Os principais tipos de carpetes e tapetes para cada situação

Os carpetes e tapetes são itens básicos para toda pessoa que deseja transformar o ambiente da sua casa em um espaço aconchegante e confortável para moradores e visitantes.

Eles conseguem harmonizar com os móveis da residência com bastante expressão e singularidade, sem abandonar a maciez. Entretanto, a escolha do carpete ou do tapete ideal deve ser feita com bastante cuidado.

Por essa razão, o texto a seguir irá transmitir algumas informações sobre tipos de tapetes e carpetes muito utilizados na atualidade.

Diferenças entre tapetes e carpetes

Antes de escolher um desses itens para uma casa, é necessário ter em mente a diferença que existe entre os carpetes e os tapetes.

Enquanto que o carpete é utilizado com a intenção de ser fixado no rodapé da casa.

O tapete para sala ou outros cômodos pode ser encontrado em vários tamanhos, espessuras e cores, podendo ser inserido em baixo de móveis ou simplesmente sobre o chão.

Ademais, o carpete é uma opção interessante para alguém que deseja utilizar essa camada de tecido para substituir o piso ou porcelanato de um ambiente.

Isso se deve ao fato de que, muitas vezes, as pessoas não apreciam os pisos da sua casa.

Portanto, o carpete pode ser interessante para oferecer um novo design ao interior de uma residência, sem precisar fazer toda a quebra e troca de pisos, um processo trabalhoso e que libera muita sujeira.

Já o tapete é capaz de combinar com praticamente qualquer tipo de piso. Todavia, é preciso que o morador esteja atento às peculiaridades de cada um.

Assim, por exemplo, quando se trata de um piso de madeira, indica-se que o tapete seja colocado sobre uma superfície regular, visto que, caso contrário, o item pode ficar com marcas do piso, prejudicando a estética visual do espaço.

O carpete em placas

O piso elevado é bastante utilizado em espaços que precisam, literalmente, de uma elevação no seu piso para possibilitar a passagem de cabos elétricos, dados, fios e voz de maneira semelhante a dutos de ar-condicionado e tubulações hidráulicas.

Além disso, esses pisos permitem uma fácil manutenção na sua estrutura, bem como mudanças rápidas no seu layout através de um baixo custo.

Para a personalização desse tipo de piso, vale a pena investir em um carpete em placas para piso elevado, o qual permite uma grande personalização do ambiente por meio de diferentes:

  • Texturas;
  • Tamanhos;
  • Padrões;
  • Cores;
  • Entre outras coisas.

Além disso, esses carpetes oferecem fácil limpeza e manutenção, além de um conforto acústico interessante.

O carpete de nylon

Um carpete de nylon é um item doméstico produzido a partir de fibras sintéticas de nylon, as quais oferecem grande resistência e durabilidade ao produto.

Além disso, os carpetes de nylon são ótimos para pessoas que possuem alergias, tendo em vista que eles evitam que microrganismos se proliferem.

Outro detalhe importante desse carpete é que ele fornece muitas vantagens para quem possui crianças, bebês ou pessoas idosas em casa.

Como: capacidade de absorvição de impactos de quedas, conforto térmico e acústico, maciez elevada, maior estabilidade para quem ter dificuldades de locomoção e maior eficiência para equipamentos de som.

Este último item é muito importante para as pessoas que desejam usufruir do isolamento acústico do carpete de nylon para tornar o som de algum aparelho mais audível, seja ele uma televisão, um rádio ou um home theater.

Neste último caso, a instalação de um carpete de nylon, juntamente com a instalação de um sistema de automação home theater, pode garantir máximo conforto ao morador da casa.

Tendo em vista que ele consegue usufruir do controle de todos os equipamentos eletrônicos do home theater através de equipamentos como smartphones.

Os tapetes felpudos

Essa modalidade de tapete é muito conhecido devido a sua maciez característica, proporcionada por pelos altos, oferecendo uma sensação aconchegante. Portanto, o tapete felpudo é muito utilizada em salas, quartos, home office e closet.

Ele pode ser feito tanto de fibras naturais quanto de fibras sintéticas, como o nylon, já abordado no tópico anterior. Apesar de cada um dos tipos possuir suas peculiaridades, existem diferenças que podem ser ressaltadas.

Enquanto que o tapete feito de fibras naturais apresenta uma aparência estética mais agradável e um tecido macio, o tapete sintético possui um melhor custo-benefício, facilidade na limpeza e durabilidade.