Prédios

Prédios: manutenção e cuidados necessários

Em nossa sociedade, os prédios estão ganhando espaço cada vez mais, tornando as cidades verticais. Muitas pessoas preferem morar em condomínios, sejam eles em formato de prédio ou com casas dentro de um espaço.

A construção de prédios com frequência tem a ver também com a necessidade de otimizar os espaços urbanísticos, que cada vez mais estão cheios e movimentados.

No entanto, não somente a construção de um prédio agrega um grande desafio, mas também sua administração interna, cuidados com manutenção e outros aspectos técnicos que podem ser gerenciados por uma administradora e supervisionados pelo síndico do prédio.

Esse processo de mudanças e desafios é constante e por isso as melhorias e procedimentos de manutenção também precisam ser visualizados, com o objetivo de agregar mais qualidade de vida a quem vive nesse local.

Por isso, preparamos dicas para o seu condomínio que podem ser fundamentais.

Portaria virtual ou remota

A portaria remota também é conhecida como portaria virtual e até mesmo, portaria inteligente. No modelo tradicional, os prédios contam com porteiros e portaria física que ajudam na monitoria do local e controlam a entrada e saída de pessoas.

No entanto, com a portaria remota, como o próprio nome já diz, não ocorre a presença física do porteiro e sim, sua atuação funciona de forma remota, por meio do controle de uma central predial.

Com isso, as portas do prédio são travadas e recebem um reforço de segurança com a instalação de câmeras de segurança na portaria.

Quem for de fora do prédio e desejar adentrar ao local, precisa interfonar para a portaria virtual, apresentar documentos de identificação e consequentemente, ter sua entrada liberada ou não.

Para os moradores é diferente: eles receberão uma tag especial ou chave para adentrar ao local sem burocracias.

Esse tipo de portaria tem sido escolhida por muitos administradores de prédios e condomínios exatamente pelos benefícios que esse serviço demonstra ter, como:

  • Redução de despesas e gastos;
  • Redução da conta de condomínio;
  • Maior reforço da segurança;
  • Maior praticidade aos moradores para entrada e saída do prédio.

Diante disso, se seu prédio deseja reduzir as inadimplências e ainda, obter mais dinheiro para melhorias internas, essa pode ser uma boa opção.

Atenção ao projeto elétrico

Além disso, existem outros cuidados e manutenções que os prédios precisam adotar com o objetivo de prevenir acidentes e garantir a segurança de todos. Por isso, a atenção ao projeto elétrico de um prédio é fundamental.

O projeto elétrico já está presente desde o início da construção, verificando o local por onde passará as fiações, saídas de energia, instalação de caixa de passagens ou caixa elétrica, junto com os interruptores, dentre outros.

Esse projeto é feito por um engenheiro elétrico que apresenta conhecimento técnico para a realização dessa atividade.

Para realização desse projeto, até sua execução é analisado uma instalação eletrica de baixa tensão ou de alta tensão, a depender do tipo de imóvel, seu porte e saídas de energia.

Sendo assim, somente após um estudo revisado e uma análise detalhada, isso é definido.

É importante ressaltar que após a instalação de um projeto elétrico é fundamental realizar a manutenção preventiva desse projeto eletrico residencial ou predial, verificando suas instalações, se não está ocorrendo nenhum tipo de sobrecarga de energia, dentre outros fatores que podem ocasionar um acidente.

Prevenção de acidentes: incêndios

Inclusive, um dos acidentes que podem ser ocasionados por falta de manutenção da parte elétrica é o princípio de incêndio. É o caso de ocorrer, por exemplo, um curto-circuito ou um elemento que ocasiona uma sobrecarga na fiação.

Para prevenir acidentes, várias manutenções devem ser feitas, mas é fundamental também contar com elementos de contenção, caso algum acidente ocorra.

Por isso, a instalação de sistema de alarme de incêndio é fundamental para emissão de sinal sonoro aos moradores de que existe algum tipo de irregularidade ou perigo. Esse sistema pode estar conectado com os sensores de fumaça instalados no local.

Além disso, é fundamental contar com saídas de emergência que sejam ventiladas, iluminadas e seguras para o deslocamento das pessoas, assim como extintores no prazo de validade recomendado.

A instalação de alarmes de segurança pode estar presente não somente para prevenção de incêndios, mas como um elemento de segurança do prédio, assim como câmeras de segurança e cerca elétrica.