Os principais equipamentos e acessórios para piscinas

A área da piscina é uma das preferidas entre os proprietários de um imóvel, já que garante diversão e beleza ao ambiente. Além disso, uma piscina valoriza o imóvel, por ser de interesse geral das pessoas. 

Existem dois tipos principais de piscina, a piscina de fibra é uma delas. As piscinas de fibra são instaladas em residências ou condomínios e possuem grandes dimensões.

Geralmente, em áreas de piscinas, é comum utilizar pisos específicos para evitar quedas e escorregões, principalmente em locais com grande circulação de crianças. O uso de deck piscina retangular ou piso antiderrapante são os mais procurados.

O outro tipo é a piscina de vinil, uma opção construída em alvenaria e revestida em vinil, que elimina a necessidade de qualquer produto que garanta impermeabilização.

As piscinas de vinil possuem diversos tamanhos, variando de acordo com a vontade do cliente, diferentemente dos modelos de piscina de fibra, que são pré-fabricadas e, portanto, não contam com o fator customização.

Tempo frio e uso de aquecedores para piscina

Em temperaturas um pouco mais baixas, o aquecedor para piscina de vinil possibilita o uso por crianças, adultos e idosos mesmo em temperaturas um pouco mais baixas.

É possível encontrar modelos de aquecedores adequados para o tamanho da piscina, já que a potência do motor precisa ser suficiente para aquecer a quantidade de água do local.

Os tipos de aquecedores mais comuns são:

  • Aquecedor por resistência elétrica;
  • Aquecedor a gás GLP (gás liquefeito de petróleo);
  • Aquecedor a gás natural;
  • Trocador de calor.

O modelo deve ser escolhido de acordo com o tamanho da piscina, além do material e, também, de acordo com o tempo de utilização do local, evitando altos custos com energia elétrica ou com o uso excessivo de gás.

Uso de filtro em piscinas

A filtragem da água utilizada na piscina é fundamental e ocorre com o uso dos equipamentos instalados na casa de máquinas.

Uma casa de máquinas comporta os equipamentos necessários para manter um bom funcionamento da piscina.

São basicamente dois itens: a bomba e o filtro. Com o uso desses dois equipamentos, ocorrem vários processos, tais como:

  • Filtragem;
  • Drenagem;
  • Fechamento;
  • Recirculação;
  • E outro processos.

O filtro para piscina contém, em seu interior, uma quantidade de areia, que é a responsável por realizar a limpeza da água, retendo as impurezas no filtro.

O tempo de filtragem pode variar de acordo com o tamanho da piscina e a quantidade de água.

A drenagem é feita para realizar a limpeza do fundo da piscina, ocorrendo o descarte da água suja.

Após a limpeza com os produtos e acessórios próprios para o procedimento, ocorre o enchimento da piscina com água limpa.

O fechamento é feito quando for constatado algum tipo de vazamento ou rachadura na piscina, ou em suas tubulações, evitando a entrada de água no local. Assim, pode ser feita a manutenção adequada.

Além disso, o fechamento também pode ser feito em determinados períodos como o inverno, onde a piscina não é utilizada por longo tempo.

A recirculação ocorre com o uso da bomba, que auxilia no processo de mistura dos produtos químicos aplicados para a limpeza da água.

A casa de máquinas é fundamental para o funcionamento da piscina, de modo que sua manutenção deve estar sempre em dia.

Limpeza de piscinas

limpeza de piscina de vinil e de piscina de fibra deve ser feita regularmente, de modo a remover a sujeira que é trazida pelo vento ou de folhas que caem das árvores próximas, além de insetos que podem cair na piscina.

Após a limpeza, o uso por crianças, adultos e idosos pode ser feito tranquilamente.

Alguns produtos e itens são utilizados para a limpeza da piscina, tais como:

  • Cloro aditivado;
  • Aspirador para piscinas;
  • Peneira para piscinas;
  • Esfregão;
  • Mangueira;
  • Entre outros.

Manter uma piscina funcionando de maneira adequada é bastante importante, principalmente em tempos de proliferação de mosquitos como o Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre amarela e outros tipos de doenças.

Além disso, a manutenção periódica é importante para que se mantenha as boas condições da água, garantindo uma piscina limpa e utilizável.