condomínio

Projeto de combate a incêndio deve contemplar todas as áreas

As moradias em forma de condomínio possuem diversas características que não são comuns quando se trata de uma casa ou um sobrado.

Muitas escolhas dependem de uma reunião entre os moradores, para que o síndico possa apresentar uma série de empresas e orçamentos que atendam às expectativas e necessidades do conjunto habitacional.

Em alguns casos, a emissão de documentos que permitem a ocupação dos imóveis é renovada periodicamente, para que as estruturas imobiliárias apresentem condições de funcionamento e segurança.

É o caso da disponibilidade do auto de vistoria do corpo de bombeiros ou simplesmente AVCB. Esse documento comprova que o edifício está apto para casos de incêndio e situações de pânico, reduzindo a possibilidade de acidente entre os moradores e usuários.

Projeto envolve diversas situações emergenciais

Os prédios e edifícios condominiais possuem diferentes tamanhos, desde os pequenos que atendem poucos moradores até os muito altos, que são misto de moradia e ambientes comerciais e empresariais em um mesmo local.

Para atender de forma adequada cada modelo de empreendimento imobiliário é preciso contratar uma empresa de monitoramento de alarmes e desenvolvedora de projetos personalizados para combate a incêndio.

Como envolve muitos moradores, mesmo em um prédio pequeno, as empresas que trabalham nesse setor de implementação de equipamentos de combate a incêndio precisam identificar os pontos a serem melhorados e seguir as normas regulamentadoras impostas pela legislação vigente.

Dessa forma, o trabalho de prevenção começa com a manutenção preventiva e substituição de peças desgastadas de detectores de fumaça e sprinklers.

Se não houver esses equipamentos, será necessário a instalação com as adaptações corretas para a disposição de um sistema hidráulico compatível.

Apesar do custo do extintor de incêndio preço ser variado de acordo com o tamanho do equipamento e a finalidade, as lojas especializadas disponibilizam aqueles que devem estar presentes em um empreendimento residencial.

Para a empresa que desenvolve o projeto de combate a incêndio, é necessário implementar alguns elementos essenciais, entre eles:

  • Hidrantes e mangueiras com fácil acesso;
  • Identificação visual de rota de fuga;
  • Escadas com porta corta-fogo;
  • Formalização de uma brigada civil.

A presença de uma iluminação de emergência que é acionada por meio de baterias próprias é uma facilidade que pode evitar muitas tragédias. O sistema hidráulico pode ser abastecido por uma cisterna individual, para que esteja à disposição a qualquer momento.

Os moradores que fazem parte da brigada civil passam por treinamento especializado para casos de pânicos, com cursos que envolvem primeiros socorros e instruções em situações de emergência.

O conhecimento da rota de fuga por meio das escadas é de fundamental importância para todos os envolvidos.

Investimento compartilhado no valor do condomínio

De tempos em tempos é necessário fazer a substituição de determinados equipamentos. A compra extintor pode ser feita após a pesquisa em lojas especializadas e a apresentação em uma reunião de condomínio.

Esse cuidado é necessário pois em caso de fiscalização é possível que o agente possa multar todo o condomínio por falta de atenção. Cabe aos moradores cobrar esse tipo de trabalho por parte do síndico e do zelador, assim como da administradora do local.

O valor de um conjunto de extintor preço pode ser muito baixo, pois não é necessário fazer a compra de um novo equipamento, mas a substituição, o que reflete em um custo muito menor do que a multa.

Combinação de elementos de segurança na decoração

As caixas que comportam a mangueira e os extintores de combate a incêndio devem estar disponíveis e de fácil acesso.

A decoração deve ser pensada à parte, com um projeto de paisagismo residencial que não dificulte o alcance em caso de necessidade, mas também não seja um elemento que destoa de todo o ambiente.

A contratação de um profissional que cuida de design de interiores pode ser essencial para manter um ambiente de uso comum, como um corredor entre apartamento, com os equipamentos necessários e uma beleza visual compatível.

O paisagismo residencial vai além, com a presença de hidrantes em pontos estratégicos do condomínio, mas que podem fazer parte do cenário como um elemento que deve receber indicativos que chamam a atenção quando necessário.

Os projetos de combate a incêndio em imóveis devem passar por uma avaliação de um profissional especializado, verificando no local se tudo está sendo aplicado de forma correta.

A arquitetura predial e estrutura física dos ambientes podem ser essenciais para evitar qualquer tipo de acidente, como o uso de fios e cabos elétricos de qualidade e anti-chamas.

Para os moradores, zeladores e síndicos de condomínios fica a responsabilidade de seguir as regras relacionadas à moradia, pensando sempre nas normas de segurança que devem ser seguidas à risca.