Os detalhes finais de uma reforma

Ruídos, sujeira e fluxo de trabalhadores pelo espaço. Não existe alternativa.

Toda e qualquer reforma gera algum tipo de contratempo para as pessoas que frequentam o espaço, seja ele em maior ou menor grau.

Por conta disso, quando o processo chega ao fim, a maior parte das pessoas respira aliviada e se prepara para recuperar a sua rotina.

Entretanto, o que nem todos sabem é que o encerramento de uma renovação em um ambiente também requer alguns cuidados especiais, seja por motivo de segurança ou simplesmente para atender o que dizem os diplomas locais do município em questão.

Logo, a melhor maneira de não se esquecer de nada é fazer uma espécie de checklist com todos os itens necessários.

Confira, a seguir, alguns procedimentos que devem estar nesta lista.

Gestão de resíduos

A sustentabilidade é uma preocupação crescente nas mais diversas esferas sociais. Por conta disso, o poder público editou uma série de leis que visam regular a gestão de resíduos feita tanto por empresas quanto por particulares.

A ideia é coibir atitudes que podem causar prejuízo para natureza.

Isso significa que, no caso de uma reforma, é necessário incluir o aluguel de caçamba preço no orçamento do procedimento ainda quando ele estiver sendo planejado.

Desta maneira, os trabalhadores envolvidos disporão de um local para descartar os dejetos corretamente, evitando que eles sejam lançados incorretamente na natureza.

Além disso, também é interessante que, antes mesmo que os trabalhos comecem, alguém procure saber a respeito das características do serviço de coleta fornecido pelo poder público local.

Em alguns casos, ele não se responsabiliza por materiais de construção.

Caso a situação na localidade em questão seja essa, também será preciso contar com um caçamba caminhão para fazer o transporte dos itens até um local apropriado.

Por mais que tudo isso deva ser planejado antes mesmo que a reforma comece, é preciso fazer uma verificação da presença de resíduos ao final, pois todos devem ser encaminhados para um local apropriado, sem exceções.

Manutenção dos equipamentos instalados

Muitas vezes, a função da reforma não é apenas deixar um local de cara nova, pois o processo também pode ser aprimorado sob o ponto de vista funcional.

Para que isso aconteça, normalmente opta-se por instalar equipamentos novos e/ou de melhor qualidade, tais como:

  • Ar condicionado;

  • Novos pontos de luz;

  • Aparatos de automação residencial;

  • Novos eletrodomésticos.

Porém, o trabalho não se limita a escolher os melhores modelos e delegar a sua instalação a um profissional qualificado.

É preciso certificar-se de que há meios para conservá-los.

Um bom exemplo disso é a manutenção de ar condicionado central, que, quando não é realizada (ou a tarefa é entregue a uma pessoa não qualificada).

Não apenas seu funcionamento será comprometido, como, também, a saúde das pessoa que circulam pelo local ficará em risco.

Vale ressaltar que isso não é válido apenas para itens de grande porte, como, também, os mais simples. Tudo, desde o ar condicionado portátil até redes elétricas, devem passar por isso.

Portanto, durante a sua instalação, é preciso se informar com o profissional que a realiza a respeito das normas da garantia e da existência de estabelecimentos especializados no aparelho em questão.

Instalação de itens de segurança

A grave situação da segurança pública brasileira não é novidade para ninguém.

Contudo, nos últimos anos, esse fenômeno tem saído das grandes cidades, atingindo, também, as pequenas e as médias.

Por conta disso, quando um ambiente é reformado, é importante aproveitar a oportunidade para instalar alguns itens de segurança no local.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, isso não significa montar um forte esquema de segurança ao redor do imóvel.

Algumas medidas simples são suficientes, como a colocação de um portão de aluminio resistente nos locais de entrada e saída.

O objetivo é criar obstáculos para possíveis invasões, fazendo com que criminosos desviem a atenção do local, ou seja, reduz a identificação do ambiente como alvo.

Assim como no restante da reforma, ao escolher itens de segurança é preciso ter em mente que o barato sai caro.

Na prática, isso significa que um artigo cujo preço está muito abaixo da média do mercado também tende a ter uma qualidade inferior, prejudicando a segurança do espaço.

Isso vale para tudo, desde um alarme de última geração até o portão basculante preço.