Os detalhes de uma construção e sua estrutura

Um apoio na construção de prateleiras ou arrematar quinas e ângulos das paredes, uma peça muito usada é a cantoneira.

Diversos materiais podem dar forma e origem às cantoneiras, ou seja, há no mercado cantoneira de ferro, cantoneira de papelão, cantoneira de pvc, cantoneira de alumínio e de outros componentes.

Pelo seu comprimento longo, as cantoneiras também servem para segurar, arrematar darem apoio, ou seja, elas podem ser caracterizadas acabamentos instalados em cantos e quinas onde vai ser colocado piso ou outro tipo de cerâmica.

As cantoneiras de paredes, além de dar um aspecto mais bem acabado aos azulejos de cozinhas, banheiros e varandas, deixando a estética visual mais bonita, também ajuda a evitar acidentes.

Uma cantoneira é muito importante para auxiliar na segurança principalmente dos locais em que há grande circulação de idosos e de crianças, que se machucam mais facilmente.

A utilização de cantoneiras nas paredes de gesso fazem com que aumente a sua conservação, já que ela são menos resistentes a impactos.

Já as vigas são aquelas peças de estrutura que servem para comportar as cargas verticais.

Assim como as cantoneiras, existem vigas de diversos materiais, como viga de ferro, viga de concreto, viga de madeira, entre outros.

A viga faz parte do sistema laje-viga-pilar visando transferir o peso vertical que a laje recebe para o pilar e também serve para transmissão de uma carga concentrada, nos casos em que ela apoia um pilar.

Sendo assim, a viga ajuda a distribuir o peso da laje às portas, paredes e colunas.

A engenharia civil possui uma área específica que faz o estudo das tensões que uma estrutura recebe, realizando o projeto do seu dimensionamento.

Mas, a engenharia civil não é a única área que faz uso das vigas, sendo a engenharia mecânica uma outra área.

O mercado possui diversos modelos de viga de ferro, como a viga w, viga i, viga u, entre outros.

Quais são os modelos de cantoneiras

Existem duas principais subdivisões das cantoneiras, sendo as de sobrepor e as de embutir. Para instalar as cantoneiras de sobrepor, basta colá-las com cola específica ou silicone.

Enquanto a cola não seca, é indicado deixar uma fita crepe pregando a cantoneira para que ela não se solte.

Depois que a cola seca, o que leva em torno de vinte e quatro horas, essa fita já pode ser removida.

Como as cantoneiras de embutir possuem dois modelos, que pode ser sextavado ou arredondado, elas possuem formas de instalação distintas.

A cantoneira de sobrepor deve ser instalada após o assentamento das cerâmicas, enquanto as de embutir devem ser colocadas durante o processo de assentamento.

Sendo assim, quando a colocação de todos os azulejos tiver sido finalizada, , o silicone deve ser aplicado na lingueta da cantoneira, fazendo o encaixe na cerâmica que já foi aplicada.

Em seguida, pode começar a instalação dos azulejos da outra parede, encaixando na cantoneira. Um item muito usado na jardinagem é a vermiculita expandida preço.

Para fazer a instalação das cantoneiras na paredes, que é um processo bem simples independente do tipo da cantoneira, é necessário usar materiais como: desempenadeira, argamassas, rejuntes e espátulas para acabamento.

O que é o isolamento acústico

O isolamento acustico é a capacidade que um material possui para fazer o bloqueio do som ou ruído entre ambientes distintos.

Ou seja, o ambiente que possui esse tipo de isolamento não recebe os barulhos provenientes do lado de fora.

Principalmente nas cidades grandes ou em locais próximos a grandes obras e fábricas, onde os barulhos são normalmente muito altos, ele é uma alternativa para melhorar o conforto e qualidade de vida.

Alguns tipos comuns de ruídos são:

  • Vozes
  • Barulho de carros
  • Barulho de aviões
  • Construções
  • Música

Por meio de barreiras, como paredes, divisórias, portas ou janelas é possível tornar um ambiente isolado acusticamente.

Quanto maior o peso ou a massa dos componentes usados, o índice de isolamento acústico se torna maior. A lã de vidro nas paredes e teto visando aumentar o isolamento.

O ruído de impacto é caracterizado como, por exemplo, passos que passam de um andar para o outro, por meio da estrutura, ou seja, através da vibração que passa pelo teto e paredes e cehga até o outro ambiente.

Sendo assim, para isolar esse tipo de ambiente é usado um sistema de amortecimento, como pisos flutuantes para evitar que o impacto chegue na estrutura principal.