Meios para melhorar a ventilação de um ambiente

Praticamente todo o território brasileiro está localizado em uma zona de clima tropical. Na prática, isso significa que as temperaturas são altas durante praticamente todo o ano, independentemente da estação. Isso, por sua vez, faz com que haja um fator que costuma ser uma grande preocupação de proprietários de imóveis: a ventilação.

Afinal, quanto mais arejado for o espaço, mais fresco e agradável ele fica para os seus ocupantes, melhorando o conforto ambiental.

Entretanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a instalação de ar condicionado por si só não é o suficiente para assegurar que um local estará sempre arejado, por mais que ela seja de grande ajuda. É interessante tomar outras medidas, de modo a garantir que o ar circule e que todos fiquem mais cômodos.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas para melhorar a ventilação de qualquer ambiente:

  1. Mantenha o ar condicionado em bom estado

Em um país quente como o Brasil, a presença de um ar condicionado é algo considerado de praxe, seja em imóveis residenciais ou corporativos.

Entretanto, nem todos consideram que o seu mecanismo de funcionamento também melhora a ventilação: como ele capta o ar do ambiente e o libera sob uma temperatura mais baixa, a sua circulação melhora.

Da mesma maneira, nem todos consideram que é preciso investir em manutenção de ar condicionado periodicamente. Isso é necessário pois, à medida que o aparato capta o ar para ser resfriado, ele puxa impurezas junto.

Ao longo do tempo, elas podem bloquear total ou parcialmente suas entradas e saídas, fazendo com que ele consuma cada vez mais energia. Além disso, tal acúmulo pode causar doenças como:

  • Asma;

  • Bronquite;

  • Alergias respiratórias;

  • Pneumonia.

Quando a limpeza e higienização de ar condicionado são feitas de maneira periódica e por um profissional devidamente qualificado para tal, isso não acontece: as impurezas são removidas durante esse procedimento.

Assim, o aparato contribui com a ventilação sem estourar o orçamento dos proprietários do imóvel e sem prejudicar a sua saúde.

  1. Deixe as saídas de ar livres

O problema é que, mesmo que o aparato seja instalado e mantido da forma correta, ele gera um custo adicional, com o qual nem todas as pessoas podem arcar.

Felizmente, isso não significa que tudo esteja perdido: há medidas muito mais em conta do que a instalação de ar condicionado valor e que também contribuem muito para que o ambiente seja ventilado.

Uma das mais simples – e subestimadas – é manter entradas e saídas de ar, como portas e janelas, sempre desobstruídas.

Afinal, quando elas estão fechadas ou quando há um objeto que impede a circulação do ar, elas dificultarão a troca de gases com o exterior. O resultado será um ambiente abafado e desconfortável.

Caso também haja a necessidade de se ter mais privacidade no cômodo, pode-se investir nas persianas. Como elas são leves e suas lâminas não são totalmente fixadas umas às outras, elas bloqueiam a visão para o interior do espaço, mas sem impedir a passagem do ar.

  1. Instale exaustores

Com as metragens cada vez mais reduzidas dos lançamentos imobiliários, há um fator novo com o qual seus moradores têm que lidar: a existência de cômodos com janelas.

Por mais que alguns prefiram usá-lo como ambiente secundário, fazendo com que ele se converta em uma dispensa ou algo semelhante, em alguns casos é preciso aproveitá-lo. Assim, há a necessidade de se investir em ventilação.

Felizmente, também há uma alternativa: investir em exaustores. Trata-se de equipamentos que se responsabilizam por fazer a troca de ar de dentro para fora ao invés da janela, de modo a garantir que ele circule.

  1. Invista na ventilação cruzada

No caso de um imóvel que ainda não foi construído, há a alternativa de elaborar o projeto de modo a incentivar a circulação do ar – ou, em outras palavras, a ventilação cruzada.

Nesta técnica, a edificação é desenhada conforme o sentido dos ventos da região, permitindo que eles entrem no imóvel e circulem dentro dele.

Vale ressaltar que, para que essa técnica seja bem sucedida, é preciso que portas e janelas fiquem desobstruídos. Por conta disso, mais uma vez se recomenda visitar uma loja de persianas e conhecer seus produtos, caso haja a necessidade de se ter privacidade.