Portão: entenda como casar segurança e sofisticação

A fachada é o cartão de visita de uma casa. Exposta a todos, a primeira imagem do lugar é dada pelo exterior. Por isso é tão comum o investimento nessa parte: cores diferentes, adereços e, principalmente, portão de qualidade.

Os portões são capazes de aliar dois aspectos importantes em um lar: a segurança e a beleza. É possível encontrá-los no mercado em diferentes formas, tamanho e materiais.

Conheça os diferentes tipos de portão

Há muito tempo o portão de aluminio figura entre os mais utilizados nas casas. Isso pelo fato de reunir benefícios, sem prejudicar a aparência. Normalmente, os portões de alumínio são leves, o que traz facilidade para as aberturas.

Além disso, apresenta uma durabilidade extensa, mesmo se houver exposição frequente ao sol e à chuva. Por outro lado, esse material pode não ser o mais adequado, se a prioridade for segurança. O alumínio pode sofrer danos após impactos intensos.

Igualmente recorrente é o portão de ferro. Como o de alumínio, este também é uma opção mais econômica. Os portões de ferro são mais resistentes e passam maior sensação de segurança e privacidade, além de abarcar vastos estilos e gostos.

No entanto, uma grande desvantagem em relação a esse tipo de portão está na necessidade constante de manutenção, devido aos processos de corrosão. Não é recomendado para residentes próximos ao litoral, por conta da ação da maresia.

Portões de madeira conferem elegância à sua casa, deixando um ar campestre. É bastante famoso e tradicional, servindo para casas, sítios e até mesmo empresas.

O portão de madeira é uma escolha boa para quem busca construir ambientes climatizados, por sua característica isolante. Quando bem instalado e cuidado, oferece vantagens também na segurança.

Todavia, exige manutenção frequente. E é preciso ter em mente que a madeira é combustível para fogo, devendo-se redobrar a atenção.

Os preços variam, mas podem ser consultados em lojas especializadas, como serralheria em campinas, São Paulo e demais localidades.

Saiba como escolher o portão perfeito

Uma série de fatores deve ser levada em conta na hora de escolher o portão ideal para a sua residência ou estabelecimento. Aparência e segurança são alguns.

Existe outro tipo de portão que cabe em múltiplas situações, além de fornecer praticidade e boa funcionalidade. Pode ganhar também em quesitos como economia, custo-benefício e durabilidade.

Mas deixa a desejar na categoria enfeite. Trata-se da porta de enrolar. Muito presente nas garagens, lojas, indústrias e comércios no geral. A composição, geralmente, é de chapa de aço.

Algumas das vantagens da porta de enrolar são:

  • Maior ventilação no ambiente;
  • Proporciona maior iluminação;
  • Proteção e durabilidade;
  • Visão noturna privilegiada;
  • Simplicidade com eficiência;
  • Valorização do espaço.

Se a preocupação estética ainda falar alto, há a possibilidade de pintura eletrostática do portão, um processo utilizado para revestir metais.

A porta de enrolar preço m2 pode variar conforme as configurações desejadas pelo cliente, de acordo com as necessidades da sua casa ou comércio.

Todos os modelos mencionados acima podem ser adquiridos com tipos de abertura diferentes.

O portão de alumínio, por exemplo, é comum no formato de correr. Os portões em duas folhas de abrir se assemelham às janelas e tendem a aparecer nas garagens.

Além disso, podem ser manuais ou eletrônicos. No caso dos portões de alumínio, os automatizados são vantajosos, pois a leveza do material não necessita de um motor potente.

O tipo de portão basculante é aquele em que o movimento de abertura é para cima, com posição final na horizontal. Também aparecem em versões manual e automática, sendo mais recomendados nesta última.

Costumam economizar espaço e podem ser vistos tanto em alumínio, quanto ferro e madeira.

Geralmente, os portões eletrônicos aparecem mais nos tipos de correr, enrolar e basculante. Nas residências, veem-se muito os portões desse gênero acompanhados de um mais estreito, manual, para os pedestres.

Em conclusão, é sempre importante verificar todas as necessidades do local antes de fazer a aquisição de um tipo de portão. Por exemplo, para garagens, deve-se medir o espaço e o veículo.

De qualquer modo, aliar o visual agradável às preocupações de segurança e privacidade é perfeitamente possível, sobretudo com as tecnologias existentes atualmente.

A manutenção do portão é algo a ser avaliado conforme o lugar de destino, as condições climáticas e a exposição.

Sem dúvida, se as principais questões forem pensadas antes da compra, o portão escolhido será um grande atrativo da casa, com grande duração e proteção.