imobiliários

Projetos imobiliários empregam equipamentos diferenciados

Os empreendimentos imobiliários estão ocupando cada vez mais espaços nos centros urbanos, na formação de novos bairros, acompanhando o desenvolvimento dos municípios, por todo o país.

As prefeituras municipais precisam intervir, com conhecimento da população, criando projetos e denominando áreas específicas para os serviços e as ocupações territoriais. Dessa forma, o zoneamento urbano pode ser dividido em quatro áreas distintas:

  • Residencial;
  • Comercial;
  • Industrial;
  • Rural.

Tomando os devidos cuidados, algumas áreas podem ser mistas, resguardando a legislação ambiental e empregando condomínios residenciais, empresariais e industriais divididos em setores específicos.

As áreas de proteção ambiental devem ser respeitadas, mantendo a fauna e a flora local preservadas. Áreas com nascentes e lençóis freáticos também precisam de licença ambiental, independente do empreendimento a ser instalado, tomando todas as precauções vigentes na legislação ambiental.

Dedetização previne áreas internas e externas

Pela aproximação junto a matas, córregos, rios, lagos e praias, muitos empreendimentos imobiliários sofrem com a aproximação de insetos, já que o ciclo natural é quebrado, com a falta de predadores. Isso acontece há muito tempo, quando as leis ainda não estavam em vigor, ou, até mesmo, nem existiam.

De qualquer forma, o conforto de moradores e usuários do espaço precisa ser garantido, adaptando-se da melhor forma junto ao meio ambiente restante.

Para afugentar insetos, como moscas, pernilongos, baratas e camundongos, a contratação de uma empresa de controle de pragas é necessária.

Ações corretivas e preventivas são tomadas, impedindo a reprodução e atração desses animais, muitas vezes peçonhentos, como cobras e escorpiões. Os trabalhos são realizados para o extermínio de abrigos e tocas, muito comuns em locais próximos a bueiros destinados à água pluvial.

Esse tipo de serviço é eficiente, até mesmo, para a saúde pública, já que doenças, como dengue e febre amarela, passam a ser mais raras em localidades específicas.

É preciso lembrar que a responsabilidade dos moradores não diminui, já que o acúmulo de água em vasos e outros equipamentos residenciais pode atrair mosquitos transmissores em estações climáticas mais quentes, como verão e primavera.

Além das áreas residenciais, centros comerciais e industriais também recebem controles de praga, de forma integrada. O uso de armadilhas luminosas é muito comum, pois são equipamentos de fácil instalação com eficiência comprovada.

O projeto que utiliza lâmpadas de ultravioletas funciona por meio da emissão de uma faixa de luz ultravioleta, atraindo insetos voadores fotossensíveis. Como são armadilhas, possuem uma placa adesiva em seu interior, retendo os insetos que chegam até o local.

Distribuição de energia elétrica eficiente

A proximidade com áreas naturais não impede a instalação de redes elétricas proporcionadas pelas concessionárias de energia, tanto públicas quanto as privadas.

Para atender de maneira eficaz aos empreendimentos imobiliários, as construtoras e incorporadoras ficam responsáveis pela instalação de paineis de comando eletrico na parte interna dos imóveis.

Bastante comum em condomínios residenciais, estabelecimentos comerciais, fábricas e indústrias, esse sistema é pré-fabricado em módulos, formado por barras condutoras com blindagem compacta.

Em seu interior são aplicados os disjuntores e, dependendo da instalação imobiliária, também podem contar com temporizadores, interruptores e dispositivos responsáveis pelo controle de sistemas elétricos individualizados.

As estruturas residenciais recebem a energia elétrica fornecida pela concessionária diretamente no quadro de comando eletrico montado, sendo adaptado para uma série de funções, como comando de iluminação, tomadas e, até mesmo, para motores elétricos para piscina.

Isso garante a segurança patrimonial e dos moradores, possibilitando o desligamento de sistemas elétricos específicos, como toda a rede ligada à iluminação, ou mesmo separado por cômodos e áreas internas e externas.

Equipamentos facilitam e agilizam tarefas

A instalação correta de uma rede de energia apropriada permite que os imóveis recebam diferentes equipamentos, como elevador de carga e social em prédios residenciais, facilitando o acesso de moradores, visitantes e prestadores de serviço com mobilidade reduzida.

A manutenção desses equipamentos precisa ficar sob a responsabilidade de empresas especializadas, que contam com profissionais capacitados e ferramentas apropriadas.

A lubrificação de correntes, a higienização interna dos elevadores, a manutenção do painel de acesso e o conserto de motores elétricos devem ser realizados periodicamente. Assim os problemas são evitados e os moradores podem usufruir do equipamento com segurança.

O mercado imobiliário tem se adaptado ao desenvolvimento urbano, respeitando a legislação vigente quanto à proteção ambiental e se aproveitando das matérias-primas de forma mais inteligente, empregando a sustentabilidade nos mais variados projetos.

Com isso, o setor da construção civil atende à demanda crescente de moradores nos grandes centros urbanos, ao mesmo tempo em que oferece empreendimentos imobiliários em cidades do interior e litoral. São casas e apartamentos de veraneio e salões comerciais voltados para o investimento.