Reforma residencial: como melhorar a estética do imóvel

Ao falar de reforma residencial, muitas pessoas tendem a se esquivar ou deixar para depois, devido aos inúmeros transtornos que uma obra pode causar.

No entanto, não há como fugir: o desgaste do tempo, bem como a entrega de um imóvel para locação, ou as possíveis falhas e danos estruturais fazem com que a reforma seja necessária.

Mas, fazer uma reforma não é somente ter dores de cabeça.

Claro que, é preciso tem um planejamento completo das etapas, para evitar erros, problemas e manter um cronograma, contudo a reforma é um jeito simples e direto de ter uma casa repaginada.

Em alguns casos, é possível iniciar uma reforma de maneira muito fácil, como por exemplo, na troca ou higienização de móveis, aplicação de pinturas novas nas paredes e, até mesmo, o uso de ornamentos decorativos.

Reformas simples que fazem toda a diferença

Uma das principais reformas de uma residência consiste na substituição de revestimentos, no caso dos pisos.

A preferência pelo piso laminado colocado, por exemplo, fez com que muitas pessoas optassem pelo material, devido às inúmeras vantagens. Entre elas, destacam-se:

  • O excelente custo-benefício do piso laminado;
  • A rapidez de instalação do revestimento;
  • A grande durabilidade e resistência do material;
  • A versatilidade de modelos do piso laminado.

Além disso, o piso laminado é muito prático na hora da limpar. Para o procedimento, não é preciso esforço ou a aplicação de produtos caros.

Recomenda-se o uso de uma vassoura de cerdas maciais, aspirador de pó e a finalização com um pano úmido.

Outro tipo de revestimento muito procurado em reformas é o piso vinílico.

Ele tem um preço de investimento muito barato e está disponível em modelos que imitam madeira, mas sem a necessidade de impermeabilização do revestimento, como é feito nos tacos e assoalhos.

Além disso, o piso vinílico é o preferido dos projetos de arquitetura, pois é moderno e ecológico, além de ser fabricado com materiais reciclados.

Para a instalação de piso vinílico a superfície deve estar limpa e uniforme.

A colocação é muito simples, no entanto, recomenda-se que a colocação seja feita por um profissional, a fim de evitar possíveis erros, comprometendo a beleza do revestimento.

Entre outras vantagens do material, destacam-se as características antialérgicas, de resistência e durabilidade do piso vinílico.

Vale ressaltar que o vinil não é recomendado para a instalação em áreas externas, úmidas ou que tenham muito contato com água, como banheiros, saunas e espaços com piscinas.

Os móveis pontiagudos também podem ser prejudiciais ao revestimento, pois arrastar a mobília no piso vinílico pode gerar marcas e ranhuras.

Procedimentos de limpeza que fazem a diferença

Além das reformas estruturais, com a substituição de materiais, renovação de revestimentos e acabamentos, alguns serviços simples de limpeza podem fazer toda a diferença na hora de renovar a casa.

É o caso, por exemplo, da limpeza de colchão a seco. O método é bem simples e rápido, mas deve ser feito por empresa qualificada, já que é preciso utilizar equipamentos e produtos especiais.

A principal vantagem da limpeza a seco está na ação detergente, que não atravessa o tecido e, por isso, não causa mofo, fungos e odores ruins no colchão.

Dessa forma, todo o ambiente do quarto irá sentir os benefícios de uma limpeza completa e eficiente.

Ainda nesse sentido, a higienização de sofá promove uma sensação única para a sala, renovando o móvel, que fica como novo e, até mesmo, retirando odores do ambiente.

Quem tem pets, principalmente, cães e gatos que ficam no sofá, deve fazer a limpeza periodicamente, para retirar microrganismos, bem como dar ares mais agradáveis ao local.

Por fim, a limpeza ou até mesmo a troca das cortinas e tapetes é algo simples, sem reformas estruturais, mas que pode modificar totalmente o estilo e a decoração da casa.

Com um plano de decoração, é possível ter um ambiente renovado, moderno e sofisticado, sem a necessidade de gastar muito com a troca de pisos, paredes e entre outros procedimentos.

No entanto, mesmo com a mudança e aquisição de ornamentos, deve-se ter parcimônia, afinal, adquirir um produto novo, mas que não combina com o estilo da casa é um gasto desnecessário.

Sendo assim, em caso de dúvidas, é recomendável pedir sugestões para arquitetos e designers de interiores.