Onde as estruturas metálicas podem ser aplicadas?

O equipamento sempre foi usado em obras e grandes galpões e, comparado com a alvenaria, o tempo de instalação pode ser reduzido em até 40%.

 A estrutura metálica para telhado, no entanto, é pouco conhecida, mas garante muitas vantagens no que diz respeito à usabilidade e custo benefício.

Abaixo, você vai conferir onde as estruturas metálicas podem ser aplicadas, bem como as vantagens que elas proporcionam para quem instala o equipamento.

O que é

As estruturas feitas de ferro ganharam espaço nos canteiros de obras. No lugar do antigo concreto armado, o material de aço fornece a mesma proteção para os maquinários, garagens e galpões. A única diferença – que prevalece – é o tempo de montagem e o custo benefício.

Uma cobertura em estrutura metálica é capaz de proteger desde pequenas áreas, como quintais e jardins até ginásios e construções de edifícios. Além disso, o material é leve e fácil de ser instalado.

Quintais e espaços de lazer

As estruturas podem ser aplicadas em qualquer lugar que tenha um espaço adequado, como quintais e espaços de lazer. Além do mais, o equipamento mantém o ambiente mais fresco e livre de chuvas.

Geralmente, a instalação para esse tipo de serviço não costuma demorar. A estrutura metálica para telhado é muito versátil, mas antes de aplicada, é necessário se atentar a alguns pontos, como:

  • A marcação do local onde vais ser instalado;
  • Se o suporte está devidamente posicionado;
  • Verificar o local de instalação;
  • A qualidade do material utilizado.

Além disso, para quem for contratar o serviço de instalação, o recomendado é procurar por um profissional ou empresa de estruturas metálicas, que seja conceituada no mercado.

Em geral, esse tipo de aparelhagem para casas e locais menores demandam menos tempo de instalação, o que torna todo o processo mais barato. Além do mais, devido às técnicas de construção, levadas em consideração com o tipo de material, o custo benefício costuma agradar quem contrata o serviço.

Garagens, galpões e obras

É muito comum ver esse tipo de proteção metálica em garagens, galpões e obras com grandes dimensões. A aparelhagem pode ser aplicada com segurança e confiabilidade. Entretanto, é necessária cautela na hora de fechar contrato com uma empresa que fornece a estrutura em aço.

As reclamações mais comuns envolvem atrasos, aparelhagem com pouca ou nenhuma qualidade e deformidades no diâmetro das peças.

Por conta disso, realizar uma pequena pesquisa sobre as empresas, antes de fechar o contrato, é um dos pontos cruciais para garantir um bom resultado.

Salvo isso, confira algumas vantagens das estruturas metálicas para obras, galpões e demais ambientes externos:

  • Menos sujeira com instalação;
  • Facilidade de manuseio;
  • Fácil de desmontar;
  • Mais praticidade;
  • Precisão na cobertura de grandes espaços;
  • Resistente à corrosão;
  • Não estraga facilmente;
  • Protege da chuva.

Embora sejam muitas vantagens, antes de tudo, é preciso conhecer qual tipo de estrutura é a mais recomendada para a instalação. Isso vai depender do espaço, do orçamento e do projeto de engenharia.

Como escolher a estrutura certa

No que diz respeito à escolha da estrutura ideal para o ambiente, alguns cuidados são essenciais e precisam ser tomados, como a compra do material em uma empresa de confiança, equipe de montagem especializada e projeto devidamente assinado por um arquiteto.

Portanto, existem empresas especializadas apenas na montagem da estrutura, pois é preciso ter segurança acima de tudo. Caso contrário, o resultado final pode não ser satisfatório e vai causar um grande prejuízo.

Por conta disso, na hora de contratar a empresa desejada, o projeto em estrutura metálica deve ser uma das primeiras coisas analisadas antes de fechar o serviço. Afinal, visualizar a estrutura antes de ela ficar pronta não é má ideia.

O projeto é algo básico para a construção de qualquer estrutura de aço, no qual é imprescindível verificar qualquer tipo de influência que possa mudar o rumo e o custo da obra.

O projeto precisa ter a supervisão de um engenheiro, que vai visitar o local de instalação e conferir se todo o serviço está sendo executado com qualidade total. Além disso, o projeto deve atender as especificações técnicas dos materiais, que são baseadas em normas e procedimentos preestabelecidos.