Necessidades que todo condomínio tem

No ato de simplesmente pensar na administração de um condomínio, já tiramos conclusões que essa tarefa é muito complexa e difícil, a começar, por exemplo, pela quantidade de moradores e a consequente demanda de ações, informações e outras particularidades.

Dentre as grandes questões de organização, na lista abaixo, seguem as que se destacam:

  • Segurança: para garantir a proteção do condomínio faz-se o controle de acesso, por exemplo;
  • Comunicação: precisa-se de uma interação ampla entre moradores e funcionários;
  • Reservas de espaços: os espaços comuns que devem ser reservados previamente para uso, como churrasqueiras e salões de festas, precisam de grande organização na administração para que não ocorram problemas, como duas pessoas marcando uma festa no mesmo dia e outras intempéries;
  • Gestão de funcionários: terceirizados ou equipe própria;
  • Inadimplência: muito recorrente, dificulta reformas necessárias no condomínio;
  • Controle de obras: processo essencial de ser realizado de tempos em tempos, principalmente por meio de vistorias, sejam elas para prevenção de incêndios ou manutenção de estruturas.

Ações necessárias na gestão de um condomínio

Além da enorme importância de se identificar as tarefas, faz-se necessário uma abordagem a respeito das soluções para esses problemas, que garantem maior conforto no dia a dia de trabalho e moradia tanto ao dono, quanto do funcionário.

Como, por exemplo, quando se pensa em problemas a respeito da segurança, a primeira ação diz respeito ao treinamento da equipe responsável por ela, a qual deve ser muito bem qualificada, contando com profissionais competentes e preparados.

Outra atividade de enorme importância se dá ao controle de pessoas que entram no condomínio, e à vantagem que um botão ou interfone proporcionam.

Além disso, em caso de situação de perigo, acionar o botão alerta a equipe de segurança, facilitando a eficácia do trabalho.

Uma grande dica para essa questão, é a utilização de um leitor de proximidade mifare, que pode ser usado para o controle das pessoas que entram e saem do condomínio, por exemplo.

Neste caso, os moradores e funcionários teriam um cartão que passariam no leitor do portão de entrada para se identificarem.

Além da identificação, nele podem estar contidas informações referentes aos dados pessoais do frequentante, como informações referentes à sua saúde, tipo sanguíneo e até mesmo referentes ao pagamento do condomínio, por exemplo.

Problemas de comunicação são muito recorrentes pela crescente falta de tempo dos moradores e funcionários se encontrarem, podendo ser solucionado com alguma espécie de assembleia online.

Por sua vez, pode ser representado por algum grupo em plataforma online onde tenham enquetes para votação, sugestões, reclamações, etc.

Da mesma forma, os problemas de reservas de espaços e controle de obras podem ser tratados.

Os primeiros, podem ser manejados com plataformas online, além do oferecimento de uma central de reserva de espaços, fazendo com que os dados estejam integrados, não havendo confusões na hora de reservar para algum dia vago.

Controle de obras em um condomínio

Conseguindo obter o controle de cada etapa, garante-se que não se gaste além do orçamento e que se atenda no prazo.

Para começar o negócio, após pensar nos problemas que podem estar relacionados, pode-se pensar no tipo de moradia que será construída no terreno.

Além da possibilidade de edificações, os condomínios de casas são de grande aceitação para aqueles que desejam ter mais espaço.

Uma boa saída para esse último tipo de condomínio são as casas pré fabricadas, isto é, casas modulares que são feitas com elementos pré-fabricados, sendo uma construção completa, já vindo com instalações de Calha metálica, portas e janelas, por exemplo.

Algumas informações sobre elas são de extrema importância e serão apresentadas a seguir:

  • Diferencial: rapidez e praticidade no processo de construção. Uma casa comum leva, em média, 90 dias para ser construída; já as pré-fabricadas demoram, no máximo, 30 dias, tratando-se, portanto, de uma escolha para aquele público morador que tem pressa ou mesmo para construtores que desejam fazer rápido o seu negócio;
  • Pré moldados preços: é uma solução para a construção da casa própria quando não se dispõe de muito dinheiro. São, portanto, escolhas acessíveis ao público;
  • Financiamento: este tipo de casa também pode ser financiado pelos bancos para sua construção.

Materiais podem ser diversos, utilizando-se principalmente a alvenaria. Entretanto, as casas de madeira também são muito procuradas.