Opte sempre pela iluminação natural

A evolução humana nos levou a, cada vez mais, espaços fechados que, além de nos proteger melhor de alguma ação natural, como tempestades.

Vento ou sol excessivo, ainda dão um melhor isolamento térmico, que se faz necessário tanto nas épocas de bastante frio quanto nas de calor.

Além disso, essas novas estruturas de edifícios dão uma maior sensação de conforto e privacidade, uma vez que é quase impossível ver o que se passa dentro dessas construções.

Entretanto, essa tendência ao isolamento social e ambiental requer o uso de iluminação artificial.

Até mesmo as atividades diurnas acabaram se tornando mais difíceis de ser executadas sem o auxílio de lâmpadas que permitam que as pessoas enxerguem melhor.

Apesar de a luz artificial parecer uma alternativa prática, e, de fato, ela é, seu uso não é o mais recomendado.

Além de ela ser um fator que pesa bastante no orçamento, devido à necessidade de trocar o produto constantemente, sem mencionar, obviamente, o gasto de energia que é causado por ela, o uso da lâmpada também não é o ideal para o meio ambiente.

Pensando nisso, pessoas que querem economizar na conta de luz e, ao mesmo tempo, adotar práticas mais sustentáveis.

Começaram a montar designs diferenciados para as suas casas, utilizando melhor as possibilidades dadas pela iluminação natural.

A alternativa pode vir por meio da janela

A maneira mais fácil de fugir da luz artificial é fazendo o bom uso da iluminação que vem por meio das janelas.

Possuir uma grande janela de vidro é importante justamente por isso.

Caso você esteja construindo uma casa, peça para os responsáveis do projeto verificarem onde há a maior incidência de luz, para que você consiga instalar as janelas no local ideal.

Quem vive em uma casa grande e com bons telhados pode investir em janelas de mansarda.

Este dispositivo é acoplado no alto e permite que o interior da edificação receba luz e ventilação em pontos estratégicos.

Em geral, ela é instalada em tetos inclinados, que irá conseguir proporcionar ao ambiente uma melhor incidência de luz.

As portas também podem ser bastante úteis

Substituir algumas portas comuns por uma porta de vidro pode ser interessante para a distribuição de luz dentro de casa.

Isso permitirá que a iluminação passe de um cômodo ao outro, diminuindo a necessidade do uso de lâmpadas.

Obviamente, o ideal é que este tipo de porta seja instalado nas divisórias de áreas comuns, como cozinhas, lavanderias, quintais, entre outras coisas.

Quartos e banheiros necessitam de privacidade e, portanto, o vidro não é indicado.

De qualquer forma, para dar um melhor senso de divisão de ambientes, o uso de um vidro temperado é o mais indicado.

Ele irá dar a transparência, mas, ao mesmo tempo, será evidente que existe uma separação naquele local.

Ele é interessante pois você consegue escolher o quão temperado ele será. Quanto maior for a porcentagem, maior será a privacidade e divisão entre ambientes.

Entretanto, desta forma, a distribuição de luz será prejudicada. Por conta disso, é preciso avaliar muito bem o que você deseja fazer.

Opções diferentes que podem te ajudar a ter mais iluminação

Se, ainda assim, você ainda necessita de mais técnicas para utilizar a luz natural em sua casa, uma boa opção é a construção de uma claraboia.

Esta é uma prática que consiste na utilização de uma abertura em um ambiente comum, geralmente em salas de estar, para que seja possível adquirir luz natural proveniente de outros lugares que não seja a janela.

Em geral, as principais vantagens de ter uma claraboia são

  • Maior iluminação

  • Economia com energia elétrica

  • Beleza

  • Valor agregado ao imóvel

  • Apreciação do mundo exterior

Entretanto, é preciso ter bastante cuidado, pois não é possível controlar a quantidade de calor que entra por esta abertura.

Se ela for feita em um lugar com uma grande incidência de luz, é possível que, no meio da tarde, o ambiente fique bastante quente por conta do sol. Em dias frios, entretanto, ela pode ajudar a conservar as temperaturas baixas.

Uma boa maneira de resolver esse problema é a construção de uma claraboia tubular.

Este sistema não conta com a luz direta, transferindo a iluminação de forma gradual e evitando, assim o calor excessivo ou iluminação muito forte.