Melhorias valorizam e ampliam apartamento residencial

O crescimento exponencial dos grandes centros urbanos, com a migração de moradores do interior, e outros estados, para cidades satélites, tornou também obrigatória a disponibilidade de equipamentos habitacionais, como condomínios prediais e moradias em espaços até então desocupados.

A criação de edifícios se tornou um padrão para diversas localizações, tanto nas capitais, quanto em cidades vizinhas, no entorno limítrofe.

Apesar dos prédios aumentarem o tamanho da cidade, muitas incorporadoras imobiliárias adaptaram a arquitetura, oferecendo pequenos espaços para acomodar o maior número possível de pessoas nos edifícios.

Sacadas e varandas

Mesmo em tamanhos reduzidos, muitos apartamentos apresentam um espaço cômodo, com sala, cozinha, quarto e banheiro.

Há, ainda, os que oferecem uma varanda e, dependendo do tamanho, pode se tornar um escritório, ou até mesmo uma área de lazer, para recepcionar a família e amigos.

Para aproveitar a paisagem, muitos proprietários instalam uma cortina de vidro para ampliar o espaço e manter o campo de visualização que os edifícios mais altos permitem.

Além disso, esse modelo de fechamento permite maior proteção dos móveis residenciais, pois são fabricados com um vidro temperado, que impedem a entrada de raios ultravioleta, e ainda controlam a luminosidade interna.

Como esse modelo de proteção pode alterar as características arquitetônicas de um edifício, é preciso verificar no estatuto condominial a possibilidade de instalação.

A contratação de uma empresa de fechamento de sacada pode ser a solução ideal para resolver todos os problemas com documentação, pois isso também pode ser considerado ampliação de cobertura, e haver uma alteração no imposto devido à prefeitura.

De qualquer forma, é preciso verificar as especificações técnicas, na hora de escolher qual o melhor modelo a ser utilizado, e as características oferecidas pela empresa responsável, como:

  • Sistema de vedação utilizado no projeto;
  • Modelo de abertura e fechamento disponível;
  • Vidro que oferece segurança contra impactos;
  • Redução de ruídos externos.

Como há diferentes modelos de abertura e fechamento, é preciso identificar a possibilidade de instalação de equipamentos diferenciados, ou a utilização do mais comum, de estilo retrátil, também conhecido como sistema europeu.

O vidro utilizado no fechamento de uma sacada deve ser resistente a impactos, pois muitos pássaros se confundem, e acabam acertando as estruturas prediais, causando acidentes quando o vidro não é instalado de forma adequada ou não apresenta resistência estrutural.

As estruturas de instalação também devem ser resistentes, em relação às alterações climáticas, conforme as estações do ano, e a incidência de chuva, sol e vento.

A empresa responsável pelos serviços de fechamento devem contar com um fornecedor de esquadrias de alumínio que atenda às especificações técnicas para esse tipo de estrutura.

Para atender às normas do estatuto do condomínio, o material utilizado deve seguir algumas regras, para a própria segurança do morador, e de terceiros, que podem sofrer algum acidente, em casos de má instalação, ou uso de material inadequado.

Esse tipo de cuidado também está relacionado a outras áreas do apartamento de um condomínio, como a janela de aluminio utilizada em áreas de serviço e no banheiro, por serem considerados áreas de maior exposição à umidade.

De todas as maneiras, a segurança do morador e de todos que habitam em um mesmo local devem ser consideradas ao mudar um projeto arquitetônico, respeitando as leis de boa vizinhança e a segurança patrimonial.

Acesso limitado aumenta segurança

Assim como as alterações em um apartamento podem ser realizadas para maior conforto e segurança do morador, é preciso que a própria área do condomínio seja protegida, durante todo o período.

A instalação de camera de segurança em pontos estratégicos do perímetro ajuda na fiscalização do local, além da identificação de situações fora do comum, e que possam necessitar da presença de um profissional, como um porteiro, um zelador ou até mesmo o síndico.

As câmeras podem ser monitoradas remotamente, com o uso de tecnologia de ponta, além do acesso à internet.

A contratação de uma empresa de segurança eletrônica pode valorizar o ambiente, mantendo os moradores tranquilos quanto à entrada de pessoas em todo o perímetro e a verificação e instalação dos equipamentos necessários para a segurança patrimonial, como um todo.

Dessa forma, o trabalho realizado de forma conjunta, entre empresas de segurança, e a utilização de equipamentos eletrônicos, com mão de obra especializada em proteção de áreas privadas, mantém a convivência sociável em todos os sentidos.