Laje

Laje protendida: entenda o que é

Todas as etapas de uma construção são igualmente importantes: desde a preparação do terreno, até os acabamentos finais e a decoração.

Mas, para que nenhum imprevisto aconteça e a construção tenha de fato qualidade, todos os processos devem ser feitos de forma rigorosa, levando em conta aspectos de segurança e conhecimento na área.

Esses aspectos são ainda mais importantes na construção, por exemplo, de grandes prédios. Por isso, somente engenheiros capacitados é que desenvolvem os projetos para construção.

Mas, além disso, é importante para pessoas da área ou para os consumidores, entenderem alguns dos conceitos e das estruturas fundamentais.

Um exemplo disso é a utilização da laje protendida, muito utilizada em casas de festa, aeroportos, escolas, áreas de lazer, locais que precisem de grandes espaços entre os pilares, entre outros.

Ela consiste em cabos ou cordoalhas, que são engraxados e plastificados. Permitindo maiores vãos entre os pilares, o que deixa o espaço tão seguro quanto um de laje convencional, mas mais aberto e com maior aproveitamento do espaço.

Mas o que significa Laje protendida?

Esse tipo diferenciado de laje é assim chamado porque passa por um processo de protensão.

Esse processo é definido como sendo a técnica de introduzir em uma estrutura um estado prévio de tensões, com o objetivo de melhorar a sua resistência ou o seu comportamento.

Isso porque a técnica de protensão, que alonga os cabos e cordoalhas da armadura por meio de uma ação externa com macacos hidráulicos, garante esforços de tração permanentes ao aço e maior compressão do concreto.

No caso do concreto, essa técnica tem uma importância mais acentuada, uma vez que a utilização de aços de elevada resistência para construção, como armaduras de concreto armado, fica limitada pela fissuração do concreto.

A protensão do concreto é realizada, na prática, por meio de cabos de aço de alta resistência, tracionados e ancorados no próprio concreto.

Assim, a técnica da protensão, aplicado ao concreto, consiste em introduzir na viga esforços prévios que reduzam ou anulem as tensões de tração no concreto.

Dessa maneira, a importância da fissuração como condição determinante de dimensionamento da viga é diminuída.

As lajes convencionais são muito utilizadas nas construções em geral, compostas na maioria das vezes por vergalhões metálicos, onde não se exige a mão de obra especializada, uma vez que é uma técnica comum.

No entanto, é o sistema mais caro por ser o que utiliza mais material e também é o tipo de laje que fornece maior espessura final, o que acrescenta mais peso a toda a estrutura em geral.

Além da importância em se pesquisar se essa técnica é melhor do que, por exemplo, a utilização da laje protendida.

A escolha da madeira para telhado, deve-se passar pela decisão de também ser um produto e serviço de qualidade, já que se trata de uma estrutura fundamental da construção.

A protensão, por sua vez, causa o fechamento das fissuras. Portanto, diferentemente das lajes convencionais, as lajes protendidas diminuem a tensão total da estrutura.

O resultado disso é que a laje possui maior resistência e também precisa de menos vigas, como viga de cambará, além de menos pilares também.

Vantagens da utilização desse tipo de laje

Além disso, esse tipo de laje pode ser realizado de maneira mais rápida, obtendo um desempenho bastante satisfatório. As principais vantagens da utilização de Laje protendida são as seguintes:

  • Ganho de vagas de garagem;
  • Menos pilares;
  • Redução de custos;
  • Menos pontos de apoio na fundação;
  • Arquitetura moderna e arrojada;
  • Atendimento à norma de incêndio.

A escolha da laje vai depender muito do projeto de construção e das especificações locais. Para cada tipo de construção, é necessário saber qual o melhor tipo de laje a ser construído.

A laje protendida nem sempre é a melhor escolha, tendo isso em vista. Há casos em que as laje pré moldada e a laje convencional vão ser necessárias e suficientes.

Também chamadas de lajes com armaduras ativas, as lajes protendidas, portanto, são mais esbeltas e suportam vãos maiores entre os apoios, diferentemente das lajes convencionais.

Sendo assim, muito deve ser analisado antes de se optar por um ou outro serviço. É bastante interessante compreender os processos essenciais na construção de edifícios, como a utilização da estaca hélice contínua, por exemplo.

Procure sempre a informação necessária e tenha sucesso no que vai realizar.