Licenciamento e consultoria para empresas

A construção de uma indústria ou empresa, principalmente quando se trata de prédio próprio ou então um empreendimento de grande porte, necessita passar por diversos processos burocráticos.

Essas etapas podem ser auxiliadas por empresas de consultoria ambiental valinhos, por escritórios de contabilidade e organizações especializadas em processos administrativos.
Há diversos tipos de procedimentos que uma indústria, empreendimento ou empresa deve organizar quando o assunto é construção.
A primeira delas é cumprir diversas normas regulamentadoras, como a NR 10, a segunda é zelar pelo meio ambiente, para isso, há o licenciamento ambiental.
Ter uma consultoria empresarial que consiga seguir os procedimentos necessários para a licença ambiental contribui para que o empreendimento ande sem empecilhos graves.
De modo geral, para que a consultoria seja completa, é necessário que ela aponte ao empresário todas as etapas burocráticas que a corporação enfrentará para ter o licenciamento nas mãos.

Licenciamento ambiental: o que é e suas características

Pode ser feito a solicitação do licenciamento tanto por empresas de engenharia em sp, como qualquer organização que lide diretamente com os entraves burocráticos junto ao órgão de fiscalização ambiental.

Na prática, o licenciamento ambiental é um procedimento burocrático administrativo que, por meio de um órgão ambiental, competente autorizar:

  • Localização;
  • Instalação;
  • Ampliação;
  • Exploração de recursos naturais.

Os casos que são necessários a licença ambiental é regulamentada pela Lei nº 6.938/1981, que instituí a chamada Política Nacional de Meio Ambiente, que pode ser em três casos.

O primeiro deles consiste quando a obra utiliza-se de recursos naturais em suas atividades, como a água, o ar, as árvores, os animais e o solo;

O segundo é feito quando a obra ou atividade possui um potencial poluidor. Mesmo que a atividade não consuma recursos naturais, pode emitir diferentes resíduos e gases, além de radiação e calor.

Por fim, quando a atividade provoca degradação ambiental em grande escala, como a excessiva extração de recursos naturais, provocando erosões e voçorocas.

Para que seja feita a consulta CETESB para a realização da solicitação é necessário fazer um planejamento bem detalhado sobre os impactos que o empreendimento pode causar.

Há um processo básico de licenciamento ambiental que passa por três etapas, confira abaixo.

Licença Prévia – LP

A licença prévia é emitida antes da obra começar com o intuito de atestar sua viabilidade ambiental, da concepção até a realização.

Caso sejam apontadas divergências, é necessário a correção do planejamento e a apresentação de um novo processo.

Licença de Instalação – LI

Feitos os ajustes da LP e aprovado o projeto, segue-se o processo para uma licença de instalação, que permite que o projeto seja executado e ou implementado.

Licença de Operação – LO

Feito a instalação de acordo com o que foi planejado, é concedida a licença de operação, de modo a permitir que a indústria ou empresa entre em pleno funcionamento.

Laudo SPDA

Além dos licenciamentos ambientais, é necessário que uma indústria ou empresa com grandes prédios tenha em seu planejamento um laudo spda preço.

Por uma razão bastante simples, esse laudo é conhecido como Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

Basicamente, consiste em um conjunto de dispositivos que são colocados em pontos estratégicos, cujo objetivo principal é conduzir de forma segura as descargas atmosféricas até o solo por meio de condutores ligados ao sistema de aterramento.

Ter um SPDA em prédios residenciais e comerciais permite que toda a edificação esteja em segurança, correndo menos o risco de ter aparelhos queimados ou danos na estrutura elétrica do lugar.

Geralmente, esse planejamento para a instalação do SPDA é feito por um engenheiro elétrico que faz toda a instalação com uma equipe preparada.

Além da instalação, o engenheiro emite o laudo de SPDA e também realiza a inspeção e a manutenção periodicamente.

Todo o projeto de SPDA deve atender as normas técnicas NBR 5419/2015, para que haja a instalação correta dos diversos elementos de proteção.

Tanto os licenciamentos ambientais quanto o laudo SPDA, ajudam a diversos empreendimentos e atividades a terem seus serviços regulamentados, de modo a criar menos preocupações e danos no futuro.