terreno

Processos de preparação da obra: terreno e fundação

Uma construção possui inúmeras etapas e todas elas visam o desenvolvimento e a melhor execução do projeto que foi desenhado e proposto. Cada uma das etapas portanto é responsável por uma edificação sólida, concreta e que não apresenta grandes falhas.

Para que então todo o projeto tenha uma boa execução e uma boa fundamentação é necessário ter bons equipamentos adquiridos em loja de materiais de construção e aprender e entender como acontece a chamada preparação do terreno e as fundações que são usadas no projeto.

Essas duas metodologias são importantes para que as obras tenham a solidez necessária. Neste breve artigo, entenderemos sobre essas metodologias de forma mais clara e objetiva.

Preparando o terreno para construção

Uma casa que será construída do zero precisa de um terreno. E este terreno é conhecido em grande parte como lote. Os lotes, geralmente, por serem apenas pedaços de terra, não estão preparados para que a construção ocorra.

Neste sentido, antes de começar os processos com a mini escavadeira, retroescavadeira e marteletes, é preciso entender como preparar o terreno.

Abaixo veremos as principais formas de fazer isso.

1. Demarcação do terreno

Antes de começar a executar a construção é necessário fazer a demarcação do terreno, que consiste na orientação dos limites que o terreno está para que não o projeto não seja feito em um espaço menor ou fora do lote.

Essa demarcação pode ser feita com:

  • Piquetes;
  • Muros de alvenaria;
  • Alambrado;
  • Cercas.

2. Projeto arquitetônico

Feito a demarcação é importante que se tenha um projeto elaborado por arquiteto para que seja identificado o perfil topográfico do terreno e então verificar como e em que parte do espaço a construção estará.

É fundamental para entender se será preciso usar metodologias como hidrojateamento e pintura.

3. Limpeza

Em seguida é necessário fazer a limpeza do terreno, esta, feita por empresa especializada. Há dois tipos principais de limpeza de terrenos, a limpeza da vegetação e a limpeza de materiais.

A limpeza de vegetação é quando se retira parte da vegetação superficial como pequenos arbustos, matos e plantas. No caso de árvores é preciso avisar a prefeitura que verificará se pode ser retirada ou não.

4. Terraplanagem ou nivelamento

Quase sempre os terrenos possuem desnivelamentos, sendo aclives ou declives. E antes de construir é necessário fazer o chamado nivelamento ou terraplanagem que consistem ou em um aterro ou em um corte no terreno.

Depois desse procedimento é feito a compactação do solo com compactador de solo weber. Sempre verifique se os processos de terraplanagem causarão erosão ou deslizamento, sendo preciso fazer muros de arrimo e contenções.

5. Sondagem de solo

Em grandes edificações é importante saber a natureza do solo, ou seja, sua resistência. Com isso é importante investir na sondagem de solo.

Essa sondagem é importante para que o engenheiro de estruturas tenha os dados necessários para definir as fundações da obra e a necessidade de concretagem de sapatas.

As fundações são fundamentais para a construção e é o tópico que abordaremos abaixo com mais detalhes.

As fundações e seus tipos

Feito a limpeza do terreno seu nivelamento e sua sondagem é hora de ir para as chamadas fundações.

As fundações são as estruturas da edificação que transferem todo o peso ou carga que a construção produzirá para a terra, de modo que a edificação tenha solidez e não sofra deslizamentos, rachaduras e trincas nas paredes e pisos.

Assim, são variados os tipos de fundações, pois tudo dependerá das análises e sondagens do solo feito antes. Deste modo, essas análises gerarão dados e permitirão a elaboração de um projeto estrutural.

Abaixo falaremos sobre os principais tipos de fundações.

1. Fundações diretas

São para casas com dois pavimentos. A transmissão das cargas é feita para o solo com suas bases e tem profundidade inferior a 3 metros.

São feitas, geralmente, com concreto armado. Os tipos mais comuns de fundações diretas são: sapata isolada, viga baldrame, radier, sapata corrida.

2. Fundações profundas ou indiretas

São feitas para solos com pouca resistência. O tipo mais comum de fundação indireta são as estacas (cilindros de concreto e aço enterrados que permitem a conexão das fundações rasas com solos mais resistentes) do tipo broca.

Deste modo, dentre as várias metodologias de uma construção como pintura com tinta impermeabilizante, planejamentos e compra de materiais, a preparação do solo e a escolha da fundação é necessária e importante para uma edificação segura e sólida.