Segurança e sinalização externa para comércio

Como o comércio é um dos setores que mais contribui com o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, muitas pessoas que sonham em ser donas do próprio negócio cogitam a possibilidade de se aventurarem no mundo das vendas.

Apesar disso, a importância do segmento, por si só, não é o suficiente para garantir o sucesso do estabelecimento: também é imprescindível que ele seja aberto de forma planejada, e que os proprietários se esforcem para mantê-lo em equilíbrio financeiro.

Da mesma maneira, há outro aspecto que, por mais importante que seja, costuma ser renegado pelos empreendedores da área: sua estrutura externa, ou seja, a fachada.

Isso pois, além de chamar a atenção de quem passa pelo local, convidando-os a conhecer a loja, ela também deve contar com alguns itens de proteção, como a tela otis.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas de segurança e sinalização externa para o seu comércio:

  1. Invista em barreiras físicas

Não é novidade para ninguém que a segurança pública no Brasil passa por um péssimo momento. Apesar disso, nem todos consideram que, em muitos casos, os estabelecimentos comerciais são muito mais visados por ladrões do que residências.

O motivo por trás disso é o fato de que empresas normalmente têm itens como dinheiro em espécie e equipamentos de valor em seu interior. Felizmente, há várias opções no mercado para evitar que isso aconteça, tais como:

  • Itens de segurança eletrônica;

  • Medidas de controle de acesso;

  • Barreiras psicológicas;

  • Barreiras físicas.

No caso destas últimas, uma das alternativas disponíveis é o uso de artifícios como muros e grades, que são eficientes devido ao fato de criarem barreiras físicas para invasores em potencial. Assim, as chances de roubos caem consideravelmente.

Apesar disso, é preciso ter em mente que, no caso de lojas, o uso dessa estratégia não pode prejudicar a visibilidade da fachada, de modo que a atração de clientes não seja afetada.

Por conta disso, recomenda-se o uso de produtos como o gradil eletrofundido, que mantém o negócio visível e, ao mesmo tempo, o protege de invasores.

Além disso, caso o seu estabelecimento seja localizado em uma cidade litorânea, o material usado para confeccionar a grade deve ser escolhido com cuidado.

O motivo por trás disso é a maresia, que acelera a oxidação dos metais e, consequentemente, os torna mais frágeis. Por conta disso, nessas situações, é melhor optar por uma tela soldada galvanizada.

  1. Considere o uso de barreiras psicológicas

Por mais eficientes que as barreiras físicas se apresentem, é interessante que elas sejam usadas em conjunto com outras medidas de segurança, de modo a dificultar ainda mais as invasões.

Uma das melhores opções disponíveis são as chamadas barreiras psicológicas, que, como o próprio nome diz, geram um efeito mental que dissuade o criminoso a seguir com a invasão.

Um ótimo exemplo disso é o arame farpado para cerca. Por mais que ele também seja considerado uma barreira física, esse elemento pode causar ferimentos sérios em um invasor. Assim, ele ajuda a dissuadir criminosos, o que, por sua vez, o configura como uma barreira psicológica.

Apesar disso, é preciso ter em mente que esse item só surtirá o efeito necessário se ele for instalado corretamente, afinal, qualquer brecha no arame gera uma falha de segurança.

Isso significa que é preciso analisar as características da grade (por exemplo, se ela tem um mourão para cerca ou não) para definir a melhor maneira de posicioná-lo.

  1. Deixe o número do imóvel claro no comércio

Com a expansão do marketing digital, cada vez mais pessoas descobrem estabelecimentos por meio da internet. Por conta disso, elas precisam que a página do negócio forneça dados detalhados de endereço, de modo que ele possa ser encontrado com tranquilidade.

De modo a evitar problemas com isso, recomenda-se tomar uma medida simples: usar números em mosaico de qualidade, que sejam nítidos e fáceis de ler, na fachada do estabelecimento. Deste modo, um cliente de primeira viagem, que ainda não visitou a loja, não terá dificuldades para encontrá-la.

  1. Invista em uma fachada de qualidade para o comércio

Por último, mas não menos importante, também é interessante ressaltar que, independentemente dos produtos vendidos pela empresa, é fundamental que ela tenha uma fachada adequada.

Na prática, isso significa que ela deve ser chamativa, esteticamente agradável e conforme a identidade visual do negócio.

Além de conferir um ar profissional ao negócio, isso fará com que quem passa por ele o note, criando mais um canal de atração de clientes.