há produtos que podem ser aplicados na construção e que facilitam os trabalhos. O investimento em colunas prontas para construção preço disponibilizado neste material reflete em menos tempo de preparo para algo essencial em toda a estrutura.

Inserido sobre pontos específicos da obra para a sustentação de paredes e telhados, essas colunas suportam os elementos por um longo tempo. Mas é preciso lembrar que, o projeto deve ser desenvolvido por profissionais da área de engenharia e arquitetura, para que a carga seja distribuída de maneira correta.

Outro material que deve ser implementado quando se trata de sustentação de partes de uma construção imobiliária, está nos ferros para vigas combinados com areia, pedra e cimento, formando o concreto armado.

Os modelos utilizados possuem ranhuras, fortalecendo a estrutura e se tornando parte essencial para garantir a segurança do imóvel. A combinação de material produzido no canteiro de obras com peças prontas disponíveis no mercado reduz o tempo de construção.

Peças metálicas empregadas como acabamento

Os materiais da construção civil podem ser adaptados conforme a necessidade estrutural e o projeto proposto pela arquitetura. O uso da chapa expandida de aço em ambientes dedicados para a passagem de pedestres, por exemplo, é comum em áreas com um volume grande volume de trânsito, como as estações de trem e metro, rodoviárias e outros pontos públicos.

A adaptação para um ambiente residencial é possível, como a construção de mezaninos com esse tipo de material, aproveitando espaços aéreos na área de lazer.

Quando se trata de materiais utilizados para a delimitação do terreno, muitas obras têm utilizado a tela ondulada galvanizada, que possibilita combinar o paisagismo com a jardinagem. Dessa forma, é possível proporcionar um aspecto de segurança, pelo menos com relação a passagem de animais, com o emprego de mais verde e natureza para as obras.

A sustentabilidade é uma forma de garantir que os espaços disponíveis para a construção de novos imóveis seja empregada de maneira eficiente, principalmente com a demolição sendo realizada de forma adequada.

Todos os materiais utilizados na construção civil podem ser recuperados, reciclados ou descartados, desde que sejam encaminhados para uma empresa que emprega as destinações de acordo com com a legislação ambiental vigente.