Equipamentos pouco conhecidos, mas muito úteis em construções

Em uma construção civil o movimento e a utilização de máquinas variadas são enormes e muitas delas podem ser facilmente reconhecidas e outras nem tanto, mas todas elas são fundamentais para que a obra flua corretamente.

Um desses equipamentos pouco conhecido é a empilhadeira manual no qual requer a força humana.

Para poder operar e efetuar transporte de cargas pesadas devido ao seu mecanismo hidráulico e às roldanas, não precisa usar motores de combustão ou elétricos.

Apesar da maioria dos equipamentos serem automáticos e terem tecnologias avançadas que facilitam no momento da obra, a empilhadeira manual possui diversas vantagens em relação às empilhadeiras motorizadas e elétricas:

  • Custo-benefício;
  • Treinamento;
  • Fácil de operar;
  • Ecologicamente correta.

Por não utilizar nenhum motor, a empilhadeira manual possui ótimo custo-benefício, pois esse fator diminui o seu valor de compra.

Outra vantagem é que o operador não precisa de um treinamento específico e direcionado à máquina, porque ela não possui tração, possibilitando o aprendizado com alguns minutos de prática e manuseio fácil.

Também é um aparelho ecologicamente correto, porque não emite poluentes e fumaça, característica relevante para operar em ambientes fechados e de longo prazo.

Um equipamento semelhante à empilhadeira é a paleteira manual, requer mais cuidado no momento de seu manuseio e pode ser de grande porte.

Na maioria dos casos serve para transportar máquinas e/ou cargas pesadas e o operário precisa ser bem treinado para usá-la.

Sua função é transportar cargas, entretanto, esse transporte acontece em nível do chão, isto é, não suspende a carga, resultando em menos esforço físico dos carregadores.

A vantagem da paleteira manual é o custo-benefício em comparação à empilhadeira elétrica também, pois ambas desempenham a mesma função.

Contudo, a paleteira é mais fácil de manusear e pode carregar uma quantidade grande de peso assim como a empilhadeira elétrica.

Um detalhe, ao operar a paleteira verifique se o piso não possui erupções ou buracos.

Pois isso dificulta a passagem e pode até causar acidentes, por esta razão é recomendável que o funcionário vistorie o chão antes de começar o trabalho.

Esses dois equipamentos são eficazes no momento de transportar cargas pesadas, facilitando o trabalho e a organização do lugar.

Qual é a função de um caminhão plataforma?

caminhão plataforma hidráulica é indicado para transportar e resgatar veículos que apresentam algum tipo de problema como, por exemplo, panes e acidentes.

Atualmente, muitas empresas que são especializadas na fabricação desse tipo de caminhão (auto-socorro e rebocadores) já especificam o veículo para esse propósito.

Geralmente, eles atuam em alguns segmentos como loja, transportadoras, guincheiros, concessionárias de veículos e concessões de rodovias.

Entretanto, a principal função do caminhão Guincho em Osasco é efetuar trabalhos de resgate de veículos e transporte seguro.

Para melhor atender ao setor e à sua demanda, o serviço utiliza tecnologias recentes.

Essa plataforma é um equipamento robusto fabricado para aguentar o trabalho pesado, e possui muitas especificações que facilitam no momento de sua operação.

Normalmente, os fabricantes desenvolvem plataformas que suportam 1,5 até 17 toneladas, isso varia de acordo com a demanda.

Ainda são versáteis e podem ser usados nas estradas e cidades atuando como, por exemplo, reboque, e no pátio de obras.

Os caminhões plataformas são equipamentos confiáveis, suportam toneladas e podem resgatar até três veículos de uma só vez (dependendo do modelo escolhido).

Também agrega diferenciais como: controle remoto sem fio, iluminação em LED, pintura automotiva, garfo hidráulico, entre outros.

Apresenta bom custo-benefício e tem vida útil longa, não requerendo muita manutenção.

Saiba o que é uma plataforma pantográfica

Uma plataforma pantográfica, também conhecida como tesoura pantográfica, é um tipo de equipamento usado na vertical, pois tem a função única de içamento, limitando-se ao trabalho de subir e descer.

Existem no mercado dois tipos de plataformas: a elétrica e a diesel. A elétrica é comumente usada em áreas interna.

Pois apresenta menor ruído e não tem emissões de gases, pode trabalhar em altura de 8 a 14 metros.

Já a diesel é, normalmente, usada em áreas externas, trabalhando em altura de 14 metros.

Esse tipo de equipamento, para uma empresa de pequeno ou médio porte, pode ser um investimento oneroso, pois, dependendo do projeto (simples ou temporário), não compensa comprar uma.

Portanto, a melhor saída para esses casos é alugar uma plataforma pantográfica, pois gera economia devido ao aspecto de não ter que se preocupar com manutenção.

A plataforma é um equipamento que auxilia muito uma construção.