Itens e serviços essenciais presentes nas obras

Uma obra possui inúmeros processos e componentes que são definidos no projeto de arquitetura e que permitem que a execução seja feita de maneira adequada e correta.

Para que os projetos de construção sejam feitos com qualidade é preciso conhecer os inúmeros insumos que podem ser usados, como a locação de guindaste, que permite o içamento de materiais para construções muito altas, materiais de construções novos e máquinas e ferramentas.

Todos esses componentes permitem o desenvolvimento de uma construção mais dinâmica e com um tempo de finalização mais rápido, sem que se tenha grandes imprevistos.

No decorrer desse texto abordaremos alguns materiais que são usados na construção como diferentes acabamentos de tela expandida, concreto em modelo celular, entre outros elementos.

Confira abaixo essas informações que serão muito úteis para que você consiga entender melhor o mundo da construção.

O concreto do tipo celular

Os materiais fazem a diferença entre uma construção de qualidade e uma que não tem qualidade. Portanto, o uso de materiais e produtos certificados e qualificados é necessário para o desenvolvimento da obra e suas etapas específicas.

Um dos materiais mais usados nas construções é o concreto, que está presente em estruturas pesadas e de grande porte. Contudo, há um modelo de concreto que pode ser utilizado em estruturas mais leves e com ótimo rendimento, esse produto é o concreto celular.

Esse concreto foi aperfeiçoado pelo arquiteto suíço Johan Axel Eriksson na década de 1920, e é usado até hoje em diferentes aplicações nas construções civis.

O concreto celular é conhecido por suas características únicas, é poroso e espumoso, criando um material mais leve, justamente por conta dos vazios que este material tem.

A produção desse concreto precisa da incorporação de ar em seu interior por meio de dois processos, ou a criação de uma espuma especial e controlar a produção em ambiente controlado ou colocar essa espuma dentro de um agitador mecânico, adicionando aos poucos o concreto. Este último é feito dentro do canteiro e usado para produção de bloco celular.

Esse tipo de concreto pode ser usado em diferentes partes do projeto, e quando é fabricado dentro do canteiro sua aplicação pode ser em:

  • Lajes;
  • Pisos;
  • Caixas de escadas;
  • Paredes corta-fogo.

Quando o material é preparado em ambiente fechado e adicionado em peças pré-fabricados, esse produto atua como matéria-prima em painéis, blocos de vedação e pisos elevados.

As chapas expandidas na construção

Além do concreto modular, outro material que vem sendo empregado em diversas partes da construção é a chapa expandida. Essas chapas são originadas de chapas metálicas que foram submetidas a um processo de corte e repuxo mecânico, fazendo com que fiquem inteiriças.

Assim, essas chapas podem ser usadas para fabricação de um número grande de modelos de grade para proteção de móveis, forros, mezaninos e outros.

Quanto ao acabamento das chapas expandidas, existem alguns tipos que veremos com mais detalhe abaixo.

1. Cortes e recortes

Um dos acabamentos mais comuns em chapas expandidas é o de corte e recorte, que pode ser feito tanto com ferramentas de corte como por laser, a fim de moldar o material da forma em que for preciso. Esse procedimento de corte e recorte só pode ser feito com profissionais qualificados e que tenham experiência no processo.

2. Galvanização à fogo

Uma outra forma de acabamento das chapas metálicas expandidas é a galvanização a fogo, chamada também de zincagem por imersão a quente. O objetivo da galvanização é o impedimento da corrosão do material.

A galvanização então consiste no cobrimento de uma peça metálica por outro metal, chamado de metal de sacrifício. O metal mais utilizado para galvanizar outro material é o chamado zinco.

A locação de equipamentos na construção

Tanto o uso de concreto celular como de chapas expandidas e outros processos na construção precisam de ferramentas e máquinas para que sejam executadas de forma correta e adequada.

Para isso existe a locação de equipamentos e máquinas que dão aos gestores da obra uma infinidade de produtos a serem aplicados e por um preço bastante competitivo.

Assim, é possível o aluguel de munck para ajudar no içamento de materiais, marteletes, furadeiras, serras mármore e serras tico tico entre tantos outros equipamentos.

Uma obra, portanto, precisa sempre estar afinada com os tipos de materiais que serão usados e identificar quais as ferramentas serão necessárias para que a execução seja eficiente e segura.