equipamentos

Equipamentos alugados podem ser substituídos

O planejamento voltado para o setor da construção civil deve contar com diversos elementos, desde mão de obra especializada até os materiais e equipamentos relacionados a fundação, suspensão de estruturas e acabamento.

No meio de todo esse processo estão as máquinas, ferramentas e veículos apropriados para facilitar os trabalhos, empregados em tarefas que são essenciais para uma obra bem feita, com toda a segurança para trabalhadores e até mesmo para os usuários após o término da construção.

Por isso, é preciso contar com profissionais responsáveis durante todo o período de funcionamento do canteiro de obras, como engenheiros e arquitetos para cuidar da parte administrativa técnica.

Construtoras e incorporadoras contam com um quadro de funcionários que cuidam de processos burocráticos relacionados ao poder público, facilitando os respectivos trabalhos que são realizados no canteiro de obras.

Terceirização de maquinário é ação econômica

A formalização de parcerias com empresas terceirizadas é uma forma de ajustar o orçamento proposto para a realização de uma obra, seja construção total ou uma reforma imobiliária.

Isso é muito pertinente e oferece diversas vantagens para as construtoras e incorporadoras que formalizam contratos com locadoras de equipamentos para construção civil SP, como:

  • Variedade de ferramentas;
  • Custo compatível e acessível;
  • Manutenção com mão de obra especializada;
  • Evita a ociosidade de maquinários.

Muitas empresas que trabalham fornecendo esse tipo de serviço também trabalham com operadores profissionais, o que diminui os custos trabalhistas para as construtoras e incorporadoras, que não precisam pagar mais encargos além dos relacionados ao seu quadro de funcionários.

Essa é uma vantagem econômica que vale até mesmo para o mercado de trabalho, tendo em vista que os profissionais podem se alternar em diferentes canteiros de obras sem precisar se preocupar com o término de uma construção.

Afinal de contas, o setor da construção civil está entre os que mais movimenta a economia em todo o país.

Esses são trabalhos voltados para o poder público e empresas privadas, que formam parcerias para a criação de estradas e rodovias, além de programas de habitação nos mais diferentes municípios, entre as obras relacionadas ao desenvolvimento e progresso do país.

Em todos esses ambientes, a locação de equipamentos para construção civil em franca SP são necessários, com o fornecimento de maquinários, equipamentos e ferramentas apropriadas para cada situação e necessidade dos projetos e dos profissionais que trabalham no espaço.

Pequenas reformas também se beneficiam

Proprietários de imóveis que se arriscam nas obras de pequeno porte, como uma reforma pontual ou substituição de elementos como portas, janelas e telhados, ou raspagem de tacos, por exemplo, e que possuem habilidade com ferramentas também podem se beneficiar com o aluguel de esmerilhadeira ou qualquer outro equipamento necessário.

Caso tenha um cronograma para a entrega de uma casa ou apartamento de aluguel, os proprietários podem colocar a mão na massa e fazer pequenos reparos que justificam o valor cobrado dentro de um contrato de compra ou locação.

Serviços simples de pintura podem ser realizados com materiais específicos, como rolos, pincéis e uma escada extensiva alumínio para alcançar as partes mais altas de uma casa ou um sobrado, ou mesmo na parte interna, onde o pé direito tem uma altura considerável.

Quando uma contratação profissional é necessária

Há serviços que devem ser realizados por profissionais, principalmente quando estão relacionados com trabalhos em alturas consideradas de alto risco.

Nesses casos, nem mesmo a locação de uma escada é o suficiente e é preciso equipamentos apropriados para a atuação de uma equipe técnica apropriada.

Um exemplo é a tarefa dos profissionais que trabalham em uma altura superior a 2 metros do solo. Para isso eles precisam utilizar equipamentos especiais, como o olhal de ancoragem integrado a cabos e cordas para sustentação dos trabalhadores em pontos específicos.

A segurança dos profissionais deve fazer parte do programa de proteção dos trabalhadores, seguindo normas técnicas que são observadas por órgãos fiscalizadores públicos, entidades de classe e sindicatos trabalhistas.

A proteção da área de um canteiro de obras também é importante, pois evita a entrada de pessoas mal-intencionadas ou mesmo desavisadas, que podem sofrer um acidente se não estiverem utilizando equipamentos de proteção individual, como botas, luvas e capacetes.

Para delimitar a área de atuação dos trabalhadores, é possível investir em um conjunto de arame recozido preço calculado por quilo e instalado em formato de cerca por toda a extensão perimetral da área do terreno.

Tais procedimentos devem ser tomados a todo instante, garantindo a segurança de todos os trabalhadores e de terceiros, como uma forma de respeitar as normas regulamentadoras que regem a construção civil de maneira abrangente e necessária.