Equipamentos e serviços necessários em uma construção

Uma construção do ramo da engenharia civil só acontece se tiver a presença dos equipamentos corretos e o número de material necessário para isso não é pouco!

Afinal, as obras demandam o uso de betoneira para misturar cimento e areia, formando concreto, da escavadeira para retirar a terra em excesso no terreno, caminhões para realizar o armazenamento e deslocamento de cargas, furadeira, dentre tantos outros.

Geralmente, as peças do ramal civil são pesadas, sendo considerada uma alta carga. Por isso, é necessário ter cuidado com o transporte desses equipamentos, tanto quando eles chegam na obra, quando vão ser retirados dela.

É importante que essa remoção ocorra por profissionais capacitados no manuseio de peças pesadas, já que seu manuseio incorreto pode causar dano ao equipamento, além de machucar algum funcionário.

Esse procedimento se refere à movimentação dos equipamentos industriais, pois isso requer muito cuidado. Geralmente, essa remoção ocorre com o auxílio de outros equipamentos, como:

  • Guindaste;
  • Plataforma;
  • Empilhadeira;
  • Caminhão.

Nesse processo, um caminhão que merece destaque é o caminhão guindaste. Afinal, ele tem capacidade para transportar cargas elevadas, possuindo em conjunto um guindaste para facilitar a remoção do material. Ou seja,  o caminhão traz mais agilidade e eficiência para os processos de movimentação de carga. 

Um pouco mais sobre remoção industrial

Na prática, um caminhão desse tipo consegue içar os equipamentos, facilitando seu deslocamento. Geralmente, esse serviço é alugado, ou seja a construtora ou proprietário contrata um profissional habilitado para manusear o caminhão.

Ele pode ser recomendado também no caso de mudanças ou na realização de serviços de Remoção industrial, a depender do porte dos equipamentos que precisam ser removidos.

Sua utilização também pode ser realizada em local com alturas e com distâncias curtas (no caso do deslocamento).

Além disso, ele consegue erguer, baixar e movimentar cargas com pesos elevados, pois possui um braço hidráulico que iça os equipamentos.

Escolha da empresa qualificada para a realização do serviço de deslocamento

De fato, o transporte de equipamentos pesados é um grande desafio para as construtoras.

Por isso, é necessário se atentar se a empresa contratada para realizar o serviço possui o equipamento necessário para isoso e se realiza a operação com qualidade.

Além disso, esse trabalho deve ser certificado, já que existem normas reguladoras sobre o transporte de cargas pesadas no Brasil.

É importante também que a empresa seja ágil, pois, uma obra que fica muito tempo parada pode atrasar a entrega.

Neste ponto é importante buscar recomendações sobre empresas que oferecem esse serviço, ressaltando que ele deve ser feito com o máximo de qualidade possível.

Mais ainda, é preciso que a empresa tenha diferencial competitivo e estrutura para realizar um serviço tão importante quanto este.

Procedimentos mais comuns na remoção de equipamentos

Em uma obra, ao se deslocar as cargas pesadas, elas podem ser feitas de duas formas. A primeira é pelo içamento, que ergue o produto com um gancho ou caminhão, de forma rápida, prática e segura.

O procedimento pode ser feito também por meio de Movimentações internas, quando é o caso de um equipamento que precisa ser deslocado para outro local só que dentro da própria construção ou indústria, como para outro andar.

Com o avanço da tecnologia, já existem aparelhos muito mais tecnológicos e avançados, que oferecem um serviço mais preciso e com alta qualidade.

Utilização do Filtro magnético: o que é e para que serve?

Além do transporte correto do equipamento ser muito importante, sua limpeza também é. Isso porque sem limpeza, o equipamento pode acabar danificando por conta da falta de lubrificação ou da poeira excessiva.

Na construção, muitas máquinas possuem funcionamento automático e podem estar sujeitas a falhas técnicas. Por isso, existe o Filtro magnético.

Esse material separa impurezas de ferros de produtos que são líquidos, facilitando a limpeza do equipamento.

Esse material está disponível no formato manual ou semiautomático. Além disso, sua fabricação em aço inoxidável torna o produto ainda mais resistente.

Além disso, ele pode ser utilizado em locais com altas temperaturas, com aplicações variadas. Esse é um produto considerado tecnológico que tem um ótimo serviço a oferecer para o cliente, conservando a qualidade do equipamento.

Atenção e cuidado

Por isso, uma obra precisa ser muito planejada para que tudo ocorra de forma positiva.

Mais ainda, os profissionais que realizam o planejamento devem pensar também no transporte e deslocamento de materiais, visando que tudo esteja dentro das normas previstas em lei, garantindo a segurança dos funcionários e o pleno andamento da obra.