Quais profissionais são escolhidos para uma construção?

Veja quais são e quais suas respectivas designações no setor da construção civil. Acompanhe a partir dos demais passos do texto.

Para uma obra ou construção ser realizada, é necessário que haja o comprometimento de diversos profissionais, a fim de finalizá-la da melhor maneira possível. São diversos processos e etapas distintas que necessitam da atenção de profissionais capacitados.

Você sabe quais são os profissionais que uma construção necessita? Não? Por isso separamos aqui as funções de cada profissional em uma obra, a fim de ajudá-lo a compreender melhor as etapas da construção ou mesmo saber qual mão de obra sua construção necessitará.

Continue lendo o texto e confira quais são esses profissionais.

Empreiteiro

O empreiteiro de obras, como também o chamam, geralmente é um profissional autônomo, ou seja, que trabalha por demanda, de acordo com o número de projetos que consegue em períodos específicos.

Eles comumente realizam serviços relacionados com a construção civil, remodelação ou mesmo a demolição de alguma edificação ou estrutura.

Dentre o meio, se costuma dividir o empreiteiro em duas categorias distintas: aqueles que já possuem uma equipe e por conseguinte continuam realizando projetos junto a ela e aqueles que são chamados de gerais, que subcontratam parte específica do trabalho ou todo ele de uma outra empresa.

Dentre o meio da construção civil, existe espaço para esses dois tipos de atuação. Por exemplo, obras menores não necessitam de subcontratos, mas aquelas com um porte maior, onde podem acontecer em diversas locações diferentes, essas já necessitam de subcontratos para que o prazo de entrega seja devidamente cumprido.

O empreiteiro normalmente está encarregado disso:  funções relacionadas aos contratos. Para desempenhar essa função, é exigido formação superior em arquitetura ou mesmo engenharia civil, mas além disso, também é necessário uma licença para exercer a função, e essas requisições variam de estado para estado, cada qual com a sua norma vigente.

Mestre de obras

O chamado mestre de obras é o profissional que é encarregado por fiscalizar a realização da obra, do seu começo até sua finalização.

Ele tem como função, analisar as instruções técnicas dos projetos com outros profissionais, auxilia na instalação do canteiro de obras, faz a monitoria da equipe, como também sobre os devidos padrões de qualidade, enfim, controla tudo o que se passa no local da construção.

Mas não suas responsabilidades não param por aí. Este profissional também é encarregado de solucionar problemas e conflitos que podem vir a ocorrer na obra rotineiramente.

Além de tudo isso, são também, algumas funções do mestre de obras:

  • Controlar os materiais usados;

  • Orientar a equipe para o comprimento de prazos;

  • Analisar e interpretar plantas e gráficos;

  • Trabalhar na gestão de resíduos.

Acima de tudo, o mestre de obras é um líder. Ele precisa saber dialogar com sua equipe, ouvir opiniões, resolver conflitos e traçar planos viáveis para o melhor cumprimento da obra.

Eletricista

O eletricista é um profissional mais popularmente conhecido. Ele atua nos meios da indústria da construção civil e também no meio residencial e comercial. Esse profissional deve saber projetar, realizar e fazer manutenção em sistemas de instalações elétricas em geral.

Um eletricista devidamente formado e experiente, é capaz de interpretar desenhos técnicos de fiações elétricas, realizar manutenções em máquinas, testar a segurança de equipamentos elétricos e projetar redes de distribuição de energia.

É o profissional responsável por toda parte elétrica da construção, logo, é muito procurado pela construção civil, pois seu serviço é tão essencial quanto os demais para entrega da obra.

Pedreiro

Também popularmente reconhecido, o pedreiro é o profissional designado em colocar a mão na massa e transformar os projetos de arquitetos e engenheiros em realidade.

É ele que levanta a construção e realiza serviços de alvenaria, reboco, contrapiso, reenquadramento de portas, janelas, lajes e acabamentos em geral.

Pintor

Esse profissional será aquele que desempenha seu serviço nas etapas finais da obra. O pintor é o responsável pelo acabamento estético da construção, encarregado de realizar a pintura interna e externa da edificação.

Tem muita importância, pois seu trabalho é aquele que mais chamará atenção e do qual não necessita de conhecimento prévio para avaliação, sendo passível de crítica por qualquer um que veja seu serviço.

Em outras palavras, é aquele que coloca a cereja em cima do bolo, ou seja, finaliza a obra e a define se realmente foi um sucesso ou não.

Cada profissional tem sua importância, e para que a obra seja concluída com sucesso sem que nenhum empecilho grave ocorra, é necessário que todos esses estejam comprometidos com suas funções.