Os tipos de telhas com alto uso em residências

As telhas escolhidas para o projeto de uma residência podem variar muito do local onde a obra se encontra, da estrutura, do clima e do nível de chuva.

Por conta disso, existem no mercado um número gigantesco de telhas que podem ser implementadas em vários locais e em tipos de casas, escolher uma adequada para cada modelo de residência pode ser uma tarefa um pouco difícil.

É necessário entender, ao menos, um pouco a respeito da estrutura do local antes de escolher, e também o visual conta muito. Esse artigo tem como objetivo expor os principais tipos de telhas para uso residencial no mercado.

Tipos de telha

O mercado é formado por diversos tipos de telhas, atendendo às mais variadas necessidades. Então, o primeiro passo para fazer a escolha certa é entender suas opções, não é mesmo? Confira abaixo os tipos mais comuns.

Telha americana

Um modelo de telha muito usual em residências é a telha americana resinada, a resina aplicada na telha permite uma impermeabilidade maior, garantindo assim um reforço contra infiltrações e ações do tempo que podem danificar uma telha sem a proteção da resina.

É uma telha relativamente barata e com um design magnífico, muito popular no mercado por se enquadrar em praticamente qualquer tipo de paisagem e ficar bonito com diversos materiais que compõem a residência.

Telha de vidro

Essa é uma opção que entrega muita elegância, e é possível encontrar uma telha de vidro preço acessível no mercado. Um das características mais marcantes desse tipo de telha é que ela permite a entrada de luz ambiente, uma função que deixa o local interno mais natural, também ajuda a economizar no gasto de energia.

É de fácil instalação, tendo um formato que geralmente é de “fácil encaixe” de uma peça na outra, ainda tem uma boa resistência à intempéries, o que garante uma boa durabilidade da peça.

Telha térmica

Popularmente conhecidas como “telha sanduíche”, possuem na sua composição uma forte camada de isolante térmico.

É recomendável, principalmente, para jardins e para áreas muito quentes, a telha térmica contesta, em média, 90% de todo o calor que chega na sua parte física, um resultado que supera a sua principal concorrente que possui um isolamento bem abaixo.

E ainda tem um outro benefício: o isolamento acústico, que mantêm sons indesejados do lado de fora. É uma telha que entrega uma ótima relação de custo-benefício. Vale ressaltar, ainda, que essas telhas são feitas sob encomenda, ou seja, o morador pode comprar a peça e aplicar o projeto conforme desejar.

Telha de vidro romana

Esse tipo de telha tem se popularizado muito no Brasil, segue um padrão de construção diferente dos demais modelos, não é arredondada, conta com um formato mais quadrado.

Em caso de interesse já fique sabendo que a telha de vidro romana preço é acessível e facilmente encontrada no mercado e que, por seu formato, entrega um design muito moderno e elegante.

Uma das funções mais requisitadas nessa peça é integrar um telhado comum trazendo essa robustez que o item apresenta.

Por ser uma peça quadrada, o seu encaixe é simétrico e garante uma firmeza incontestável, mesmo sendo feita de vidro, seu formato também contribui para que, em caso de chuvas e ventos fortes, as telhas se mantenham intactas, proporcionando uma ótima resistência mecânica.

Telha de vidro colonial

É uma telha que recebe esse nome por conta do seu formato arredondado de ponta a ponta, quando juntas, formam uma espécie de telhado de colônias antigas, arremetendo à épocas de grandes construções imperiais.

A telha de vidro colonial traz 2 benefícios grandes, o primeiro é a iluminação natural. A segunda é que ajuda muito no escoamento da água. Por conta do seu formato arredondado, não oferece resistência ao fluxo natural da água da chuva, na verdade, até auxilia que o líquido escoe para a calha ou para a saída de água que existir abaixo.

Escolhendo o telhado

Observamos neste artigo desde a telha térmica sanduiche até as de modelos coloniais e cada uma delas entrega benefícios em questão de utilização e designer.

Na hora de escolher a mais viável, é preciso entender a necessidade do lugar e, consequentemente, as funções que a peça deve cumprir, como:

  • Escoamento de água;

  • Impermeabilidade;

  • Iluminação;

  • Auxiliar na economia de energia.

Ou se ela pode priorizar pelo designer. Após se atentar a isso ficará muito fácil fazer a avaliação do imóvel, entender e escolher um telhado que cumprirá a missão desejado ao projeto.