Processos necessários para promover a segurança do imóvel

Em um domicílio, seja ele uma casa ou apartamento, ambiente comercial ou residencial, é de extrema importância estar atento a aspectos relacionados à segurança e à proteção, principalmente diante das instalações elétricas do local.

Existem diversas Empresas de instalações elétricas que estão disponíveis no mercado para realizar um serviço de forma efetiva e com qualidade técnica ao cliente.

É importante que essas empresas contem com profissionais altamente qualificados e, ainda, especialistas em seu segmento, visando a oferecer o melhor serviço ao cliente.

Por causa da importância de realizar uma instalação elétrica de forma assertiva em seu prédio ou local de trabalho, este artigo irá trazer algumas dicas tanto sobre documentação e também sobre aparelhos que não podem faltar.

Você sabe o que é CFTV?

O CFTV é um sistema utilizado para a segurança de um local. Ele é composto por câmeras, gravadores e até mesmo monitores que ajudam na captura de tudo que é gravado e transmitem essas imagens para uma central.

A Instalação de CFTV demanda uma boa estruturação na parte elétrica e uma ação que pode acontecer de forma ágil e eficiente.

Com isso, o cliente que vai até sua loja ou o morador em sua casa consegue ter maior segurança de que a ação realizada está sendo gravada. Essa instalação, feita com qualidade profissional, ajuda também a inibir a ação de bandidos.

Ainda sobre as instalações elétricas, o fato de fazer de forma incorreta pode gerar um surto elétrico no local. Esse fenômeno é responsável pela queima dos componentes elétricos de um local e, por isso, é necessário aplicar um protetor de surto eletrico, com o objetivo de reforçar a segurança do local.

Os surtos elétricos podem ser ocasionados em razão de uma descarga na atmosfera, uma corrente elétrica em excesso ou por algum tipo de anomalia. Por isso, o uso desse protetor é de extrema importância.

Esse protetor evita que o equipamento queime e ele funciona por meio da interação dos componentes e materiais presentes no quadro elétrico de um local.

Geralmente, quem faz esse serviço é um resistor elétrico, que é um pequeno dispositivo que atua tanto na corrente elétrica como na tensão que ela gera. Esse equipamento é extremamente rápido e evita uma passagem de tensão elétrica de forma sobrecarregada.

Nos aspectos referentes às instalações elétricas, é fundamental investir em um Projeto de economia de energia.

Isso, porque esse projeto consegue instalar lâmpadas mais eficientes, que gerem menos calor, tomadas e equipamentos que possuam baixo índice de consumo energético e outras ações que podem reduzir as contas do proprietário do local.

Laudo AVCB: você sabe o que é?

Além das precauções referentes à instalação elétrica de um local, outro detalhe bastante importante se refere à prevenção de incêndios.

Principalmente em locais onde moram muitas pessoas, como é o caso de edifícios, as chances de ter um acidente por princípio de incêndio são muito maiores. Por isso, existem meios de se proteger e documentos que comprovam o preparo do local.

Conhecido como Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro – AVCB, esse é um documento utilizado em edificações, de modo obrigatório.

Esse tipo de documento é emitido pelo Corpo de Bombeiros e indica que a edificação passou por uma vistoria e que atende as medidas técnicas de segurança em relação a prevenção de incêndios ou atuação efetiva de remoção dos moradores no caso de um princípio de incêndio.

O projeto avcb é realizado a partir do tipo de edificação, que pode ser:

  • Um prédio comercial;
  • Prédios de moradores (residenciais);
  • Comércios;
  • Lojas;
  • Indústrias;
  • Locais com grande circulação de pessoas;
  • Shoppings, etc.

A falta da AVCB no edifício pode gerar multas ao síndico ou ao proprietário do local. Além disso, o estabelecimento corre o risco de ser fechado em razão da imprudência.

Ou seja, esse é um documento que ajuda a garantir a segurança tanto do patrimônio quanto das das pessoas, principalmente. É possível analisar a presença de escadas, saídas de emergência, faixas de identificação, presença de extintores, luzes, dentre outros detalhes.

Além dessa documentação, para quem vive em edificações, é necessário apresentar também um laudo de aterramento. Isso é importante, porque o Brasil possui altos índices de raios.

Por meio do aterramento, um elemento metálico é instalado no topo do edifício de forma segura e o raio é atraído e direcionado para a terra. Isso traz mais segurança ao local e também serve como uma precaução com acidentes elétricos.

Enfim, todos esses processos são primordiais para garantir a segurança do patrimônio e, principalmente, da vida humana, que vale mais que qualquer bem material.