construção

Levantamento topográfico para construção

Antes de iniciar uma construção, a realização de um levantamento topográfico pode ser solicitada. Isso porque este tipo de ato consiste na localização e mapeamento das características de um terreno, no que se refere à superfície.

Por isso, neste procedimento é comum medir o local, assim como:

  • Verificar sua forma;
  • Identificar o tipo de solo;
  • Analisar se existem elementos da natureza do local;
  • Identificar se existem elementos como prédios ou muros.

É fundamental contar com um levantamento topográfico, sobretudo, um mapa para facilitar o planejamento da obra e da construção civil. Erros neste planejamento causam danos à obra, assim como ao ecossistema no local.

Além disso, por meio deste levantamento é possível identificar se a área conta com algum problema técnico ou ambiental que possa prejudicar os recursos naturais disponíveis no local e as informações necessárias para o processo de construção, assim como de uma criação de projeto pelo arquiteto e engenheiro civil.

Os levantamentos não são exigidos em todas as construções, mas em alguns casos, órgãos do governo podem solicitar que uma construção seja feita a partir deste levantamento, apontando os contornos e modelações necessárias.

Isso é importante para a construção de:

  • Calçadas;
  • Elementos de drenagem;
  • Instalação de pontos;
  • Melhora das rodovias;
  • Consolidação de barragens.

Este levantamento pode ser feito por meio de investigação aérea, com a obtenção de fotografias e por meio do uso do GPS (Sistema de Posicionamento Global) ou pelo levantamento topográfico planialtimétrico georreferenciado.

Levantamentos planialtimétricos

Existem várias formas de realizar este levantamento topográfico, sendo uma delas por meio do levantamento planialtimétrico. Este tipo de levantamento aponta detalhes do terreno, a partir de suas medidas, como angulação, locais planos e sua inclinação.

No caso do levantamento planialtimétrico georreferenciado, existe uma identificação da longitude e da latitude do local, assim como seus limites.

Com isso, essa análise envolverá o levantamento de dados, a realização de projetos, cálculos matemáticos e verificação da documentação.

Este tipo de levantamento é mais comum na instalação de postes, em perímetros com maior quantidade de árvores e até mesmo, para instalação de guias.

Vale ressaltar que é fundamental que este serviço seja feito por uma equipe com formação técnica, visando garantir a realização de uma análise com qualidade.

Instalação de esgotamento sanitário e outros detalhes

Assim como o processo do levantamento topográfico é necessário, no decorrer da construção algumas caixas precisam ser instaladas.

Entre elas, podemos destacar o uso de caixas de esgoto de concreto. Para compreender sobre estas caixas, é fundamental explicar que elas estão associadas a um sistema hidráulico da residência, que ajudam a garantir que a água e o esgoto passem no local.

Com isso, é possível evitar problemas como entupimentos das pias e ralos do banheiro, assim como o surgimento de odores desagradáveis.

Existem alguns modelos de caixas, como a caixa de passagem, que recebe tanto os dejetos como os líquidos que vieram da casa, estando interligados por diversas tubulações e canos.

A partir disso é preciso percorrer um longo caminho pelas tubulações, que terão conexão com o sistema de tratamento de água e esgoto.

Como esta caixa é conectada com tubulações, é importante ressaltar que no caso do entupimento de um cano, a verificação e identificação são mais simples.

Outras caixas são sifonadas e as de gordura. No caso da primeira, ela é instalada em conexão com o sistema hidráulico presente nos banheiros e em áreas de lavagem da residência, estando interligada também com os ralos.

As caixas de gordura, por sua vez, são instaladas na cozinha, impedindo que os alimentos e outros resquícios de gordura sejam encaminhados para a rede de esgoto. Estas caixas precisam ser limpas por uma equipe especializada.

Outra caixa muito importante é a caixa de passagem elétrica. Este modelo de caixa pode ser conectado tanto na parede como em pisos ou em locais externos. Seu uso permite que cabos e fiação fiquem embutidos não afetando a rede elétrica.

Terceirização de serviços

Como falamos na parte anterior, algumas caixas necessitam de limpeza, como é o caso da caixa de gordura. Por isso, é possível contratar uma mao de obra terceirizada limpeza, que seja especializada em limpezas de caixas que compõem o sistema hidráulico de uma residência, aumentando a vida útil da caixa.

Portanto, é preciso investir em sistemas e materiais de qualidade para garantir um imóvel seguro e confortável para os moradores.