Conheça mais sobre a relação entre design e bem estar dos funcionários

Em Hong Kong, país que abriga em torno de 7 milhões de habitantes, localizada na região litorânea chinês, a terra dos “andaimes de madeira”, existe um termo chamado feng chui (feng: barulho do vento chui: barulho da água).

Esse método de organização existe há mais de 4.000 anos e tem como finalidade organizar o ambiente de acordo com:

  • Incidência solar;
  • Os móveis;
  • A água;
  • A circulação de ar;
  • As plantas.

Essa prática faz com que a fluidez dos elementos e a canalização da energia, reflitam nas construções dos imóveis, na organização da mobília e equipamentos eletroeletrônicos de residências e empresas.

Não sabemos o quanto o feng chui afeta o ambiente de trabalho, mas coincidentemente, Hong Kong está na lista dos maiores arranha-céus do mundo e a sua economia é incrivelmente alta.

Como aplicar o método feng chui no ambiente?

O ocidente adotou muitas práticas desta metodologia e isso é bem nítido no paisagismo empresarial, por exemplo, que adota as medidas usadas na prática da jardinagem do feng chui.

É muito comum também, por exemplo, as famosas fontes de água com carpas, que é tão frequente na China e está sendo adotada aqui no Brasil.

Assim como no resto do mundo, pois significa e atrai prosperidade. Não há como ter previsões estatísticas, para analisar o impacto do design em um ambiente de trabalho.

Mas, há como medir as médias de produção altas, em empresas que priorizam o bem estar de cada colaborador.

E em empresas, cujos designs arquitetônicos facilitam na iluminação, aquecimento e em um ambiente que desperta a criatividade. A energia solar, é algo a ser levado em conta.

Tanto na construção quanto na elaboração dos móveis em um ambiente. Além de oferecer claridade natural, ela energiza o ambiente e saber aproveitá-la é, certamente, economizar.

A luz é a orientação de construções civis e que determina as posições das janelas, portas e dos telhados, mas também é a bússola de design de interiores.

Onde todo o escritório deve ser estruturado de acordo com a incidência solar, aproveitando os raios solares e distribuindo os móveis de acordo com a incidência da luz.

A ventilação é algo que precisa de atenção em um projeto de design, o fluxo do ar condicionado, deve estar estrategicamente posicionado em todo local.

Economia é algo que deve ser levado em consideração, o ar condicionado duplo antigo pode dar lugar a um ar condicionado multi split.

Podendo economizar até 60% em relação à equipamentos de ar condicionado obsoletos. A iluminação elétrica também é importante para o bem estar dos funcionários que trabalham em uma empresa.

O uso de lâmpadas LED, é mais eficiente e econômica do que as demais, além de evitar a fadiga da visão do colaborador.

Luminárias de mesa podem ser um item a mais para agregar sofisticação às mesas. Você pode economizar, de acordo com alguns tipos de materiais.

Se sua obra estiver em fase de iniciação, optar por uma escada de ferro pode ter um bom custo-benefício, já que o valor de escada de concreto é mais elevado, a piori.

Já se foi o tempo em que o tamanho da mesa significava status e as salas atribuíam quantidade de poder e níveis hierárquicos.

Os projetos de design atuais, usam mesas únicas em todo o ambiente, fazendo com que as pessoas se integrem.

E as paredes que dividiam os cargos e gerências, agora dão lugar ao vidro e ao fácil contato e circulação do colaborador ao empreendedor.

A segurança é um fator a ser levado muito a sério em um ambiente corporativo

Planejar um escritório onde os colaboradores possam facilmente evacuar o andar, é fundamental em qualquer projeto de construção.

O design de uma empresa, deve ser estruturado para, além de promover fluidez e bem estar, gerar segurança aos funcionários.

Atentando à essas especificações, existem algumas considerações à seguir:

  • O tamanho da cadeira em relação à bancada de trabalho ou aparador para os pés, para que o funcionário não tenha má circulação. Isso pode prevenir acidentes de trabalho conhecidos como LER (lesão por esforço repetitivo) e DORT (doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho);
  • O projeto de design deve atentar-se aos perigos das fiações e circuitos elétricos, fazendo com que todos os cabos do escritório fiquem embutidos na estrutura, a fim de que não possam deixar os colaboradores em situação de perigo;
  • Em todo escritório deve circular a corrente de ar e todas as saídas devem estar desbloqueadas, contendo alguns itens básicos de segurança. Um projeto de design, deve aperfeiçoar todos os espaços de uma empresa, mas deve deixar visíveis as saídas de emergência.