Mantendo o seu piso de madeira novo

Para manter o piso de madeira com aspecto de novo, recomenda-se a  Raspagem de assoalho de madeira, uma técnica adequada.

O primeiro passo para fazer uma raspagem no piso é realizar uma limpeza detalhada em todo a superfície, pois assim é possível receber a calafetação e polimento.

Após esse processo, mais uma vez, o local precisa ser limpo e preparado para poder se aplicar um selante, geralmente é uma Aplicação de Sinteco, e por último, é aplicado uma resina.

Vale ressaltar que existem técnicas de raspagem que podem ser prejudiciais à saúde e às outras pessoas que podem estar presente no ambiente, pois muito é comum o acúmulo de pó durante o processo.

Portanto, para o Piso de madeira preço m2 colocado no solo da residência ou salas comerciais, o mais indicado é a técnica de raspagem de assoalho de madeira.

Mas para que a raspagem possa ser feita é necessário que o revestimento tenha dois centímetros de espessura, porque o tratamento consiste em raspar o piso por igual.

Caso o piso esteja muito desgastado, há muitas chances do contrapiso aparecer, por isso a  restauração é inviável. Já em pisos de menor resistência, é permitido até duas manutenções.

A raspagem consegue sumir com os riscos e o verniz sinteco renova os pisos, geralmente os revestimentos de madeira e duram cerca de 10 anos em áreas de circulação média de pessoas.

Além de reviver a madeira da casa, a raspagem é uma maneira de conservação da história da casa, lembrando que a madeira valoriza o imóvel.

3 Curiosidades sobre o piso de madeira

O piso de madeira é um item que transmite aconchego e conforto nos imóveis, mas descubra algumas curiosidades sobre o piso.

Ela pode ser pintada de “branco” desde que seja com tinta epóxi, porém esse tipo de pintura pode deixar a desejar principalmente se for em tom escuro, pois o processo da raspagem é muito agressivo ao piso, o que pode resultar em características não desejadas.

Ao querer revestir o piso de madeira da cozinha é preciso ter cuidado para não perder o nivelamento do chão e o corte de batentes e esquadrias. Nesse caso, o piso laminado é o mais ideal, pois a instalação pode ser feita de dois modos:

  • Em cima do piso antigo;
  • Revestimento com argamassa especial.

No primeiro, tem uma manta de isolamento acústico que depois advém o novo revestimento. No segundo, a argamassa é aplicada no material como a cerâmica ou porcelanato com uma cola apropriada e precisa de mão-de-obra especializada.

O piso de madeira para sala e cozinha conjugadas garante uma boa integração no espaço, entretanto, os pisos mais apropriadas para áreas úmidas são: a cerâmica, porcelanato, cimenticios e resinas, mas não há inconvenientes se tomar alguns cuidados.

Outra dica é colocar um tapete de cerâmica no local da pia, onde recorre mais respingos. Qualquer dúvida, solicite o auxílio de um profissional especializado.

Cuidados com os pisos laminados e vinílico

Os pisos laminados e os pisos vinilicos são modelos mais modernos, elegantes e resistentes também são fáceis de limpar. O vinílico são ideais para ambientes internos tanto de residências como de estabelecimentos.

Para limpar a poeira deste piso, pode-se utilizar uma vassoura ou de um aspirador de pó e, para as manchas, use um pano úmido e detergente neutro.

No caso de mancha difíceis, recorra a uma esponja macia e um removedor neutro. Se quiser deixar o piso mais brilhante, o recomendável é usar uma enceradeira,  de preferência, a de disco vermelho.

Veja alguns passos para dar brilho sem gastar muito:

  • Dilua vinagre em um balde de 3 litros de água;

  • Umedeça o pano na solução e passe no piso;

  • Jamais use produtos abrasivos.

O piso laminado tem excelente custo benefício, pois sua versatilidade permite aplicação tanto em ambiente comercial quanto residencial.

Antes de limpar esse tipo de piso é necessário saber se este é sensível a água, isto é, não pode utilizar água em excesso para limpá-lo. O ideal, e recomendável, é usar uma vassoura macia ou aspirador de pó, mas sem que raspe o piso, para retirar a sujeira.

Para remover manchas mais fortes como, por exemplo, café ou refrigerante, é recomendável aplicar uma pequena quantidade de água morna com detergente neutro, utilizando sempre uma esponja macia.

Não é permitido usar produtos abrasivos e objetos pontiagudos no piso, pois este podem trazer danos irreparáveis. Não utilize ceras ou produtos de silicone, porque forma uma película gordurosa na superfície e pode estragar o piso.

Caso exista dúvida entre os dois pisos, solicite a ajuda de um profissional especializado no assunto.