paisagismo

O paisagismo e a instalação de jardins

Muitas pessoas já ouviram falar em paisagismo, mas não sabem ao certo do que se trata.O paisagismo consiste em técnicas que se apropriam de elementos da natureza para tornar o ambiente mais agradável e trazer maior qualidade de vida aos moradores ou pessoas que trabalham em um local.

Equilíbrio e harmonia são as palavras-chaves dessa profissão. O paisagista, por sua vez, é o profissional que trabalha criando projetos de recuperação de ambientes externos residenciais, implantação de jardins e de preservação de um ecossistema local.

Essa ação, além de valorizar o imóvel, traz mais harmonia ao ambiente.

Como ter um jardim em casa?

Agora que o paisagismo e a sua importância dentro de um ambiente residencial, já foi esclarecida é importante falar sobre a criação e manutenção de jardins como um dos projetos e ações de um paisagista.

Apesar do paisagista não estar ligado somente a criação e cuidados com os jardins, os jardins são fundamentais em muitos projetos de harmonização residencial.

Isso porque os jardins aliam plantas variadas, desde flores, até pequenas ou grandes árvores (a depender do espaço disponível) e outros acessórios que trazem beleza e harmonia para o ambiente, além de facilitar a ventilação e trazer uma maior conexão com a natureza.

Para isso, é importante saber que existem vários tipos de jardins, com particularidades.

Para verificar qual é o melhor modelo para o seu imóvel, é importante contratar um paisagista, assim como uma empresa de jardinagem e paisagismo que analisarão o melhor modelo.

A escolha do tipo de jardim, geralmente, leva em conta o clima local, assim como a disponibilidade de espaço, o tipo de solo e os impactos ao imóvel.

Levando em conta os variados modelos de jardins, os principais são:

  • Jardim japonês;
  • Jardim com um tom tropical;
  • Jardim inglês;
  • Jardim com inspiração mais desértica;
  • Jardim italiano;
  • Jardim com suspensão.

Esse último, inclusive, pode ser adaptado para ambientes menores, como apartamentos, por exemplo.

O Jardim suspenso consiste em se apropriar de espaços como paredes e instalar alguns elementos de suspensão, criando novas prateleiras para a fixação de plantas específicas naquele local.

Para quem deseja ter um jardim em seu ambiente residencial deve se lembrar também de alguns detalhes e a manutenção e cuidado com esse jardim é fundamental para garantir sua vida útil.

Seja qual for o tipo de jardim que você instalou ou pretende instalar, é fundamental manter uma parceria com uma empresa de manutenção de jardins.

Cada tipo de planta exige um cuidado especial e precisa ser regada, aparada, adubada, livre de pragas ou insetos, dentre outras ações fundamentais.

Por isso, nesse caso, essa empresa pode ajudar dispondo de uma equipe técnica e especialista no segmento, com a aplicação dos materiais necessários para garantir a saúde do jardim.

Outra dica importante para quem deseja instalar um jardim em seu ambiente residencial diz respeito à verificação do tipo de plantas, como já falamos acima.

No entanto, muitas pessoas optam também por instalar flores em seus jardins, já que elas agregam beleza, sofisticação e leveza ao ambiente.

Por isso, é importante buscar por um fornecedor de flores, unindo um bom custo com o benefício dessas flores em seu jardim. Existem vários tipos de flores que apresentam uma vida útil maior e ainda, são mais adaptáveis a locais diferenciados, sendo recomendadas para ambientes de jardins.

Alguns exemplos são:

  • Agapanto;
  • Alfazema;
  • Azeleia;
  • Boca de leão;
  • Babosa;
  • Camarão;
  • Camélias.

Além desses modelos, existem mais outros 100 tipos de flores que são utilizadas em jardins com mais frequência e esbanjam beleza.

Diante dessas dicas de paisagismo e jardinagem SP não deixe de realizar as mudanças em sua residência. Com certeza, você não vai se arrepender e terá um ambiente muito mais agradável para desfrutar em família.

A instalação de portas

Além de se preocupar com as técnicas de jardim e paisagismo que citamos nesse artigo, para um imóvel é fundamental pensar também nos tipos de portas e portões que irão compor esse espaço externo.

Nesse artigo, nossa dica diz respeito às portas de aço, que são resistentes, duráveis e ainda, podem apresentar diversos modelos que entrem em sintonia com o seu jardim e outros pontos externos.

Um desses modelos que é bastante prático e versátil é o uso da porta de aço de enrolar, que pode ser instalada tanto na parte de entrada, como em partes de conexões de um ambiente residencial.