Equipamentos utilizados em marcenarias

Um dos equipamentos mais comuns e solicitados pelas marcenarias é a Parafusadeira pneumática de impacto, pois trata-se de um equipamento ideal para realizar instalações relacionadas a fixação.

Este equipamento possui um sistema de rotação reversa, no qual consegue remover parafusos com a mesma precisão e velocidade em que foram instalados.

Ela se destaca por ter um sistema de parafusamento seguro, isso porque regula as forças que são exercidas no parafuso, assim, evita que sejam impressas forças maiores do que realmente seja necessário sobre o produto.

Outra vantagem da parafusadeira é que o seu design é compacto, permitindo seu uso em qualquer e todos os ambientes de uma determinada empresa, ou seja, não é preciso longos períodos para montagem e preparação do maquinário.

Seu motor de torque tem alta potência, parafusando peças em qualquer e nas mais diversas superfícies. As superfícies podem variar entre madeira e até mesmo metais mais densos como, por exemplo, o alumínio.

Este modelo funciona de maneira rápida,  não causando nenhum tipo de dano às estruturas. Hoje, é possível encontrar um modelo dessa ferramenta que permite até mesmo o aperto de porcas, contribuindo para a versatilidade da parafusadeira, logo,  aumentando a segurança dos parafusos que serão fixados neste sistema.

Ela também apresenta baixo-custo, além de fácil manuseio, o que a torna  uma ferramenta indispensável aos profissionais que atuam em segmentos de manutenções e empresas que têm equipamentos de grande porte.

Saiba mais sobre as serras industriais e circulares

Serra industrial para aço, conhecida também como serra fita, faz parte dos aparelhos que realizam cortes em metais, dos quais são caracterizados por sua dureza e resistência.

Entre os metais, é possível citar:  aço carbono e aço inox. Ela é utilizada com muita frequência em metalúrgica, siderúrgica e na indústria automotiva, sendo usada em cortes de metais nas montadoras e fábricas de autopeças.

Essa serra consegue realizar cortes regulares ou em ângulos com muita precisão, eficácia e rapidez, otimizando bastante o procedimento de cortes nas indústrias, resultando em muita agilidade e tornando os processos mais práticos na produção.

Entre as suas vantagens, é possível citar:

  • Manuseio simples;
  • Custo de operação baixo;
  • Movimentação contínua (rotação de polias e volantes);
  • Motor elétrico;
  • Tecnologia de ponta;
  • Alta durabilidade.

É produzida com materiais resistentes e, como toda ferramenta/ equipamento, faz-se necessário investir em manutenção preventiva periodicamente da peça, dessa forma, a serra industrial manterá sua boa performance e funcionamento.

serra circular industrial também é usada em cortes de peças metálicas para à indústria, consegue trabalhar com diferentes tipos de metais e, também, com peças de grande porte.

Possui alta velocidade, no que possibilita que um serviço de corte seja realizado em peças maiores e em menos tempo, se comparado com outras serras.

Ela é totalmente computadorizada, o que permite uma precisão maior do que as serras manuais. Possui tela de LCD sensível ao toque, configurando todo o procedimento do corte.

Fabricada com materiais resistentes, a serra circular possui uma carenagem robusta, da qual assegura proteção aos profissionais contra detritos soltos durante o corte.

Esse modelo de serra tem durabilidade maior que outros modelos relacionados. As serras são fabricadas dentro dos rigorosos padrões de qualidade da norma NR12, da qual assegura a proteção e eficiência no decorrer do trabalho nos cortes de metais.

Não se pode deixar de citar o quão importante é o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como a Bota de segurança, pois auxilia na proteção do profissional.

Equipamentos: Qual a função de uma esmerilhadeira?

O equipamento chamado de esmerilhadeira, ou conhecida por outros nomes como: rebarbadeira, esmeriladora ou retificadora, é ideal para ser usada em serviços pesados, sendo uma ferramenta muito útil para lixar e dar acabamentos em peças de aço como, por exemplo, peças automotivas.

Usa-se também no desbaste ou polimento de concreto aparente. Com relação ao metal, é possível utilizar a esmerilhadeira para cortar o material, desbastar e realizar a rebarba das peças.

Ela é encontrada em várias áreas: caldeirarias, serralherias, fundições, departamentos de manutenção industrial, funilarias, metalúrgicas, entre outras áreas da indústria.

Entretanto, o que define o tipo de trabalho a ser realizado pela máquina é o disco, pois quanto mais abrasivos, melhor será o resultado em itens de alta resistência a tração.

Jamais manuseie essa máquina sem a proteção do EPIs como: protetor auricular, máscara, luvas e óculos de segurança, isso garantirá sua integridade física.